Bem-Estar

Veja as funções presentes em um controle de ar-condicionado

Veja as funções presentes em um controle de ar-condicionado

27 de agosto de 2020 0 5 min de leitura

Veja as funções presentes em um controle de ar-condicionado

Quais as funções de um controle de ar-condicionado?

Com vários modos e funções, que ampliam as possibilidades de uso, além da comodidade oferecida, o controle de ar-condicionado se tornou um item indispensável para quem utiliza o aparelho diariamente.

Como o controle tem muitos botões, e cada marca conta com nomes diferentes para uma mesma função ou têm configurações distintas, preparamos este conteúdo. Vamos abordar as principais funções e modos e seus respectivos nomes, para que você consiga aproveitar cada um deles de acordo com sua necessidade.

Quais são as funções de um ar-condicionado?

Para otimizar o uso do seu aparelho, existem diversas funções do ar-condicionado, todas presentes no seu controle. Confira abaixo uma lista delas e para que serve cada uma.

On/Off

A primeira função de um controle de ar-condicionado é a que liga e desliga o aparelho. O símbolo é um círculo com um traço na parte de cima, o mesmo presente em outros aparelhos, como televisão, micro-ondas e celulares.

Setas

A função mais usada em um controle para ar-condicionado é aumentar e diminuir a temperatura que o aparelho faz no ambiente. As setas direcionais são responsáveis por aumentar ou diminuir um grau a cada clique.

Modo ou mode

Para ativar diferentes modos do ar-condicionado, utiliza-se o botão “modo”, que também pode ser chamado de mode. A cada vez que se aperta o botão, ele aciona um modo diferente do aparelho.

Turbo

O botão “turbo” aciona uma das funções do controle do ar-condicionado mais procuradas: ajustar o aparelho para esfriar rapidamente o ambiente. Para que isso ocorra, o equipamento passa a operar na ventilação máxima para os 18ºC, geralmente, durante 30 minutos. Ela também é chamada de Jet Cool por algumas marcas.

Sleep ou dormir

Para quem tem dificuldades de dormir no calor ou gosta de dormir com o aparelho ligado, a função dormir é uma ótima opção. Com ela, a temperatura do equipamento vai aumentando gradativamente, relaxando o corpo e mantendo o ambiente climatizado durante a noite.

A função também é conhecida por diminuir os gastos com energia elétrica, já que o aparelho não precisa manter a temperatura baixa durante toda a noite. Na maioria dos modelos, o modo aumenta em um grau a cada hora a partir de acionado, até chegar na temperatura ambiente.

Autolimpeza

Outra função comum de ser encontrada no controle remoto de ar-condicionado é a autolimpeza. Com ela, o aparelho evita o acúmulo de micro-organismos e partículas de poeira e poluição na sua parte interna. Dessa forma, o aparelho evita também o odor causado pela umidade interna. Vale ressaltar que a limpeza é feita assim que o ar-condicionado é desligado.

Timer

A função tem como objetivo programar um tempo de funcionamento do aparelho, fazendo com que ele desligue após esse período. Cada marca realiza essa operação de uma maneira, algumas inclusive com dois botões (“timer on” e “timer off”). Caso não consiga acionar esse modo, consulte o manual do seu aparelho.

Siga-me

Em aparelhos mais recentes, é possível encontrar a função siga-me, que orienta a ventilação do ar-condicionado, por meio de suas aletas, para a área do ambiente em que está o controle remoto. 

Modo silencioso

Ao ser acionado, o modo reduz o fluxo de ar da unidade interna do aparelho, consequentemente, diminuindo o som feito por ele no seu funcionamento. É um modo comum para quem tem dificuldade para dormir ou precisa de concentração.

Modo fan

Um dos modos mais usados nos ares-condicionados, o fan faz com que o aparelho aja como um ventilador, sem que haja uma refrigeração do ambiente. É uma função que visa arejar o ambiente, renovando o ar do local. Geralmente, a função tem quatro modos: automática, alta, média e baixa.

Modo dry

Em locais úmidos, a função é muito útil, já que ela desumidifica o ambiente. Ao fazer esse trabalho, o aparelho ajuda a evitar mofos e bolores no ambiente, trazendo a sensação de frescor. Vale lembrar que, ao acionar o modo, seu equipamento poderá operar em uma temperatura maior do que a programada.

Modo cool

Para locais com altas temperaturas no seu exterior, a função cool é a mais recomendada. Ela aciona a refrigeração pelo controle de ar-condicionado, possibilitando o ajuste de velocidade e temperatura como desejar.

Modo auto

O modo auto, ou automático, atua para levar ao local a temperatura ambiente, que geralmente é de 24ºC. Dessa forma, ele ajustará sua velocidade e potência para que o número seja alcançado da melhor maneira possível.

Modo heat

Os aparelhos com ciclo quente e frio contêm o modo heat, que os permite esquentar a temperatura de um ambiente. É uma ótima função para dias e lugares frios, ampliando as possibilidades de uso do ar-condicionado.

Display digital

Ao perguntar sobre como funciona o controle do ar-condicionado, muitos desejam saber também como funciona o display digital presente neles. É a partir desse item que você identifica quais funções estão ativadas, além de ver qual é a temperatura em que o aparelho está programado para performar.

Por isso, a recomendação da Leveros é que você consulte o manual de instruções para saber identificar cada uma das funções, além, é claro, de notar as mudanças no display cada vez que você apertar um botão. Dessa forma, rapidamente você compreenderá seu funcionamento.

Controle seu ar-condicionado com a Leveros

Na Leveros você fica sabendo de tudo que importa sobre climatização. Conte conosco na hora de resolver os problemas da sua residência ou empresa. Temos soluções completas no setor, com a experiência e a credibilidade de quem tem mais de 40 anos de história no mercado nacional.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários