Solar

Seguro para energia solar: o que é, benefícios e como fazer

Seguro para energia solar: o que é, benefícios e como fazer

08 de setembro de 2023 0 7 min de leitura

Seguro para energia solar: o que é, benefícios e como fazer

A energia solar é considerada uma das fontes energéticas mais sustentáveis ao redor do mundo. 

Sua popularidade se deve à conscientização de pessoas e empresas sobre a necessidade da transição para uma fonte de energia limpa, que além de trazer benefícios para o meio ambiente, também proporciona uma redução nos gastos de energia.

Como qualquer outro tipo de investimento, os sistemas de energia solar também estão sujeitos a riscos, e para minimizar possíveis impactos, é essencial fazer o seguro de energia solar.

A Leveros Solar desenvolveu este artigo com informações importantes sobre o que é o seguro de energia solar e como deve ser feito. Continue a leitura e confira as principais dicas!

O que é o seguro para energia solar e quem pode fazer? 

Projetado para proteger os clientes que aderiram à utilização dos painéis fotovoltaicos, o seguro de energia solar é indicado para assegurar os proprietários contra possíveis riscos. 

Geralmente, esse tipo de seguro cobre:

  • danos físicos aos painéis;
  • perda de produção de energia;
  • problemas técnicos;
  • mau funcionamento dos equipamentos.

O seguro é oferecido para pessoas físicas ou jurídicas que possuam imóveis residenciais, comerciais, instalações industriais, empresas ou fazendas. 

Independente do tamanho do sistema de energia solar, é fundamental adotar a proteção adequada e aderir ao seguro fotovoltaico para evitar possíveis prejuízos no futuro.

Importância do seguro para energia solar

Um investimento alto e significativo, como em um sistema de energia solar, exige a contratação de um bom seguro para uma cobertura adequada, capaz de proteger o seu investimento em energia limpa.

Conheça a seguir algumas razões que tornam o investimento neste seguro tão importante e necessário!

Proteção financeira

Com um seguro adequado, você garante proteção financeira contra danos inesperados,  como falhas nos sistemas, ou ocasionados por tempestades, evitando despesas extras com reparos ou substituições dos painéis.

Continuidade para a geração de energia

Problemas técnicos que ocasionam a interrupção da geração de energia através do painel solar são prejudiciais para residências e, principalmente, empreendimentos comerciais. 

O seguro de energia solar serve para reduzir esse tempo de inatividade do painel. Se necessário, o seguro pode fazer uma substituição rápida para não prejudicar o desempenho e a captação do sistema. 

Responsabilidade 

Em situações em que ocorram danos a terceiros causados pelo seu painel de energia solar, como prejuízos a vizinhos ou trabalhadores, seguros, como o seguro de responsabilidade civil, podem auxiliar e proteger contra despesas legais e responsabilidade social.

O que é coberto por um seguro de energia solar? 

As coberturas de seguro para energia solar podem variar, mas comumente incluem:

  • danos físicos devido a causas naturais;
  • danos físicos aos painéis solares em casos de incêndio;
  • perda de energia devido ao mau funcionamento, problemas técnicos e defeitos nos equipamentos;
  • responsabilidade civil que cobre danos para terceiros.

Lembre-se de observar com atenção todos os termos e condições da cobertura oferecida pelo seguro que você aderir.

Podem ocorrer variações conforme o tamanho do sistema de energia solar, a localização e outras especificações do contrato do seguro.

Na hora de escolher o seguro para painel solar, consulte um corretor que tenha experiência em energia solar para atender com êxito todas as suas necessidades ou dúvidas. 

Tipos de seguros para energia solar e seus benefícios

Existem diferentes tipos de seguros para a cobertura de energia solar, e cada um apresenta especificações como foco e aplicações distintas. 

Seguro de responsabilidade civil 

É um dos planos de seguro mais utilizados e é responsável por proteger pessoas e empresas, contra reclamações e danos pessoais e materiais de terceiros.

O seguro de responsabilidade social pode cobrir:

  • danos materiais: em casos de possíveis danos na propriedade, o seguro é responsável por cobrir custos de reparos ou substituições;
  • danos pessoais: cobre todas as despesas em casos de lesões corporais para terceiros. O seguro é responsável por cobrir despesas médicas e outros caso algum trabalhador se machuque;
  • defesa legal: o seguro de responsabilidade social também cobre custos associados à defesa em casos de ações judiciais relacionadas a possíveis danos. 

Sendo assim, para garantir mais proteção, o seguro de responsabilidade civil pode ser aplicado aos proprietários de sistemas de energia solar e empresas. 

Seguro de propriedade 

Esse tipo de seguro é essencial para oferecer uma cobertura de proteção contra possíveis danos ou perdas relacionadas aos bens financeiros e físicos.

O seguro de propriedade cobre danos físicos ocasionados por:

  • incêndios;
  • tempestades;
  • queda de árvores;
  • roubos.

Isso vale para os principais componentes de um sistema solar, como painéis solares, inversores, cabeamento e estruturas utilizadas para suporte. 

Além de garantir o seguro para os componentes do painel solar, também é possível cobrir outros bens presentes na instalação, como sistemas de monitoramento e edifícios.

Sua aplicação é ideal para:

  • proprietários de sistema solar;
  • empresas de serviço de energia solar.

Com o seguro de propriedade você tem a garantia de proteção contra possíveis imprevistos que podem ocasionar inúmeros prejuízos financeiros.

Seguro contra perda de produção 

Este seguro é responsável por proteger os proprietários de sistemas de energia solar contra uma perda de renda, devido a reduções na produção de energia solar. 

Essa perda de produção pode ser ocasionada por problemas técnicos, defeitos apresentados em equipamentos e outros fatores que podem influenciar a geração contínua de energia.

O seguro contra perda de produção cobre:

  • perda de renda: se a produção de energia ficar em níveis abaixo do esperado por problemas técnicos;
  • falhas nos equipamentos: o seguro contra perda de produção será responsável pelas despesas de reparos ou substituição dos equipamentos do painel que apresentarem defeitos.

No geral, é um seguro extremamente útil para proprietários que dependem financeiramente da energia gerada pelos sistemas solares, como indústrias e empreendimentos comerciais. 

Como contratar um seguro confiável para energia solar?

O seguro contratado por proprietários de sistemas de energia solar é fundamental para a proteção do investimento, além de garantir continuidade nas operações.

Na hora de contratar um seguro para energia solar, é importante observar alguns detalhes para escolher o melhor seguro possível.

Antes de contratar um seguro, você deve:

  • avaliar suas necessidades;
  • encontrar uma seguradora confiável: procure por seguradoras experientes no mercado, e faça uma análise dos portfólios de cada uma para escolher a seguradora que apresente a melhor proposta;
  • tenha uma comunicação aberta com o corretor de seguros: explique todas as suas necessidades e como espera que sejam atendidas;
  • faça comparação de cotações: nesta etapa, o corretor de seguros irá analisar as cotações de diferentes seguradoras, até chegar na opção com o melhor preço de cobertura.

A escolha do seguro correto também dependerá de características apresentadas no seu sistema de energia solar e algumas condições locais.

Entre em contato com os parceiros integradores da Leveros Solar e faça uma simulação de um investimento em energia solar! 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários