Bem-Estar

Ar-condicionado monofásico ou bifásico: conheça as diferenças

Ar-condicionado monofásico ou bifásico: conheça as diferenças

14 de maio de 2021 0 4 min de leitura

Ar-condicionado monofásico ou bifásico: conheça as diferenças

Ar-condicionado monofásico ou bifásico?

Escolher entre um ar-condicionado monofásico ou bifásico é um passo importante na procura por um equipamento de refrigeração para o ambiente. Essa diferença diz respeito à voltagem ideal do aparelho e define a eficiência com a qual ele funciona.

Por isso, antes de comprar ar-condicionado monofásico ou bifásico, é essencial saber que, basicamente, o primeiro tipo conecta-se à rede elétrica por dois condutores: um neutro e um fase, daí o nome. Esses equipamentos funcionam a 110v.

E quanto ao 220v: monofásico ou bifásico? Essa voltagem exige uma explicação mais complicada, pois pode servir a ambos os tipos de aparelhos. O ar-condicionado 220v pode ser tanto um quanto outro, dependendo da região do Brasil. Entraremos em mais detalhes sobre esses modelos agora.

Primeiro, saiba a rede do seu ambiente

Na questão do ar-condicionado monofásico ou bifásico, é importante entender que isso depende diretamente da rede elétrica da sua casa ou apartamento. Não adianta adquirir um aparelho 220v se a sua residência conta com voltagem 110v.

Apesar de ainda funcionar em uma rede que receba 110v, um ar-condicionado 220v conectado à tensão errada terá uma eficiência muito reduzida na refrigeração. Isso não vai danificar ou queimar o aparelho, mas, em alguns casos, o motor pode acabar nem ligando.

Portanto, antes de optar por ar-condicionado monofásico ou bifásico, conheça qual é a voltagem do seu ambiente para garantir o bom funcionamento do equipamento. Recomenda-se que o segundo seja instalado em uma rede 220v. Se você tiver uma rede monofásica, é possível procurar um aparelho que funcione tanto a 110v quanto a 220v, dependendo do seu ambiente.

Se você tem uma rede de 110v, saiba que até existe ar-condicionado que funciona com essa voltagem, mas é difícil encontrá-lo no mercado. A maioria dos modelos à venda costuma ser de 220v. Uma solução para isso pode ser solicitar a alteração da rede junto à concessionária de energia elétrica.

Opções de ar-condicionado 110v

Encontrar um ar-condicionado para uma residência que recebe tensão monofásica é uma das tarefas mais difíceis, devido à quantidade menor de aparelhos 110v disponíveis.

Porém, ainda é possível encontrar alguns à venda. Como os ambientes de rede monofásica geralmente são mais antigos, os aparelhos que estão há mais tempo no mercado costumam ser os que mais se encaixam neles.

Esse é o caso dos ares-condicionados de janela. Em geral, os primeiros aparelhos de refrigeração vinham nesse modelo, portanto muitos funcionam a 110v. Outra categoria que opera bem em redes monofásicas é a portátil.

Entenda mais sobre o aparelho 220v

Por outro lado, um ar-condicionado 220v bifásico é o mais comum no mercado. Isso porque a maioria dos aparelhos são fabricados para atender à demanda de residências que recebem tensão bifásica das concessionárias.

Porém, ainda resta a dúvida sobre ar-condicionado 220v monofásico ou bifásico. Então, vamos entender o porquê do aparelho dessa voltagem poder ser encontrado em ambas opções.

Devido à implementação da energia elétrica ter ocorrido de diferentes formas no Brasil, é comum encontrar diferenças no fornecimento de tensão em cada região. No Sudeste, a rede costuma ser 220v bifásica, enquanto, no Nordeste, é de 220v monofásica, na maioria das vezes.

Isso faz com que existam aparelhos de 220v tanto monofásicos quanto bifásicos. No caso dos primeiros, a tensão total é fornecida por um único condutor fase, além do fio neutro; já no bifásico, ela é dividida em dois fios fase (110v + 110v), sem contar com o condutor neutro.

Cuidados para a instalação

Outra dúvida que muitas pessoas têm: pode-se instalar ar-condicionado 220v monofásico em rede bifásica e vice-versa? Essa é uma questão pertinente em relação ao funcionamento do aparelho.

Assim como o aparelho 220v pode ser instalado em uma rede 110v, o ar-condicionado bifásico pode ser conectado a uma rede monofásica desde que sejam da mesma voltagem. Isso fará com que o equipamento funcione normalmente.

Nesse caso, a única diferença é que ele estará recebendo os 220v de um único condutor fase, além do fio neutro (que não leva voltagem). Portanto, não haverá nenhum problema com o aparelho.

Sabemos que entender essas questões pode ser difícil, então recomendamos o uso de mão de obra especializada para instalar seu aparelho à tensão elétrica correta. Aqui, na Leveros, temos uma rede de especialistas em todo o Brasil que pode lhe ajudar. Confira os preços e as condições desse serviço em nosso site.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários