Para quem vive nas regiões mais frias do país, ter um ar-condicionado no inverno parece algo desnecessário, já que as temperaturas caem muito nessa época. Mas, na verdade, o aparelho atua em várias outras situações em um ambiente, e não apenas no clima.
Além disso, existem muitos modelos no mercado que contam com o ciclo quente e frio, possibilitando que o ar-condicionado também esquente o ambiente. Para conhecer as vantagens e os benefícios que o aparelho pode trazer para você e sua família ou funcionários, a Leveros preparou este conteúdo. Confira a seguir 🙂
Como funciona um ar-condicionado no inverno?
Um ar-condicionado atua da mesma maneira tanto nas estações mais quentes como no outono e inverno. A principal diferença é que, durante o frio, ele precisará de um esforço menor para alcançar a temperatura programada, já que a diferença de temperaturas será menor.
Isso acarreta um ambiente climatizado de maneira mais fácil e rápida, levando eficiência para sua casa. Agora, caso você queira ter sua residência aquecida com o aparelho, a opção com o ciclo quente e frio deve ser a escolhida.
Como funciona o ciclo quente e frio?
Diferentemente dos modelos que apenas esfriam o ambiente, o ar-condicionado quente e frio consegue também aquecer o local, atuando de maneira inversa à convencional. Como isso funciona? Simples, o aparelho usa o calor externo para esquentar a parte interna.
Seu sistema é mais complexo, possibilitando a atuação ao contrário, o que dispara o ar quente no ambiente, aumentando sua temperatura da mesma forma que um ar-condicionado só frio resfria o local. Quando o clima externo estiver frio, ele utilizará uma bomba de calor, que faz a conversão do ar, esquentando-o.
Como acionar o ciclo quente de um ar-condicionado?
Para saber como colocar o ar condicionado no quente, deve-se procurar o botão destinado a essa finalidade no controle remoto. Em alguns aparelhos, ele é marcado pelo símbolo de um solzinho, já em outros, você deverá procurar a função heat. Consulte o manual de instruções, caso não tenha nenhuma dessas duas opções em seu controle.
Caso você deseje usufruir dessa função, mas não tem um ar-condicionado com o ciclo disponível, deverá fazer a compra de um aparelho que possua em suas características o “ciclo quente e frio”, e não a opção “só frio”.
Quais são as vantagens de ter um ar-condicionado no inverno?
Para quem ainda tem dúvidas sobre o uso de um ar-condicionado no inverno — seja ele quente e frio ou só frio —, acompanhe nossa lista de vantagens:
1. Saúde do ambiente
Ter um ar-condicionado não significa apenas ter um objeto que reduz ou aumenta a temperatura de um ambiente. O aparelho também tem outras funções, como a de filtragem, que retira impurezas do ar, trazendo mais saúde para quem frequenta o local.
Além disso, o ar-condicionado no frio possibilita uma climatização mais amena em relação ao clima externo. Existem equipamentos que também eliminam vírus e bactérias do ambiente, diminuindo os riscos de uma proliferação de doenças causadas por microrganismos.
2. Função sleep
A função sleep é uma das variações mais requisitadas, já que ela programa o aparelho para operar de maneira constante e leve, controlando a temperatura de um ambiente de acordo com seu sono.
Com um modelo quente e frio, você alcança a temperatura ideal para dormir com ar-condicionado no inverno que é em média 23ºC sem precisar de muitos cobertores, por exemplo, assim você tem um clima ameno, já que o aparelho cuidará disso para você.
3. Economia
O modo sleep apresenta uma economia de gastos, já que evita oscilações que causam um aumento no consumo de energia. Outro ponto importante é que o modo aquecedor, em modelos quente e frio, tem um desempenho energético muito parecido com o do equipamento que resfria o local.
A economia, nesse caso, acontece na compra, já que seria necessário adquirir um aquecedor para esquentar o ambiente. O que não é necessário quando o aparelho de ar-condicionado conta com as duas funções.
4. Conforto térmico
Como a temperatura do ar-condicionado pode ser bem próxima à temperatura externa, o aparelho gera um conforto térmico adequado para quem frequenta o local climatizado. Dessa maneira, as pessoas não sentem as mudanças climáticas que podem ocorrer em um mesmo dia.
Para saber qual a temperatura ideal do ar-condicionado no inverno, você deve seguir alguns fatores. O principal é que o local tenha de 19ºC a 26ºC, já que são números próximos à considerada temperatura ambiente, que, de acordo com as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), é de 25ºC.
5. Demanda por instalação
Um último ponto que pode fazer toda a diferença é a demanda por instalação. Nas estações quentes, cresce o volume de compra de ares-condicionados, e, consequentemente, a necessidade de que eles sejam instalados.
Ao comprar um aparelho no inverno, você terá facilidade para que a instalação seja feita o mais rápido possível na sua casa. Para ter mais comodidade e conforto, a Leveros oferece o serviço na hora da compra em nosso site ou lojas, com credibilidade, segurança e profissionalismo, sem perder a garantia do fabricante.
Com a Leveros não tem tempo ruim!
Na Leveros, você compra seu ar-condicionado na estação que deseja e com ótimas condições de pagamento, além de contar com serviços como limpeza e manutenção profissional, instalação e até calculadora de BTUs. Confira os modelos que temos à disposição e leve mais conforto para sua família ou empresa ainda hoje.
Confira aqui os melhores modelos e marcas de ar-condicionado
22 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Como funciona o ar-condicionado?
15 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura