Dicas

Eficiência energética do ar-condicionado: Entenda tudo sobre!

Eficiência energética do ar-condicionado: Entenda tudo sobre!

04 de abril de 2022 0 4 min de leitura

Eficiência energética do ar-condicionado: Entenda tudo sobre!

Entenda sobre eficiência energética do ar-condicionado

Cada vez mais precisamos adquirir produtos com menor consumo elétrico. Na climatização de ambientes estão surgindo ótimas opções com a tecnologia inverter e essa inovação veio para revolucionar o mercado! Então, entenda tudo sobre a eficiência energética do ar-condicionado!

Com o passar dos anos a conta de luz fica mais cara, prejudicando o bolso dos brasileiros e os recursos naturais da terra. Por isso, é necessário pensar bem antes de comprar um eletrodoméstico e principalmente verificar suas procedências.

O que é eficiência energética do ar-condicionado?

O significado da palavra eficiência está ligado a tempo e a capacidade de algo ser produtivo, por exemplo, você ter realizado uma tarefa com pouco recursos em um tempo adequado e concluída com sucesso, podemos dizer que foi eficiente.

Portanto, eficiência é produzir os mesmo resultados com menos recursos ou conseguir resultados melhores com os mesmos recursos. No caso da eficiência energética, está relacionada com o quanto de energia é necessária para fazer algo funcionar.

Por exemplo, quando pensamos em dois ares-condicionados, aquele que climatiza o ambiente em menor tempo e economiza mais energia, terá a chamada eficiência energética. Mas para ajudar as pessoas a entenderem quais eletrodomésticos são mais eficientes que outros, o Selo Procel foi desenvolvido.

Vale ressaltar que a eficiência energética também está ligada com a maneira que utilizamos a energia.

Por que é importante a eficiência energética do ar-condicionado?

A eficiência energética se faz importante pelo alto consumo de energia mundial e o desperdício de energia elétrica são muito comuns na indústria. Por isso, é essencial reduzir a conta de luz, garantir o melhor desempenho e vida útil dos aparelhos!

Além disso, o Brasil é o 22º na posição do ranking divulgado pelo American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE) dos países que mais consomem energia no mundo. Portanto, precisamos enfatizar cada vez mais o Programa de Eficiência Energética (PEE) cujo objetivo é reduzir o consumo no país.

Economia com energia solar

A tecnologia da energia solar evolui cada vez mais e agora é possível otimizar ao máximo a geração das placas, melhorando os dividendos de energia, reduzindo custos de manutenção com um monitoramento em nível de módulo, ou seja, proporciona economia de energia e financeira.

Conheça mais sobre o poder da energia solar acessando aqui!

O que é Selo Procel?

O Selo Procel de energia foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.

O programa conta com parcerias formadas junto ao Inmetro com a Associação de Fabricantes, para estimular a disponibilidade de equipamentos mais eficientes no mercado Brasileiro.

A cada aparelho que possui uma etiqueta que contém a classificação do consumo de energia e seu grau de eficiência energética, também demonstra o tipo de equipamento e marca do fabricante.

O Selo Procel com classificação A garante que os equipamentos consomem menos energia e muitas vezes com um melhor desempenho. Por isso, recomendamos adquirir apenas eletrodoméstico ou esta classificação.
Conheça as formas de economizar energia

Separamos algumas dicas de como economizar energia, confira abaixo:

1. Compre eletrodomésticos com o Selo Procel com classificação A de energia;
2. Tire os eletrodomésticos da tomada quando não utilizar;
3. Aproveite a iluminação natural e não ligue luzes durante o dia;
4. Lâmpadas fluorescentes ou de LED consomem menos energia;
5. Troque o chuveiro elétrico pelo chuveiro a gás, além do banho ser mais potente, é mais econômico;
6. Feche as portas e janelas ao utilizar o seu ar-condicionado;
7. Veja a possibilidade de instalar energia solar em sua casa ou comércio, a economia é incrível e duradoura.

Você ainda tem dúvidas se o ar-condicionado gasta muita energia? Clique aqui e confira tudo sobre esse assunto!

Aproveite e conheça mais produtos no nosso Site. Gostou desse post, então compartilhe!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários