Dicas

Saiba calcular quanto gasta um ar-condicionado

Saiba calcular quanto gasta um ar-condicionado

28 de julho de 2021 8 4 min de leitura

Saiba calcular quanto gasta um ar-condicionado

Como calcular quanto gasta um ar-condicionado?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é: quanto gasta um ar-condicionado? Esta dúvida é algo comum tanto entre aqueles que querem comprar um aparelho de refrigeração quanto para os que já o possuem e analisam o consumo energético de suas casas ou seus comércios.

A resposta para a questão “quanto gasta um ar-condicionado” não é simples, sendo diferente para cada tipo de ar-condicionado — o modelo, a categoria, a potência, as funções e o fabricante podem influenciar a quantidade de energia que o equipamento consome.

Aqui, neste artigo, nós, da Leveros, mostraremos a você como checar quanto gasta um ar-condicionado por hora. Acreditamos que essa informação é bastante útil para otimizar o uso do aparelho e reduzir gastos. Então, vamos lá!

Fatores que influenciam no gasto

Para saber quanto consome um ar-condicionado antes de comprá-lo, você precisará levar em consideração alguns dados sobre cada dispositivo: a categoria, o ciclo, a potência e o perfil tecnológico do modelo.

Categoria

Quando falamos de categoria, nos referimos aos modelos de janela, split ou portátil, pois cada um costuma ter um consumo diferente. Em um split, também é preciso considerar as subcategorias, como piso teto, hi-wall e cassete, pois elas podem influenciar o funcionamento da máquina e quanto ela gasta.

Ciclo reverso

O ciclo do aparelho que nos referimos aqui diz respeito à presença ou à ausência do chamado “ciclo reverso”, função que permite que o ar-condicionado também aqueça o ar, além de resfriá-lo. 

Como a função é alterada, a quantidade de energia utilizada é diferente para cada processo. A vantagem é que, se um mesmo equipamento faz as duas coisas, não é necessário ter outra máquina só para aquecer o ar.

Potência

Em termos de potência, queremos dizer que é diferente saber quanto gasta um ar-condicionado de 9.000 BTUs em comparação a um equipamento mais potente. Em geral, quanto mais BTUs são gerados por hora, mais energia é consumida.

Então, sabendo o consumo de outra máquina, poderemos calcular quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs e deduzir o mesmo para modelos mais potentes.

Tecnologia

Quando falamos de perfil tecnológico do dispositivo, nos referimos às tecnologias como do compressor inverter. Nessa categoria, o ar-condicionado funciona em um ciclo contínuo de baixa rotação, sem ligar ou desligar completamente.

Como isso altera drasticamente o funcionamento do motor, a quantidade de energia gasta é diferente. A grande vantagem é que o modelo inverter costuma ser bem mais econômico que o de funcionamento convencional, diminuindo em até 60% o consumo de energia.

Como calcular o consumo de energia do ar-condicionado

Além de questões relativas ao modelo e à tecnologia do aparelho, é preciso checar mais uma informação importante para saber quanto de energia gasta um ar-condicionado.

No manual do produto, leia qual é o valor de kWh (quilowatt por hora). Com isso, é possível saber o consumo de eletricidade da máquina em uma hora. Se você calcular quanto vai vir em sua conta de luz ao fim de um mês, existe uma fórmula interessante. 

Pegue o valor de kWh do dispositivo, multiplique-o pela quantidade média de horas por dia que o aparelho será usado, pelo número de dias por mês e pelo valor da tarifa de energia (reais por kWh) de seu município. No fim, divida isso por 30 (o número total de dias em um mês).

Ar-condicionado com economia é na Leveros

Agora que você já sabe quanto gasta um ar-condicionado inverter ou de outros modelos, que tal visitar nossa loja para conferir os aparelhos de refrigeração mais econômicos?

Aqui, na Leveros, há uma vasta quantidade de máquinas e modelos diferentes para você escolher, cada um adaptando-se às diferentes necessidades de cada consumidor.

Aproveite que aprendeu quanto gasta um ar-condicionado com este artigo e siga em frente para comprar o dispositivo mais econômico para climatizar seu ambiente. Para ajudar ainda mais o seu bolso, a Leveros facilita o pagamento com as opções de parcelamento. Peça já o seu e tenha ainda mais conforto em casa!

 

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários