Dicas

Saiba como instalar ar-condicionado de janela

Saiba como instalar ar-condicionado de janela

30 de julho de 2021 0 4 min de leitura

Saiba como instalar ar-condicionado de janela

Como instalar ar-condicionado de janela?

Quer aprender como instalar ar-condicionado de janela antes de comprar seu aparelho? Aqui neste artigo, nós, da Leveros, explicamos o modo de realizar isso em alguns passos.

Porém, antes de tudo, saiba que é necessário ter algumas ferramentas em mãos, força física para carregar a máquina e certos conhecimentos de elétrica e mecânica para fazer a instalação. Em alguns casos, também pode ser preciso fazer um vão em sua parede caso não haja o espaço adequado.

Se você não tiver algum desses pré-requisitos, recomendamos buscar ajuda profissional para fazer o serviço, veja como instalar ar-condicionado de janela agora.

Onde instalar o ar-condicionado de janela?

O ar-condicionado de janela pode ser instalado, como o próprio nome já sugere, em vãos de janelas, vitrôs ou até aberturas nas paredes feitas para esse tipo de aparelho.

Caso não haja um local adequado para a máquina na parede de seu cômodo, pode ser necessário abrir um buraco com o tamanho do ar-condicionado de janela para depois instalá-lo. Outras dimensões que você considerar dizem respeito à distância dele para o piso e para outras paredes. 

A altura ideal para o dispositivo refrigerar o ambiente eficientemente é de 1,5 metros pelo menos. Isso porque, como o ar frio é mais pesado, vai sempre em direção ao piso, então precisa partir de um ponto mais alto para refrescar.

Para o ar-condicionado de janela com controle ser ainda mais eficiente, é recomendado instalá-lo em um ponto a pelo menos 0,5 metro de distância de outras paredes. Assim, ele fica em uma posição mais central e distribui a corrente de ar frio igualmente pelo espaço.

Como fixar o aparelho

Colocar o aparelho em um vão na parede, no espaço da janela ou em um vitrô pode divergir na maneira como instalar ar de janela. Cada um tem necessidades e recomendações próprias, vamos entrar em detalhe sobre isso agora:

Na parede

É possível abrir um vão em sua parede para instalar o ar-condicionado de três formas: em um caixonete de madeira; em uma caixa de concreto; ou diretamente sobre a parede.

Então, como colocar caixonete de ar-condicionado de madeira ou caixa de concreto? Marque o suporte na parede com um lápis e depois abra o vão com uma marreta e uma talhadeira. Feito isso, coloque o caixonete no local, depois o ar-condicionado e vede qualquer abertura com espuma para o ar frio não escapar.

Enquanto está vendo como instalar suporte para ar-condicionado de janela, lembre-se de que tanto o caixonete de madeira quanto a caixa de concreto precisam ter uma base extra para a parte externa do ar-condicionado. Em geral, ela deve ter em torno de 20 cm de comprimento.

Em janela ou vitrô

Se você não tiver como instalar ar-condicionado de janela abrindo um buraco na parede de sua residência, é possível colocar o ar-condicionado diretamente sobre uma janela ou um vitrô.

Porém, para isso, é preciso se certificar de que a janela tenha as dimensões necessárias para acomodar a máquina. Estando tudo certo, você deve instalar o dispositivo sobre o parapeito sem que ele fique em contato com os vidros.

Para isso, faça uma nova moldura em torno do ar-condicionado após inseri-lo no vão. Sarrafos de madeira podem ser utilizados, mas lembre-se de usar parafusos para fixá-los. Para a parte externa do aparelho, é possível instalar um suporte de alumínio ou de aço em formato de ‘L’ invertido.

Ar-condicionado de janela é na Leveros

Como agora você já conhece o melhor jeito de como instalar ar condicionado de janela em apartamento, que tal aproveitar e comprar seu novo aparelho? A Leveros é o lugar certo para isso.

Quando se trata de climatização de ambientes, aqui você encontra as soluções que precisa. Em nossa loja, há uma grande variedade de modelos, tamanhos e potências para todo tipo de espaço.

Venha conhecer os produtos e serviços de uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado e torne seu ambiente ainda mais confortável!

Para dicas de como limpar o Ar-condicionado Janela clique aqui!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários