Dicas

Ventilador e ar-condicionado: descubra a diferença e qual o melhor para você!

Ventilador e ar-condicionado: descubra a diferença e qual o melhor para você!

29 de março de 2022 0 6 min de leitura

Ventilador e ar-condicionado: descubra a diferença e qual o melhor para você!

Ventilador e ar-condicionado: descubra a diferença!

O Brasil é um país tropical que convive com o sol e dias quentes quase diariamente. Por isso, é importante sempre se manter hidratado e contar com um bom aparelho para refrescar o ambiente é ainda melhor!

Mas, dentre tantas opções, qual é a melhor: ventilador ou ar condicionado? No conteúdo de hoje você vai conhecer mais esses dois tipos de equipamento, suas características e onde comprar o item que mais gostar.

Continue acompanhando esse artigo do blog da Leveros e boa leitura!

Por que é importante se refrescar nos dias quentes?

Ficar fresco durante os dias quentes vai muito além de uma questão de saúde. Dormir com temperaturas muito altas pode atrapalhar o sono, influenciar na nossa capacidade de concentração e trazer outras dificuldades no dia a dia.

Contar com um aparelho que ajuda a deixar o seu ambiente mais fresco é uma excelente maneira de aliviar os desconfortos causados pelo calor. Para fazer isso de maneira eficiente, você pode escolher entre os aparelhos mais eficazes disponíveis no mercado: o ventilador ou o ar condicionado.

Venha conhecer mais sobre esses modelos de equipamentos:

Ventilador

ventilador de mesa

Muito conhecido no nosso país, o ventilador tem um sistema muito simples de funcionamento: ele produz vento com a sua hélice, proporcionando uma melhor circulação de ar. Por esse motivo, ele é a escolha perfeita para ambientes que tenham uma janela que precise circular o ar para deixar menos quente, por exemplo.

A sua capacidade vai depender de fatores como o tipo de ventilador, sendo eles:

Cada um desses modelos é aplicado para um ambiente diferente, se adequando a sua necessidade, quantidade de pessoas presente no espaço e outras informações relevantes.

Outra informação importante, é ter uma passagem de ar em algum lugar do espaço, assim, fica mais fácil renovar o ar e conseguir apreciar uma brisa mais fresca.

Vantagens

Apesar de não refrigerar o ar, o ventilador possui vantagens únicas. Algumas delas são:

  • versatilidade: o ventilador é bem versátil e, dependendo do modelo, você pode transportar com mais facilidade e até levá-lo para viagens;
  • fácil instalação: como esse aparelho tem uma estrutura pré montada, a instalação pode ser feita a partir da leitura do manual sem necessitar de um técnico;
  • custo-benefício: os ventiladores possuem um ótimo custo-benefício, indicados para quem não quer gastar muito, mas precisa de um item para ajudar a combater o calor;
  • pouca manutenção: o ventilador não precisa de manutenção, necessário apenas retirar as grades para tirar a poeira das hélices.

Ar-condicionado

ar-condicionado

O ar-condicionado, diferente do ventilador, precisa de um lugar todo fechado para operar corretamente. Ele refrigera o ar, ou seja, quanto menos troca de ar ocorrer no local, melhor para o desempenho do seu ar-condicionado!

Independente da quentura que o ambiente esteja, basta você adicionar a temperatura desejada e controlar os números para que o seu espaço fique mais fresco. No entanto, é importante saber a melhor posição para a instalação, já que o jato de ar frio pode ser desconfortável para algumas pessoas.

A capacidade, tamanho e quantidade de ambientes refrigerados dependerá do modelo de ar condicionado. Confira:

Antes de escolher o seu modelo, verifique qual o melhor tipo de ar-condicionado para o ambiente que deseja refrigerar e defina, qual o melhor sistema de componentes para o bem-estar de todos.

É essencial também realizar um cálculo relativo à potência em BTUs, pois isso tem muita ligação com a entrega do ar-condicionado. Quer saber mais sobre esse tema? Veja nosso conteúdo que explica o que é BTU e te mostra como calcular a potência do ar!

Vantagens

Veja algumas vantagens que só o ar condicionado pode te proporcionar:

  • eficiência: quando comparado com o ventilador, o ar condicionado refrigera muito mais em menos tempo;
  • mais controle: com a possibilidade de programar a temperatura e dar mais precisão, você tem o controle do ambiente na palma da mão de forma confortável;
  • filtragem de ar: além de refrigerar o ambiente, o ar-condicionado remove todas as impurezas do ar com a sua função de filtragem, garantindo mais qualidade de vida;
  • múltiplas funções: o ar-condicionado também possui múltiplas funções, como o modo ventilação, que faz o ar circular por todo o ambiente.

Comparação

Para facilitar ainda mais a sua tomada de decisão, veja um pequeno comparativo entre o ventilador e ar condicionado:

Aparelho Portátil Múltiplas funções Programação de funções Filtra o ar Ideal para ambientes grandes
Ventilador Sim Não Não Não Depende do modelo
Ar condicionado Depende do modelo Sim Sim Sim Sim

 

Ventilador e ar condicionado: qual o melhor?

Após apresentar todas as principais características desses equipamentos, resta a dúvida: qual o melhor, ventilador e ar condicionado? A resposta é: depende!

Cada modelo tem a sua distinção, tendo funções parecidas como a de refrescar o calor, mas também possuindo características muito únicas. Se você precisa de um item para diminuir o calor e seja portátil, o ventilador pode ser uma excelente opção. Mas, se preferir um aparelho que filtra o ar e traz mais conforto ao ambiente, o ar condicionado é perfeito.

Por isso, antes de tomar a sua decisão, pense nas suas necessidades, vontades, disponibilidade de instalação e outros tópicos importantes para o bom aproveitamento de um equipamento como esse. Com certeza, você escolherá o aparelho perfeito para aproveitar os dias mais quentes do ano bem acompanhado!

Onde comprar um ventilador ou ar condicionado de qualidade?

Na hora de fazer a sua compra, você precisa escolher um lugar de confiança. Por isso, o melhor lugar é a Leveros!

A Leveros trabalha há mais de 40 anos na comercialização e instalação de ar condicionado e outros itens para refrescar a sua casa. Contamos com extenso catálogo de produtos para garantir o melhor, estando com 6 lojas físicas espalhadas pelo Brasil.

No nosso site, você encontra modelos de ar condicionado dos mais variados tipos, fabricados e desenvolvidos pelas melhores marcas do mundo, com tecnologias incríveis para o seu bem-estar.

Entre no site da Leveros e compre hoje mesmo seu novo ar condicionado!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários