Dicas

Manutenção preventiva e corretiva no ar-condicionado: quando fazer?

Manutenção preventiva e corretiva no ar-condicionado: quando fazer?

23 de janeiro de 2023 0 6 min de leitura

Manutenção preventiva e corretiva no ar-condicionado: quando fazer?

Quem tem ar-condicionado, seja modelos residenciais ou maiores, usados em grandes empresas, sabe que a manutenção é essencial para que eles funcionem da maneira adequada. Mas há dois tipos de manutenção que devem e podem ser feitas: manutenção preventiva e a corretiva.

Mas você sabe qual a diferença entre elas e quando cada uma deve ser aplicada?

Neste artigo, você poderá descobrir tudo sobre elas, separadamente, e entender quando são necessárias. Mas já é possível adiantar que ambas têm seu momento certo para fazer, portanto, fique de olho e saiba tudo sobre elas!

Manutenção preventiva

O conceito de manutenção preventiva, como o próprio nome já sugere, é aquela realizada a cada determinado espaço de tempo, a fim de prevenir e diminuir a possibilidade do ar-condicionado apresentar algum problema ou até parar de funcionar.

Essas revisões são planejadas e visam controlar, trocar alguma peça que for necessária e verificar o funcionamento adequado do aparelho.

No caso do ar-condicionado, a manutenção preventiva é fundamental para que se observe se o equipamento está funcionando em sua potência total, se consegue gelar o ar nas temperaturas adequadas e esquentar também, caso o modelo tenha essa função.

Na manutenção preventiva, também podem ser realizadas limpezas do filtro, essenciais para que ele funcione da forma adequada e outros aspectos técnicos que precisam ser avaliados por um profissional.

Vantagens da manutenção preventiva

No caso do ar-condicionado, a manutenção preventiva é muito importante para evitar alguns defeitos que podem ser desencadeados justamente pela falta de manutenção. 

Confira algumas vantagens de realizá-la:

  • solução prévia de problemas: as revisões são programas e uma série de defeitos podem ser detectados e resolvidos previamente, antes do ar-condicionado apresentar falhas;
  • redução de custos: fazer um check list de manutenção preventiva pode evitar defeitos que podem custar mais caro, evitando prejuízos financeiros maiores;
  • aumento da vida útil do ar-condicionado: a prevenção e manutenção do equipamento ajuda a aumentar sua vida útil, fazendo com que funcione bem e por mais tempo;
  • maior tempo para pesquisar peças: caso uma peça precise ser trocada na hora da manutenção, você tem mais tempo para pesquisar valores e não precisa substituí-la correndo, podendo obter mais economia neste momento.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva do ar-condicionado já acontece quando o aparelho apresenta algum defeito ou indica que alguma peça parou de funcionar. Ela é realizada quando, visivelmente, o aparelho está com falhas.

A manutenção corretiva pode acontecer por falta de manutenção preventiva ou por pane mesmo. Pode acontecer de, mesmo realizando a prevenção como manda o fabricante, o aparelho apresentar alguma falha. Mas, geralmente, os defeitos ocorrem por falta de manutenção adequada.

Isso acontece por conta das falhas nas peças, na maior parte das vezes. Um ar-condicionado que não passa pelo processo de higienização adequadamente, por exemplo, pode ficar entupido e, dependendo do nível de sujeira, pode chegar a causar pane no aparelho por danificar alguma peça por conta do excesso de pó e outras partículas.

A manutenção corretiva é essencial, pois:

  • ajuda a não perder completamente a função do aparelho, já que o conserto é realizado em tempo hábil;
  • em casos de redução da capacidade de funcionamento do ar-condicionado, a manutenção corretiva ajuda a trazer de volta sua função adequada, de acordo com sua potência.

A manutenção corretiva deve ser feita assim que você notar que há algo de errado com seu ar-condicionado.

Não espere para chamar um técnico ou uma empresa responsável, pois quando o equipamento demora muito a ser consertado, as chances de que ele seja danificado ou pare de funcionar são maiores.

Manutenção preditiva

Há, ainda, um terceiro tipo de manutenção, a preditiva. Pode parecer confuso em um primeiro momento, mas ela se parece muito com o tipo preventivo, que você já viu no início deste artigo.

Nela, é realizado um conjunto de operações que vão analisar as alterações dos padrões de desempenho do equipamento.

Isso quer dizer que cada pecinha do ar-condicionado é avaliada. Na manutenção preditiva, há uma vistoria em cada um dos elementos para verificar se a peça está desgastada, a fim de prevenir que ela pare de funcionar e que seja preciso passar por uma manutenção corretiva.

A manutenção preditiva, portanto, é uma maneira ainda mais eficaz de antecipar reparos, minimizando a possibilidade do seu ar-condicionado parar de funcionar de forma brusca.

Normalmente, esse tipo de manutenção é realizado em empresas onde o equipamento não pode parar de funcionar e seu uso é constante, exigindo muito de seu potencial.

Limpeza e manutenção do ar-condicionado

A melhor forma de prevenir que seu aparelho sofra danos e precise de uma manutenção corretiva, é a realização da limpeza e manutenção do ar-condicionado.

Ela deve ser realizada de acordo com as orientações do fabricante e seguida rigorosamente, dependendo sempre da frequência de uso, mas em todos os casos é importante fazê-la.

Um ar-condicionado pouco usado, por exemplo, pode acumular detritos que são capazes de fazer com que ele não funcione de maneira adequada e até ajude a circular ácaros e pó, afetando a saúde respiratória de quem fica dentro do ambiente, principalmente das pessoas que já têm propensão a ter problemas como sinusite e rinite.

Qual o valor de uma manutenção de ar-condicionado?

Para responder a essa pergunta, é importante que se observe alguns aspectos, como:

  • cidade em que você mora: os preços variam conforme a região;
  • tipo de manutenção: mesmo a preventiva pode ter seus valores variados, se há uma constância na manutenção, pode ser mais barato, se não, o valor pode ficar mais alto;
  • necessidade de troca de peças: caso seja necessário trocar alguma peça, o valor da manutenção do ar-condicionado pode ser alterado.

Pensando em economia e na manutenção da vida útil de um aparelho, realizar a manutenção preventiva, de forma periódica e conforme o fabricante orienta, é a melhor maneira de economizar seu dinheiro, já que a manutenção corretiva pode acarretar em um valor muito maior, dependendo da peça que será trocada.

Portanto, a dica para quem quer manter seu ar-condicionado em bom funcionamento e prolongar sua vida útil, é realizar a manutenção preventiva  e corretiva sempre que for necessário.

Contando também com o apoio de profissionais de confiança e empresas credenciadas para realizar tanto a limpeza e manutenção do ar-condicionado, quanto os reparos que forem necessários em caso de necessidade de corrigir problemas.

A Leveros conta com serviços de limpeza, manutenção e instalação de ar-condicionado, com profissionais capacitados para realizar as funções com total segurança!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários