Solar

Energia solar em casas de veraneio: economia, sustentabilidade e conforto

Energia solar em casas de veraneio: economia, sustentabilidade e conforto

02 de fevereiro de 2024 0 6 min de leitura

Energia solar em casas de veraneio: economia, sustentabilidade e conforto

A temporada de verão é um dos momentos mais aguardados para quem pode aproveitar as residências para veranear. Seja na praia, piscina, ou mesmo no campo, esses locais são ótimos refúgios depois de toda a correria do ano.

Mas se você deseja aproveitar todo o conforto, como a climatização dos ambientes, banhos agradáveis e demais atividades, é preciso cuidar de dois fatores: meio ambiente e economia.

Aproveite o conteúdo abaixo e descubra todas as vantagens de ter energia solar em casas de veraneio:

Como usar energia solar em casa para o verão?

A instalação de energia solar em casas de veraneio necessita apenas de uma estrutura com inclinação igual a latitude do local. Assim, os demais equipamentos podem ser integrados ao seu sistema solar desejado, pois independentemente do modelo, o objetivo principal é a geração de energia elétrica, além do aquecimento.

Se você deseja instalar um sistema solar em sua residência de veraneio, é importante conhecer as variações mais populares e propícias de sistema de energia solar para esse tipo de local. Veja as opções mais buscadas:

Sistema Conectado à Rede (On-Grid):

Essa opção é indicada para locais mais urbanos ou próximos às concessionárias de redes elétricas, já que ele deve estar conectado à eletricidade tradicional.

Seus painéis fotovoltaicos captam os raios solares e convertem em eletricidade, podendo ser utilizada para qualquer dispositivo/eletrodoméstico que necessite de energia elétrica para funcionar. Se houver um excesso de produção, muito comum no verão, o excedente volta à rede da concessionária e gera crédito para uso futuro.

Sistema Isolado (Off-Grid):

Agora se a sua residência de férias/verão for em uma região mais afastada ou remota e não existe acesso à rede elétrica tradicional, o sistema off-grid é uma das melhores opções.

Ele não depende de conexão com sistemas de concessionárias. Seu sistema possui os tradicionais painéis solares, porém, toda a energia gerada é armazenada em baterias. A diferença é que ele depende de um inversor para converter esse armazenamento em eletricidade.

Sistema Híbrido:

Nessa opção, diversas combinações de sistemas podem ser feitas, porém, a mais comum para casas de temporada é dos sistemas on-grid e off-grid. Assim, nos períodos em que você estiver aproveitando a residência, o sistema conectado à rede elétrica poderá ser utilizado. 

Já nos períodos em que a casa estiver fechada ou sem uso, o sistema off-grid é uma ótima opção para estocar a produção de energia ao longo dos meses.

Aquecimento Solar de Água:

Apesar de o verão proporcionar calor, o corpo humano precisa de banhos que remetam a sua temperatura natural, em média de 37 e 38 graus celsius. Por isso, o aquecimento da água dos chuveiros é essencial, mesmo nos dias quentes.

Além disso, já pensou em poder aquecer a água da sua piscina ou spa por um custo muito abaixo do valor comum?

O sistema térmico de aquecimento captura a energia e calor do sol para aumentar a temperatura da água dos chuveiros, torneiras, piscinas e demais sistemas de aquecimento. 

É também uma ótima opção caso a sua residência seja utilizada em temporadas de clima mais ameno, como no outono ou inverno.

Quais as vantagens de ter energia solar em casas de veraneio?

As casas de veraneio podem ter variados benefícios com o sistema de energia por raios solares no verão. É interessante avaliar cada um para entender qual fator é mais importante para o seu objetivo, seja aluguel de temporada, aluguel mensal, férias ou mesmo a venda posterior. Veja:

1- Valorização do Imóvel:

De acordo com a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o Brasil está nas suas gerações recordes de energia solar, o que valoriza o imóvel significativamente.

Além disso, quem possui imóveis com energia sustentável possui mais chances de fechar uma venda ou um contrato de aluguel.

2- Redução no IPTU:

O Senado Federal aprovou a redução no imposto para imóveis que possuem fatores de sustentabilidade integrados, como: telhado verde, aproveitamento de água da chuva, energia renovável e sustentável, dentre outros. Conhecida como PEC do IPTU VERDE, as taxas são menores.

A valorização do imóvel continua aumentando, além disso, se o objetivo for a venda ou locação, pode atrair um público preocupado com as questões ambientais, fator extremamente necessário, tendo em vista a situação atual e futura do meio ambiente.

3- Conforto e Autonomia:

Aproveitar sua residência de veraneio também envolve manter certos tipos de conforto indispensáveis para essa temporada, como a climatização dos ambientes com ar-condicionado.

Esse uso aumenta durante os períodos de verão, onde o sol é mais intenso e predomina por mais tempo durante o dia. Por isso, é importante manter o conforto térmico, o que é garantido através da energia por radiação solar.

Além disso, caso aconteçam intempéries comuns no verão, como tempestades e temporais, sua energia não será suspensa, já que a dependência é quase zero das companhias de rede elétrica.

4- Economia de Custos:

A temporada de veraneio envolve diversas atividades de férias, como: dormir até mais tarde, aproveitar o tempo com os amigos e familiares, aumento na produção de alimentos e bebidas em casa, além da utilização de equipamentos para o lazer, dentre eles as jacuzzis.

Todo esse aproveitamento das férias de verão poderá implicar em altos custos com energia, como o uso de ar-condicionado, eletrônicos e eletrodomésticos, além de motores para aquecimento e bombeamento em piscinas e banheiras. 

Porém, se a sua residência tiver energia solar instalada, esses valores poderão, a longo prazo, diminuir a conta de luz em até 90%. A economia é nítida e garantida.

5- Sustentabilidade Ambiental:

Você já deve ter percebido que o clima tem ficado cada vez mais instável em diversas regiões, e, extremamente quente em outras. Esse é o famoso efeito estufa, ou aquecimento global.

As questões climáticas são fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida no planeta, por isso, é importante ter energia solar em casas de veraneio para preservar o meio ambiente, já que o equilíbrio da natureza com o ser humano é imprescindível para a redução das emissões de carbono, aumentando de forma positiva a saúde da terra.

Conheça o Blog Leveros Solar e entenda mais sobre energia renovável!

Fontes:

IPTU Verde Senado Federal:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/12/13/senado-aprova-pec-do-iptu-verde-em-votacao-unanime

ABRAINC:

https://abrainc.org.br/noticias/2022/06/15/energia-solar-tem-geracao-recorde-e-r-862-bi-em-investimentos-no-brasil

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários