Solar

O crescimento do segmento de energia fotovoltaica no Brasil

O crescimento do segmento de energia fotovoltaica no Brasil

20 de setembro de 2021 0 5 min de leitura

O crescimento do segmento de energia fotovoltaica no Brasil

Segmento de energia fotovoltaica no Brasil

Você sabia que o crescimento do segmento de energia fotovoltaica no Brasil está ocorrendo de forma rápida e progressiva? Se está por fora desse assunto, dá uma olha artigo!

Energia solar no Brasil

Em 2012, com a regulamentação nº 482 sobre uso dos painéis solares para geração própria, a energia solar teve seu início no país. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse tipo de energia vem crescendo cada vez mais, nos últimos 7 anos, em média 151% ao decorrer de cada ano.

Atualmente, o Brasil tem menos de 2% da sua energia elétrica vindo da fonte solar, pensando que vivemos em um clima tropical, isso é pouco! Temos um dos melhores recursos solares do mundo e território disponível para usinas de grande porte, e muitos telhados industriais e residenciais que poderiam ser usados na geração dessa energia.

Nesse sentido, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2020, o Brasil alcançou a marca de 6 GW e no mesmo ano, conquistamos o 16º lugar do ranking mundial de energia fotovoltaica, eleito pela International Renewable Energy Agency (IRENA).

Portanto, o Brasil tem as condições ideais para a produção dessa energia limpa e renovável, o sol e o calor são predominantes praticamente o ano todo.

Tipos de energia solar

Energia solar fotovoltaica: O sistema fotovoltaico transforma a luz solar em energia elétrica. A energia gerada pelo sistema gera créditos na concessionária local, que são abatidos na sua conta de luz e seu processo acontece dessa forma:

1. Placas solares: Transformam a luz solar em energia elétrica.
2. Inversor: Transforma a energia elétrica contínua, que sai das placas, em corrente alternada.
3. Quadro elétrico: Proteção e distribuição de energia.
4. Medidor de energia bidirecional: Mede o salto de energia elétrica consumida e gerada pelo sistema solar.
5. Energia excedente: É injetada na rede da concessionária e gera créditos que podem ser vendidos ou utilizados em outras unidades consumidoras.
6. Energia solar térmica (Aquecedor Solar): Também conhecida como energia solar térmica, ela funciona a partir de placas que captam o calor do sol para aquecer a água no encanamento da casa e processos industriais, seu objetivo unicamente é de produzir água quente e não eletricidade.

Empresas de energia solar

Com o mercado em expansão e aderência dos consumidores, empresas que investem em energia solar estão em crescimento também, como:

– Leveros Solar: É uma empresa especializada na distribuição de equipamentos para produção de energia solar, fazendo parte da divisão da Leveros, que é uma empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado e vasta experiência na importação e distribuição de equipamentos.

– Renner: Em 2021, após instalar cerca de 4 mil painéis solares em Vassouras (RJ), a varejista passou a gerar energia para quatro lojas da rede na capital fluminense e tiveram uma redução média de 13% nas faturas mensais de energia elétrica nessas unidades.

– Claro: Também em 2021, a operadora inaugurou a usina de geração solar na cidade de Timon (MA), que tem por intuito usar fontes renováveis em todas as suas operações e instalações no Brasil, fazendo parte do programa Energia da Claro.

– Banco do Brasil: Em março de 2021, contratou a primeira usina e entrou em operação, em Minas Gerais, com o objetivo de fornecer energia para 100 agências do banco. O BB, tem a capacidade de 42 gigawatts-hora (GWh) com sete projetos de geração solar contratados.

Crescimento da energia solar no país

O mercado de energia solar no Brasil conseguiu desviar da crise causada pela COVID-19. Mesmo com a economia devastada, só nos primeiros 6 meses de 2020, o setor criou 40 mil postos de trabalho e segundo especialistas, o número poderia ser ainda maior se não fosse a pandemia.

A Associação Brasileira de energia fotovoltaica, relata que entre os anos de 2012 e 2019, o mercado já tinha atingido mais de 4.500 megawatts de energia solar instalada e só no ano de 2020 houve um crescimento de 34% na produção.

A região que mais gera e distribui esse tipo de energia é Minas Gerais, 20% da produção nacional vem desse estado, seguido por Rio Grande do sul com 13,3% e São Paulo com 12,8%.

Recentemente, o Brasil entrou para o grupo dos 20 países que lideram a energia solar mundial, em 2020, atingimos uma potência solar instalada que é suficiente para abastecer 1,2 milhão de residências.

Com a energia solar no Brasil:

Reduz as despesas com energia elétrica;
Gera mais empregos;
Impacta menos o meio ambiente por não emitir gases resíduos ou ruídos;
Diversifica a matriz elétrica brasileira;
Atrai capital externo e investimentos.

Pensando nisso, o mercado está facilitando a compra dos equipamentos com financiamentos que podem chegar a cerca de 60 prestações. Dessa forma, a estimativa do setor é de que a cada megawatts de energia solar instalado, 20 a 30 empregos são gerados.

Além disso, vivemos uma crise hídrica nos últimos tempos e por consequência a alta da conta de energia é alarmante, ocorrendo então o crescimento no número de pessoas que produzem sua própria eletricidade. Só no primeiro semestre de 2021 houve um aumento de 44% nessas instalações dessas mini usinas em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Quer saber ainda mais sobre energia solar e como ser um integrador? Conheça a Leveros Solar clicando aqui!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários