Dicas

Saiba calcular quanto gasta um ar-condicionado

Saiba calcular quanto gasta um ar-condicionado

28 de julho de 2021 6 4 min de leitura

Saiba calcular quanto gasta um ar-condicionado

Como calcular quanto gasta um ar-condicionado?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é: quanto gasta um ar-condicionado? Esta dúvida é algo comum tanto entre aqueles que querem comprar um aparelho de refrigeração quanto para os que já o possuem e analisam o consumo energético de suas casas ou seus comércios.

A resposta para a questão “quanto gasta um ar-condicionado” não é simples, sendo diferente para cada tipo de ar-condicionado — o modelo, a categoria, a potência, as funções e o fabricante podem influenciar a quantidade de energia que o equipamento consome.

Aqui, neste artigo, nós, da Leveros, mostraremos a você como checar quanto gasta um ar-condicionado por hora. Acreditamos que essa informação é bastante útil para otimizar o uso do aparelho e reduzir gastos. Então, vamos lá!

Fatores que influenciam no gasto

Para saber quanto consome um ar-condicionado antes de comprá-lo, você precisará levar em consideração alguns dados sobre cada dispositivo: a categoria, o ciclo, a potência e o perfil tecnológico do modelo.

Categoria

Quando falamos de categoria, nos referimos aos modelos de janela, split ou portátil, pois cada um costuma ter um consumo diferente. Em um split, também é preciso considerar as subcategorias, como piso teto, hi-wall e cassete, pois elas podem influenciar o funcionamento da máquina e quanto ela gasta.

Ciclo reverso

O ciclo do aparelho que nos referimos aqui diz respeito à presença ou à ausência do chamado “ciclo reverso”, função que permite que o ar-condicionado também aqueça o ar, além de resfriá-lo. 

Como a função é alterada, a quantidade de energia utilizada é diferente para cada processo. A vantagem é que, se um mesmo equipamento faz as duas coisas, não é necessário ter outra máquina só para aquecer o ar.

Potência

Em termos de potência, queremos dizer que é diferente saber quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs em comparação a um equipamento mais potente. Em geral, quanto mais BTUs são gerados por hora, mais energia é consumida.

Então, sabendo o consumo de outra máquina, poderemos calcular quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs e deduzir o mesmo para modelos mais potentes.

Tecnologia

Quando falamos de perfil tecnológico do dispositivo, nos referimos às tecnologias como do compressor inverter. Nessa categoria, o ar-condicionado funciona em um ciclo contínuo de baixa rotação, sem ligar ou desligar completamente.

Como isso altera drasticamente o funcionamento do motor, a quantidade de energia gasta é diferente. A grande vantagem é que o modelo inverter costuma ser bem mais econômico que o de funcionamento convencional, diminuindo em até 60% o consumo de energia.

Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado

Além de questões relativas ao modelo e à tecnologia do aparelho, é preciso checar mais uma informação importante para saber quanto de energia gasta um ar-condicionado.

No manual do produto, leia qual é o valor de kWh (quilowatt por hora). Com isso, é possível saber o consumo de eletricidade da máquina em uma hora. Se você calcular quanto vai vir em sua conta de luz ao fim de um mês, existe uma fórmula interessante. 

Pegue o valor de kWh do dispositivo, multiplique-o pela quantidade média de horas por dia que o aparelho será usado, pelo número de dias por mês e pelo valor da tarifa de energia (reais por kWh) de seu município. No fim, divida isso por 30 (o número total de dias em um mês).

Em um exemplo, se quiser saber quanto gasta um ar condicionado ligado 8 horas por dia, 20 dias por mês, com kWh de 17,5 e uma tarifa de 0,5 R$/kWh, divida o resultado das multiplicações por 30. O resultado seria cerca de R$ 46,67 por mês.

Ar-condicionado com economia é na Leveros

Agora que você já sabe quanto gasta um ar-condicionado inverter ou de outros modelos, que tal visitar nossa loja para conferir os aparelhos de refrigeração mais econômicos?

Aqui, na Leveros, há uma vasta quantidade de máquinas e modelos diferentes para você escolher, cada um adaptando-se às diferentes necessidades de cada consumidor.

Aproveite que aprendeu quanto gasta um ar-condicionado com este artigo e siga em frente para comprar o dispositivo mais econômico para climatizar seu ambiente. Para ajudar ainda mais o seu bolso, a Leveros facilita o pagamento com as opções de parcelamento. Peça já o seu e tenha ainda mais conforto em casa!

 

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários