Tecnologia

Ar-condicionado Dual Inverter ou Inverter? Entenda a diferença!

Ar-condicionado Dual Inverter ou Inverter? Entenda a diferença!

16 de janeiro de 2023 1 6 min de leitura

Ar-condicionado Dual Inverter ou Inverter? Entenda a diferença!

Na hora de comprar um ar-condicionado novo, é bom ficar por dentro das tecnologias e funcionalidades mais recentes para escolher um modelo atualizado com vantagens que facilitam a vida e ajudam a economizar.

É por isso que muitos consumidores têm procurado pelo tipo Inverter, que gasta menos energia, quando comparado a um modelo convencional. Pelo mesmo motivo, os modelos Dual Inverter também têm conquistado muitos apreciadores. Você sabe diferenciá-los? 

Se deseja acertar na escolha e entender como esses aparelhos funcionam, continue lendo o artigo a seguir e defina qual deles é melhor para você.

Vantagens do Ar-condicionado Inverter 

O compressor do aparelho convencional pode desligar e ligar frequentemente ao detectar que o cômodo precisa de mais ou menos refrigeração. Sendo assim, é chamado de Inverter aquele que utiliza uma tecnologia de inversão no compressor para evitar picos de energia. 

Isso significa que o componente responsável por fazer as trocas de calor no ar-condicionado Inverter 110 ou 220V tem um funcionamento oscilante, de acordo com a demanda, sem necessariamente precisar desligar e ligar.

Um aparelho com compressor Inverter tem como características:

  • rotação contínua que evita desgastes;
  • velocidade variável para acompanhar as oscilações de temperatura;
  • atinge a temperatura desejada em menos tempo;
  • funcionamento suave que evita atritos e ruídos;
  • economia na conta de energia.

O que é ar-condicionado Dual Inverter?

Nesta versão, o aparelho conta com um duplo compressor rotativo. Ou seja, não se trata de apenas uma câmara de compressão e, sim, duas. Isso faz com que ele tenha uma eficiência energética maior, com menos esforço, por isso, é considerado um ar-condicionado mais estável

Portanto, quando se trata do Dual Inverter:

  • tem compressor rotativo duplo;
  • faz menos partidas, o que garante mais eficiência e estabilidade;
  • produz menos vibração e ruído;
  • tem mais desenvoltura e agilidade para atingir e manter a temperatura; 
  • maior percentual de economia na conta de energia.

Diferenças entre Inverter e Dual Inverter 

Essas tecnologias, de um modo geral, atuam regulando o fluxo de energia através da velocidade do compressor. Mas alguns detalhes o tornam particularmente diferentes, saiba agora quais são. 

Compressor

O ar-condicionado Inverter tem um compressor que ajusta sua velocidade de funcionamento sem precisar ser desligado. O Dual Inverter também, de uma forma geral, é considerado uma versão atualizada do Inverter. 

Ou seja, o compressor Dual Inverter é considerado um upgrade do Inverter, pois faz o ajuste de velocidade de rotação de forma mais estável, com a vantagem de ser mais rápido para gelar o ambiente, eficiência que gera menos ruídos e vibrações, quando comparado ao Inverter.

Motor

O compressor Inverter utiliza motor BLDC (Brushless DC Motor), que em português, pode ser definido como um motor acionado por corrente contínua sem o uso de escovas. É esse mecanismo que faz a variação de velocidade para adaptar-se à temperatura externa. 

Para simplificar como funciona o ar-condicionado Dual Inverter, tenha em mente que ele também utiliza motor BLDC, mas uma versão mais nova que recebe a inclusão da rotação dupla que agiliza o processo e, consequentemente, resfria em menos tempo, com mais precisão na temperatura.

Consumo de energia

Os fabricantes informam que o Inverter tem um funcionamento até 60% mais econômico que um ar-condicionado comum, enquanto o Dual Inverter pode ultrapassar os 70% de economia energética, devido a amplitude da sua faixa operacional junto a uma rotação de menor frequência, que gasta menos energia. 

Temperatura

Ambos os aparelhos são capazes de garantir a temperatura desejada com mais eficiência que um modelo convencional, mas entre Inverter e Dual Inverter, os componentes do segundo fazem isso com mais estabilidade.

Portanto, se deseja uma refrigeração eficiente, tanto um quanto o outro pode atender a sua necessidade, mas por ser um motor mais atualizado, o Dual Inverter pode ter mais vantagens e facilidade de atuar com máximo desempenho.   

Preço 

Tanto o Inverter quanto o Dual Inverter são modelos com valor relativamente mais elevado, quando comparado a um modelo convencional que não possui esses mecanismos.  

Mas se você levar em consideração todos seus benefícios, pode concluir que vale a pena investir no ar-condicionado Inverter ou Dual Inverter, visto que a economia que eles proporcionam na conta de energia gera um retorno de investimento a médio e longo prazo. 

Inverter ou Dual Inverter, qual é melhor?

No comparativo dos atributos, o Dual Inverter é um modelo mais atual do Inverter, então, pode ser que para você seja melhor adquirir um ar-condicionado mais atual e desembolsar um pouco mais para isso.

Alguns modelos de Dual Inverter são ainda compatíveis com assistentes virtuais e comandos pelo smartphone, uma comodidade extra que pode fazer a diferença no seu dia a dia.

Se optar pelo Inverter, também estará adquirindo um ar-condicionado inteligente e tecnológico, então, vale a pena explorar as especificações de cada modelo para definir qual o melhor para você, o bom é que a Leveros trabalha com os dois tipos.  

Modelos de ar-condicionado Inverter e Dual Inverter

Ar-condicionado LG Dual Inverter

A Linha LG Artcool e LG Voice além de oferecer motor potente para uma refrigeração mais rápida, tem todas as vantagens de comprar um ar-condicionado com Wi-Fi.

Considerado um modelo top de linha para quem deseja modernidade e eficiência energética, possui conectividade com o aplicativo LG ThinQ, que facilita diversos comandos, como ligar o ar-condicionado pelo celular e muito mais. 

Para completar, esses aparelhos estão entre os melhores modelos de ar-condicionado silencioso, pois seu funcionamento é mais silencioso que uma biblioteca! 

Ar-condicionado Inverter

São tantas opções que pode ser difícil definir qual o melhor ar-condicionado Inverter

Além do ar-condicionado Inverter da LG, muitos outros fabricantes oferecem variadas opções, portanto, vale a pena navegar entre as opções da Leveros, como o ar-condicionado Daikin, Springer, Elgin, Agratto, Midea ou Fujitsu

Escolha a marca com quem você já teve contato ou, então, compare a ficha técnica de cada um deles para elencar o que mais lhe agrada. 

Dual Inverter e Inverter é na Leveros!

Aproveite para conhecer os modelos de ar-condicionado Inverter 9000 BTUs disponíveis na loja online da Leveros e escolher um ar-condicionado mais econômico para a sua casa! 

Faça o cálculo de BTUs para dimensionar ar-condicionado e conte com os serviços de limpeza e instalação de ar-condicionado com abrangência nacional, e receber a visita de profissionais credenciados que mantém a garantia do seu equipamento!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários