Dicas

Saiba como limpar ar-condicionado de janela

Saiba como limpar ar-condicionado de janela

31 de maio de 2021 3 4 min de leitura

Saiba como limpar ar-condicionado de janela

Aprenda como limpar ar-condicionado de janela!

Saber como limpar ar-condicionado de janela é uma tarefa importante para quem tem esse aparelho em casa ou no escritório. A limpeza garante o bom funcionamento e uma longa vida útil do dispositivo. Vamos então verificar o passo a passo de como realizar esse trabalho você mesmo.

A limpeza da parte externa

Caso sinta algum cheiro forte de bolor ou mofo, está na hora de fazer uma higienização no equipamento. Então, aqui vai uma dica de como limpar um ar-condicionado mesmo que por fora.

Pegue água oxigenada e coloque-a em um borrifador. Esse produto é mais indicado que o álcool, pois não é inflamável. Certifique-se, após isso, de que o ar-condicionado está desligado.

O próximo passo de como limpar ar-condicionado de janela é borrifar a água oxigenada na parte externa da máquina, principalmente nos possíveis focos de mofo. Terminando, deixe o dispositivo secar por completo antes de ligá-lo novamente.

Limpando os filtros

Parte dessa limpeza de ar-condicionado deve ser feita separadamente do resto da máquina. Os filtros devem ser retirados de dentro do equipamento para serem limpos um por um.

Remova-os do aparelho pelo menos uma vez por mês e lave-os em água morna corrente ou uma bacia. Também se pode utilizar a mangueira de um aspirador de pó para remover resíduos resistentes. Isso impede que o ar liberado no cômodo tenha impurezas ou germes.

Seque os filtros antes de recolocá-los no ar-condicionado. Inicialmente, isso pode ser feito com uma toalha. Depois, basta deixá-lo secar por alguns minutos. Não se deve colocá-los no equipamento ou ligar caso os filtros ainda estejam molhados.

Para ter acesso aos filtros, deve-se retirar o painel frontal do ar-condicionado de janela. Antes disso, desligue o equipamento e deixe-o fora da tomada, depois tire os parafusos se houver e desencaixe o painel. Para ter mais certeza, cheque o manual de instruções.

Limpeza das aletas do ar-condicionado

Além dos filtros, também é importante saber como limpar ar-condicionado de janela internamente. Uma boa ideia é aproveitar para higienizar as aletas de alumínio no momento de destampar a máquina e retirar o painel frontal.

Pegue um pente fino ou pincel de cerdas macias e passe entre elas com cuidado para retirar a sujeira. Também utilize luvas de proteção para fazer esse trabalho sem se cortar.

Para evitar riscos à máquina ou a você, em vez de realizar essa higienização manualmente, um bom produto para limpar ar-condicionado internamente é o detergente ácido

Ele realiza uma limpeza profunda das aletas de alumínio sem a necessidade de pentes, escovas ou pincéis. A composição química desse produto permite a retirada até mesmo sujeira encrostada nas serpentinas.

Outros cuidados com o ar-condicionado

Algumas dicas vão além de saber como limpar ar-condicionado de janela. Elas são práticas e cuidados interessantes de serem realizados para reduzir a sujeira e os germes que podem se acumular no equipamento.

Uma boa prática é a de não ligar e desligar o dispositivo excessivamente sem necessidade. Isso pode ser um problema, pois é nesses momentos que a água condensada evapora, o que favorece o surgimento de micróbios.

Outra dica que não faz parte de um kit limpeza de ar-condicionado, mas funciona muito bem, é cobrir o equipamento com uma lona em épocas mais frias do ano. Como ele não deve ser usado, não há necessidade de deixá-lo exposto ao acúmulo de poeira.

É possível até mesmo ir além, retirar o ar-condicionado de janela do local onde está instalado durante esses períodos e guardá-lo. Assim, ele fica ainda menos exposto ao exterior.

Ar-condicionado de janela é na Leveros

Agora que você já sabe como limpar o equipamento de forma segura e correta que tal adquirir seu novo ar janela? Aqui na Leveros você encontra diversidade de modelos e capacidades das melhores marcas do mercado, acesse ao nosso site!

Leia também: Qual o melhor ar-condicionado de janela?

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários