Dicas

Saiba o que fazer durante vazamento de gás do ar-condicionado

Saiba o que fazer durante vazamento de gás do ar-condicionado

01 de abril de 2022 0 5 min de leitura

Saiba o que fazer durante vazamento de gás do ar-condicionado

Entenda sobre vazamento de gás do ar-condicionado

O ar-condicionado é um equipamento que precisa de muitos cuidados e atenção na hora de utilização. Por possuir muitos itens e peças delicadas, o seu ar-condicionado precisa estar com a manutenção em dia, evitando assim acidentes, como o vazamento de gás.

Mas, se caso acontecer, você sabe o que fazer durante um vazamento de gás do ar-condicionado? Como esse problema pode acontecer e quais os seus riscos? Acompanhe esse artigo exclusivo do Blog Leveros e saiba tudo!

Gás refrigerante do ar-condicionado

Dentre tudo o que compõe o sistema de climatização e permite o bom funcionamento do ar-condicionado, o gás refrigerante é uma das partes mais importantes. Graças a ele, é possível ter a climatização no ambiente, ele tem como principal papel absorver a temperatura quente e resfriá-la.

Existem muitos tipos de gases para ar-condicionado, mas os mais comuns não agridem o ambiente. Isso ajuda a deixar o equipamento mais ecologicamente correto e proporcionando mais qualidade de vida para você e sua família.

O que pode causar o vazamento de gás de ar-condicionado?

Um dos principais motivos que podem ocasionar o vazamento de gás do ar-condicionado é a instalação incorreta. É importante sempre lembrar que o ar-condicionado deve ser instalado por um profissional capacitado, o que evita muitos acidentes e a danificação do seu aparelho.

As tubulações velhas também podem ser motivos de possíveis fugas de gás, por isso, é ideal ter um técnico para verificar esses itens na hora da instalação.

Como detectar?

A detecção do vazamento de gás vindo do ar-condicionado pode ser feita de maneira bem simples, afinal, quando isso ocorre, o equipamento começa a apresentar um mau funcionamento.

Quando a perda de gás começa a acontecer, o seu ar-condicionado começa a ter uma menor eficiência. Isso acontece, pois ele não está utilizando todo o gás que precisa para entregar a performance esperada, dificultando a climatização do ambiente.

Não esqueça também de observar o manual de instruções, já que cada modelo possui instruções e testes diferentes para identificar a fuga do gás. Com as informações necessárias, é mais fácil de cuidar do aparelho e evitar algum tipo de dano ao seu sistema.

Riscos do vazamento de gás

Mesmo que os gases atuais dos sistemas de ar condicionados sejam mais limpos, o vazamento de gás costuma trazer alguns riscos. Confira mais sobre eles:

Para você Para o aparelho


Drástica perda de eficiência do aparelho;

Aumento considerável no consumo da energia elétrica.


Aumento considerável no consumo da energia elétrica;

Desgaste das peças de maneira mais rápida;

Necessidade de manutenção corretiva;

Reduzir sua vida útil de funcionamento

 

O que fazer durante o vazamento de gás de ar-condicionado?

Caso o problema não tenha sido identificado antes, é importante recorrer a uma visita técnica especializada. Esse profissional precisa ser credenciado para trabalhar com o modelo de ar-condicionado presente na sua casa, evitando assim novos problemas. Veja outras dicas importantes para reparar o vazamento:

Receba uma visita antes da instalação

Antes de realizar a sua instalação, solicite uma visita técnica prévia. Nesse momento, o profissional visita a sua casa e verifica todos os itens antes de colocar o aparelho, alertando sobre algum possível problema e possibilitando que você realize o reparo necessário previamente.

Além disso, contrate também um serviço de instalação de qualidade, como o da Leveros! Trabalhamos com técnicos qualificados para a instalação dos mais diversos modelos de ar-condicionado e oferecemos um serviço completo de muita confiança

Venha conhecer os serviços de instalação de ar condicionado da Leveros!

Verifique a garantia

Todo o equipamento de ar-condicionado possui uma garantia oferecida pela fabricante. O período de vigência dessa situação vai depender muito do modelo e da marca, por isso, veja qual a sua garantia e se será possível entrar em contato com a assistência técnica da empresa quando o vazamento do gás do seu aparelho começar.

Faça manutenções preventivas

Outra maneira de evitar o problema de vazamento de gás do ar-condicionado é realizando uma manutenção preventiva. Essa manutenção é realizada com certa periodicidade, com a intenção de evitar problemas no ar-condicionado ou outros equipamentos.

Ela costuma ser mais em conta do que a manutenção corretiva, o tipo destinado para resolver o seu problema depois que ele já começou, e é muito eficiente para evitar vazamentos de gás.

Como os condicionadores de ar costumam ter uma longa vida útil, as manutenções preventivas são ótimas para preservar o seu aparelho.

Peça para o instalador verificar o sistema

Na hora da instalação também é possível prevenir esse problema do vazamento. Converse com o seu instalador e saiba qual a situação dos cabos e fios da sua casa. Isso evita muitos problemas posteriores e ainda deixa a instalação melhor.

Tenha os melhores equipamentos

Ainda que o vazamento possa ocorrer independente do equipamento, é importante que o seu sistema de climatização seja composto por itens de muita qualidade. Aparelhos feitos por marcas especializadas e de confiança são mais propensos a durarem e trazer conforto para a sua casa.

Quer um aparelho de ar-condicionado de qualidade? Venha conhecer o site da Leveros! São muitos modelos de marcas e tamanhos diferentes, que podem se encaixar a sua necessidade seja ela qual for.

Acesse agora e escolha o seu ar-condicionado!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários