Solar

Tipos de energia solar: conheça as diferenças

Tipos de energia solar: conheça as diferenças

26 de dezembro de 2022 0 3 min de leitura

Tipos de energia solar: conheça as diferenças

Se você tem interesse por energia solar, e pretende um dia utilizá-la em sua casa ou escritório, é essencial saber o máximo de informações possíveis sobre o tema.

Inclusive, há mais de um tipo de energia solar, por isso, é importante entender as diferenças e onde cada um deles se encaixa melhor. 

A seguir, você vai conferir quais são os tipos de energia solar, suas diferenças, para quem é indicado e suas particularidades. Assim, fica mais fácil saber qual é melhor e como aproveitar esse recurso renovável e amigo do meio ambiente!

Tipos de energia solar: sistema fotovoltaico

É o sistema que mais vem sendo utilizado no Brasil e no mundo por suas inúmeras vantagens.

Através das placas solares, os raios são captados e convertidos em energia elétrica, já que o material dos painéis é semicondutor e costuma trabalhar muito bem. Cada empresa tem uma demanda, que é calculada antecipadamente, para definir o custo do projeto

O agrupamento desses painéis fotovoltaicos é o que forma o sistema de energia solar do mesmo nome.

O sistema é composto pelos seguintes materiais:

  • placas solares: que ficam sobre o telhado ou na parte mais alta da construção, para captar o máximo de luz solar possível;
  • inversor solar: transforma a corrente elétrica em corrente alternada, que é a usada pelos aparelhos elétricos comuns que se tem em casa ou no ambiente profissional;
  • estrutura de fixação: feita em alumínio ou aço inoxidável, é instalada a fim de evitar danos no painel solar e garantir seu bom rendimento na captação de energia;
  • conectores e cabos: componentes importantes para interligar todo o sistema e passar a corrente elétrica da forma correta.

Energia fototérmica ou aquecimento solar

Apesar de muitas pessoas ainda confundirem esses dois sistemas, o aquecimento solar é diferente do fotovoltaico. Isso porque, o aquecedor é voltado especificamente para o aquecimento de água

Eles também usam placas, ou coletores, para captar a luz do sol e, então, transferem o calor para o líquido, no caso, a água.

Essa água quente produzida através de energia solar é usada para o banho em residências, nas pias para lavar louças e em banheiros e lavabos.

Algumas empresas também utilizam desse método para aquecer a água. Lembrando que, na conta de luz, um dos maiores vilões é exatamente o aquecimento. Portanto, o sistema solar também pode ajudar na redução significativa do valor.

Dessa forma, os painéis de aquecimento solar não geram energia elétrica, como os fotovoltaicos. Eles trabalham para aquecer a água, sendo também um bom sistema para quem precisa economizar e quer uma fonte de energia limpa.

Quando se fala em energia solar e aquecimento solar, a primeira opção acaba sendo a mais completa. Além de aquecer a água, ela ainda é capaz de suprir a necessidade de outras funções elétricas da casa ou da empresa, apresentando um melhor custo-benefício.

Se você tem interesse em instalar um sistema de energia fotovoltaica na sua residência ou negócio, descubra com o simulador de investimento quantos painéis são necessários para atuar no local. 

Comece a pensar na ideia agora mesmo e conte com a Leveros Solar!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários