Dicas

Ar-condicionado monofásico ou bifásico: conheça as diferenças

Ar-condicionado monofásico ou bifásico: conheça as diferenças

14 de maio de 2021 3 7 min de leitura

Ar-condicionado monofásico ou bifásico: conheça as diferenças

Ar-condicionado monofásico ou bifásico?

Escolher entre um ar-condicionado monofásico ou bifásico é um passo importante na procura por um equipamento de refrigeração para o ambiente. Essa diferença diz respeito à voltagem ideal do aparelho e define a eficiência com a qual ele funciona.

Por isso, antes de comprar ar-condicionado monofásico ou bifásico, é essencial saber que, basicamente, o primeiro tipo conecta-se à rede elétrica por dois condutores: um neutro e uma fase, daí o nome. Esses equipamentos funcionam a 127v.

E quanto ao 220v: monofásico ou bifásico? Essa voltagem exige uma explicação mais complexa, pois pode servir a ambos os aparelhos. O ar-condicionado 220v pode ser tanto um quanto outro, dependendo da região do Brasil. Entraremos em mais detalhes sobre esses modelos agora.

Primeiro, saiba a rede do seu ambiente

Na questão do ar-condicionado monofásico ou bifásico, é importante entender que isso depende diretamente da rede elétrica da sua casa ou apartamento. Não adianta adquirir um aparelho 220v se a sua residência conta com voltagem 127v.

Apesar de ainda funcionar em uma rede que receba 127v, um ar-condicionado 220v conectado à tensão errada terá uma eficiência muito reduzida na refrigeração. Isso não irá danificar ou queimar o aparelho, mas, em alguns casos, o motor pode acabar nem ligando.

Portanto, antes de optar por ar-condicionado monofásico ou bifásico, conheça qual é a voltagem do seu ambiente para garantir o bom funcionamento do equipamento. Recomendamos que o segundo seja instalado em uma rede 220v. Se você tiver uma rede monofásica, é possível procurar um aparelho que funcione tanto a 127v quanto a 220v, dependendo do seu ambiente.

Se você tem uma rede de 127v, saiba que existe modelos disponíveis nessa voltagem, porém não são tão comuns de serem encontrados no mercado. A maioria dos modelos à venda costuma ser de 220v. Uma solução para isso pode ser solicitar a alteração da rede junto à concessionária de energia elétrica.

Opções de ar-condicionado 127v

Encontrar um ar-condicionado para uma residência que recebe tensão monofásica é uma das tarefas mais difíceis, devido à quantidade menor de aparelhos 127v disponíveis.

Porém, ainda é possível encontrar alguns à venda. Como os ambientes de rede monofásica geralmente são mais antigos, os aparelhos que estão há mais tempo no mercado costumam ser os que mais se encaixam neles.

Esse é o caso do ar-condicionado janela. Em geral, os primeiros aparelhos de refrigeração vinham nesse modelo, portanto muitos funcionam a 127v. Outra categoria que opera bem em redes monofásicas é a ar-condicionado portátil.

Entenda mais sobre o aparelho 220v

Por outro lado, um ar-condicionado 220v bifásico é o mais comum no mercado. Isso porque a maioria dos aparelhos são fabricados para atender à demanda de residências que recebem tensão bifásica das concessionárias.

Devido à implementação da energia elétrica ter ocorrido de diferentes formas no Brasil, é comum encontrar diferenças no fornecimento de tensão em cada região. No Sudeste, a rede costuma ser 220v bifásica, enquanto, no Nordeste, é de 220v monofásica, na maioria das vezes.

Isso faz com que existam aparelhos de 220v tanto monofásicos quanto bifásicos. No caso dos primeiros, a tensão total é fornecida por um único condutor fase, além do fio neutro; já no bifásico, ela é dividida em dois fios fase (127v + 127v), sem contar com o condutor neutro.

Cuidados para a instalação

Outra dúvida que muitas pessoas têm: pode-se instalar ar-condicionado 220v monofásico em rede bifásica e vice-versa? Essa é uma questão pertinente em relação ao funcionamento do aparelho.

Assim como o aparelho 220v pode ser instalado em uma rede 127v, o ar-condicionado bifásico pode ser conectado a uma rede monofásica desde que sejam da mesma voltagem. Isso fará com que o equipamento funcione normalmente.

Nesse caso, a única diferença é que ele estará recebendo os 220v de um único condutor fase, além do fio neutro (que não leva voltagem). Portanto, não haverá nenhum problema com o aparelho.

Sabemos que entender essas questões pode ser difícil, então recomendamos a contratação de técnicos especializados  para instalar seu aparelho à tensão elétrica correta. Aqui, na Leveros, temos uma rede de especialistas em todo o Brasil que pode lhe ajudar. Confira os preços e as condições desse serviço em nosso site.

Perguntas mais frequentes sobre ar-condicionado monofásico ou bifásico:

1. Minha rede é 220V Monofásica e o aparelho é 220V Bifásico, o que devo fazer?

Embora os equipamentos condicionadores de ar sejam denominados 220V “monofásicos”, funcionam normalmente em tensão elétrica 220V bifásica, não há necessidade de alterações elétricas e principalmente sem perda da garantia do fabricante.

2. O ar-condicionado monofásico funciona em rede bifásica?

Funciona normalmente, o resultado é 220V ao medir na tomada. A diferença está apenas na ligação elétrica. Monofásico é composta por 1(um) fio fase + 1(um) fio neutro, já o bifásico é composto por 2(dois) fios fase. Obs.: Em ambos os casos precisa ser instalado o fio de aterramento.

3. Posso ligar um climatizador 220v monofásico em rede Trifásica?

É o mesmo processo de funcionamento da pergunta 2, sendo assim funcionará normalmente.

4. Comprei um ar-condicionado de 220 Volts e minha residência é 127 Volts: e agora?

Há imóveis que possuem em seu padrão elétrico de entrada possibilidade de tensões elétricas que não estão “dentro” do imóvel.

Por exemplo: residências em que todas as tomadas e iluminação são bifásico 220V, mas no quadro elétrico do relógio há o fio neutro, neste caso é possível obter tensão elétrica 127V (sendo 1 fase + 1 neutro).

Em algumas regiões é possível adquirir junto à concessionária de energia o fio neutro, mesmo não tendo disponível no padrão elétrico, porém há regiões onde não há disponível, nem é possível tensão elétrica 127V.

5. Ar-condicionado 220V é monofásico ou bifásico?

Normalmente, 220V monofásico, no diagrama elétrico dos manuais de instalação são descritos como: L = Linha/fase + N = Neutro.

6. Posso usar ar-condicionado 220V em rede monofásica?

Sim, desde que seja 220V, pois o 127V também é monofásica, ou seja, não se aplicaria devido ao valor da tensão elétrica ser menor que o necessário.

7. Um ar-condicionado 220v monofásico pode ser instalado em uma rede 127V bifásica?

Não há 127V bifásico, 127V sempre será monofásico, diferente da tensão elétrica 220V que poderá variar entre monofásico, bifásico e trifásico, dependendo da região e padrão elétrico de entrada do cliente.

8. A maior parte dos modelos de ar-condicionado inverter são monofásicos, isso ajuda a reduzir o consumo de energia?

O consumo de energia não está ligado necessariamente e/ou diretamente a tensão elétrica, e sim a potência elétrica consumida do equipamento, o cliente paga o kWh e não a tensão nominal.

Como exemplo: O fabricante LG possui equipamento Hi Wall de tecnologia inverter na capacidade de 9.000 BTU/h nas tensões elétricas 127V e 220V, ambos com a mesma potência consumida 815 (Watts), ou seja, ambos os clientes pagariam o mesmo valor na conta de energia.

9. Minha rede elétrica é bifásica, o correto seria instalar um ar-condicionado monofásico ou bifásico?

Tanto faz, a tensão elétrica 220V/1 (monofásico) ou 220V (bifásico), ambos são padrões normatizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sendo reconhecidas pelos fabricantes de condicionadores de ar.

Sendo assim, não há certo ou errado, e sim o que a concessionária de energia elétrica disponibiliza a seus clientes conforme os padrões e energia da região, geralmente os cliente não podem escolher qual “tipo” chegará a seu estabelecimento, se monofásico, ou bifásico.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com nossos especialistas através do 0800 889 4888

Gostou desse post? Compartilhe com um amigo!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários