Curiosidades

Valentine’s Day: por que 14 de fevereiro não é dia dos namorados no Brasil?

Valentine’s Day: por que 14 de fevereiro não é dia dos namorados no Brasil?

14 de fevereiro de 2017 0 2 min de leitura

Valentine’s Day: por que 14 de fevereiro não é dia dos namorados no Brasil?

 

Em grande parte do mundo ocidental hoje é o dia de celebrar o amor e de aumentar as vendas no varejo. Países do hemisfério norte, além de países da América Latina como Argentina, Chile e Uruguai, celebram hoje, 14 de fevereiro, o dia de São Valentim, ou Valentine’s Day. 

Porém no Brasil, é em 12 de junho que os presentes em geral são trocados entre os namorados. O motivo dessa data ter sido escolhida como o Dia dos Namorados, no entanto, tem menos a ver com o romantismo e com os santos – e mais a ver com dinheiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória (pai do atual Prefeito de São Paulo – João Dória Jr.) trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. O mês de junho foi privilegiado por ser um período ruim para o comércio – uma data estratégica entre o dia das Mães e dia dos Pais! De fato, data final foi escolhida pela proximidade com o dia de Santo Antônio, o santo “casamenteiro”, no dia 13 de junho; porém, foram determinantes os interesses comerciais e a estratégia funcionou, pois, a data é hoje uma das mais lucrativas do comercio nacional.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários