Solar

Energia solar: vantagens e desvantagens

Energia solar: vantagens e desvantagens

24 de agosto de 2022 0 3 min de leitura

Energia solar: vantagens e desvantagens

A energia solar como forma de geração de energia elétrica em casa tem sido a escolha de muitos brasileiros. Devido ao aumento da conta em todos os estados, nos últimos anos notou-se um aumento significativo da procura por esse sistema nas casas. Mas você sabe como funciona e quais as vantagens dela?

Neste artigo, você vai conferir algumas informações importantes sobre energia solar e quais os prós e contras de optar por ela dentro de casa. Continue a leitura e veja se o investimento vale a pena!

Definição de energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica, como também é conhecida a energia solar, é a definição para o processo de captação da luz solar e transformação em energia elétrica. Com placas colocadas sobre o telhado, por exemplo, você utiliza a energia do sol para manter luzes acesas, água quente, e eletricidade em geral. 

Como funciona a energia solar?

O painel vai captar a energia solar e, a partir de então, os fótons, que são as partículas de luz, vão interagir com os elétrons para a produção de uma célula fotovoltaica, responsável por transformar a energia solar em elétrica.

Vantagens e desvantagens da energia solar 

Optar pela energia solar pode ser uma excelente opção para quem quer economizar e também ajudar o meio ambiente, já que essa é uma fonte de energia renovável. Descubra, a seguir, quais são algumas vantagens e desvantagens dessa escolha.

Principais vantagens

As vantagens da energia solar em casa são muitas, confira as principais:

  • prazo de vida útil: o sistema tem durabilidade de aproximadamente 25 anos; 
  • economia na conta de luz: é possível ter mais de 90% de desconto nas despesas com energia elétrica; 
  • distribuição de excedentes para outros endereços: os créditos podem ser utilizados para despesas energéticas de locais sob o mesmo CPF ou CNPJ;  
  • resistência e durabilidade: estrutura fica exposta e pode suportar até mesmo granizo;  
  • instalação em localidades isoladas: as placas solares podem ficar na zona rural, terrenos remotos e localidades afastadas do local de consumo; 
  • fonte renovável de baixo impacto ambiental: protege o meio ambiente pois não emite gases que afetam a camada de ozônio.

Principais desvantagens

Apesar de ser um ótimo negócio, a escolha da energia fotovoltaica também tem alguns contras. Veja o que não é tão vantajoso assim:

    • custo inicial pode ser um pouco alto: apesar da economia ao longo do tempo compensar, pode ser que o custo de instalação seja muito alto para o investimento inicial;
  • dependência do clima para geração de energia: em sequências de dias sem sol, pode haver uma variação na temperatura da água, por exemplo;
  • não há geração de energia à noite: por falta de sol, é preciso usar a rede elétrica muitas vezes para ter energia;
  • taxação da energia solar: pode ser cobrada uma taxa, que varia conforme a cidade, para a utilização da energia solar, embora o valor seja baixo, essa desvantagem precisa ser citada.

A energia solar é uma ótima opção para quem quer economizar e usar uma boa fonte renovável. Por isso, vale ficar de olho nesse sistema e adotá-lo pensando em economia em longo prazo e praticidade no dia a dia.

Está interessado em adquirir a energia solar para sua casa? Faça aqui uma simulação!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários