Solar

Seguidor solar: o que é e como funciona?

Seguidor solar: o que é e como funciona?

28 de fevereiro de 2023 0 3 min de leitura

Seguidor solar: o que é e como funciona?

Um seguidor solar ou tracker é um dispositivo responsável por seguir o caminho do sol, para aumentar a produção de energia do sistema fotovoltaico.

Continue a leitura do artigo preparado pelo blog da Leveros e confira mais detalhes sobre como o tracker solar funciona, seus tipos e quais são as vantagens e desvantagens!

Como funciona um seguidor solar 

Os trackers solares são utilizados para movimentar os módulos solares durante o dia. São responsáveis por ajustar os ângulos das placas fotovoltaicas de acordo com a posição que o sol se encontra, para aproveitar da melhor maneira possível a irradiação solar que chega aos painéis.

Para o bom funcionamento do rastreador solar, é importante que ele esteja adaptado de acordo com a localização onde será instalado. É Importante ter dados específicos, como a latitude — que está ligada ao posicionamento do sol a cada dia e estação do ano. 

Estes painéis possuem um aproveitamento melhor quando os raios solares se incidem de forma direta. Além disso, eles também conseguem captar luz em dias nublados e chuvosos

Tipos de seguidores solares

Os modelos variam de acordo com a complexidade da operação e com suas diferentes opções de rotação. Existem dois tipos de trackers, os seguidores com eixo único e eixo duplo

Eixo único

São simples e contam com apenas um eixo, que está alinhado ao norte ou sul, dependendo da instalação e da latitude do local. O rastreamento do seguidor solar com eixo único pode ser fabricado nos seguintes tipos:

  • rastreador horizontal;
  • rastreador vertical;
  • rastreador inclinado. 

Eixo duplo

São mais precisos e têm como função rastrear o sol por dois eixos de liberdade, aumentando a captação da energia solar. Esse rastreador é mais eficiente, pois conta com dois eixos perpendiculares, garantindo a incidência dos raios solares sobre as células fotovoltaicas. 

O modelo de eixo duplo conta com 2 tipos de rastreamento, o tilt rool ou azimutal, indicados para locais com altas altitudes. A seleção do seguidor de energia solar também vai depender da área do sistema, das condições climáticas do local e da latitude. 

Vantagens de ter um seguidor solar

Sistemas fotovoltaicos equipados com seguidores costumam gerar mais energia. Com grande eficiência, a exposição aos raios solares pode atingir cerca de 25% a 45%. Outra grande vantagem do seguidor solar, é ter um bom desempenho mesmo nas variações de clima, como em um dia nublado ou mudanças significativas da posição do sol.

Além disso, são úteis principalmente em instalações comerciais, visto que o aumento na produção de energia solar diminui os custos de energia ao longo do tempo.

Desvantagens

Apesar das diversas vantagens em adquirir um seguidor solar, é importante mencionar suas desvantagens, como o custo mais elevado, painéis com seguidores são mais caros que os painéis fixos. 

Um outro ponto, é a necessidade de realizar manutenções preventivas para que tudo ocorra de maneira correta. É sempre importante seguir todas as regulamentações antes da instalação do seguidor solar, pois algumas áreas podem ter restrições. 

Quer saber como escolher o melhor painel solar? Entre em contato com Leveros e faça um orçamento para a sua casa ou estabelecimento!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários