Dicas

O que é BTU? Saiba como calcular a potência do ar

O que é BTU? Saiba como calcular a potência do ar

06 de julho de 2020 0 4 min de leitura

O que é BTU? Saiba como calcular a potência do ar

Afinal o que é BTU?

Você sabe o que é BTU e como ele impacta o funcionamento do seu ar-condicionado? Na hora de comprar um aparelho de climatização, é muito importante estar atento a alguns detalhes e a potência é um dos principais quesitos. A Leveros explica melhor esse assunto!

Explicando o que é BTU

BTU se trata da sigla em inglês do termo “British Thermal Unit”, ou Unidade Térmica Britânica. Essa referência é utilizada para medir a potência de resfriamento de um aparelho de ar-condicionado. Quanto maior o valor de BTUs, mais forte é o aparelho.

Para se ter uma noção, uma única unidade de BTU é capaz de fazer a redução de 500 ml de água em 0,56ºC. Fatores como a densidade e o peso da água são considerados e impactam diretamente o tamanho do espaço onde o aparelho será instalado.

Contar com uma boa quantidade de BTUs traz mais agilidade de refrigeração, maior alcance e consistência do ar no espaço, o que traz maior conforto aos ocupantes do ambiente e harmonização uniforme da temperatura.

O que considerar na avaliação dos BTUs?

Ao discutir sobre o que significa BTU, é comum pensar que quanto mais unidades de potência, melhor. Mas não necessariamente. Em vez de procurar pelo aparelho com mais força de resfriamento, o ideal é direcionar as buscas para o conjunto mais adequado ao ambiente em que será utilizado.

Adquirir um ar-condicionado com a quantidade de BTUs errada — tanto para menos quanto para mais — pode prejudicar a experiência, o equilíbrio e a vida útil do aparelho. Por isso, é importante levantar todos os fatores para que a calculadora de BTUs ar-condicionado determine a potência perfeita.

Dados como: área total do espaço, quantidade de janelas presentes, nível de exposição ao Sol, dispositivos eletrônicos presentes no ambiente e fluxo de pessoas circulando, por exemplo, são cruciais para o cálculo de BTUs correto. Mas falaremos disso mais adiante.

Vale ressaltar que, quanto mais potente for o seu aparelho, maior será o seu tamanho e peso. Dessa forma, certifique-se de avaliar se há espaço e estrutura suficiente para a instalação! do conjunto de ar-condicionado.

Variação de BTUs nos aparelhos de ar-condicionado

As medidas de potência podem ter uma enorme variação. Aparelhos mais fracos começam com 7.000 BTUs. Os de média potência, por sua vez, costumam ficar com 12.000. Equipamentos mais robustos podem chegar a 64.000 BTUs, e, em certos casos, 80.000, até atingirem a chamada TR (tonelada de refrigeração).

Contar com um exemplar de baixa potência certamente traz uma redução do consumo de energia e, consequentemente, economia de dinheiro. Mas é fundamental lembrar que um aparelho com menos BTUs do que o recomendado pode acabar gastando muito mais do que um modelo adequado exigiria.

Como fazer o cálculo de BTU?

A partir do momento em que se mensura o nível de calor incidente no espaço, é possível ter clareza na hora de definir a potência do aparelho de ar-condicionado, que depende dessa força para transformar ar quente em ar frio.

Normalmente, a quantidade de BTUs por m² fica em torno de 600. Para cada pessoa presente no ambiente e para cada equipamento eletrônico funcionando no espaço, mais 600 BTUs devem ser adicionados à soma. Se o ambiente em questão for muito exposto à luz solar, é necessário aumentar essa referência para 800.

Exemplos práticos

Ao trazermos esse cálculo para um exemplo prático, a visualização fica mais fácil. Em um cômodo com 12 m², ocupado por somente uma pessoa e com pouca incidência solar, o cálculo seria: (600 x 12) + 600 = 7.800 BTUs. Nesse caso, um ar-condicionado 9.000 BTUs atende à demanda com tranquilidade.

Em um outro exemplo, ainda no mesmo espaço, mas com maior exposição ao calor, o cálculo será: (800 x 12) + 800 = 10.400. Se houver outra pessoa ou um computador no ambiente, a conta fica em: (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200. Essa simulação pede um ar-condicionado de 12.000 BTUs.

Se ainda resta dúvidas sobre como fazer o cálculo ideal para saber qual aparelho melhor se encaixa nas suas necessidades, a Leveros disponibiliza para você uma calculadora on-line!, prática e simples.

Conte com a Leveros para comprar seu ar-condicionado

Neste conteúdo, você teve uma explicação sobre o que é BTU e qual sua importância no momento de escolher seu modelo, e descobriu também como fazer o cálculo BTU on-line, para não errar ao comprar seu aparelho e garantir seu conforto.

Na Leveros, você encontra aparelhos de ar-condicionado das marcas mais conhecidas e referência de mercado, como LG, Elgin, Daikin e Carrier. Aqui você também conta com várias opções de potência, melhores preços e ofertas imperdíveis!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários