Dicas

Capacidade de ar-condicionado: saiba como calcular

16 de julho de 2021 0 5 min de leitura

Capacidade de ar-condicionado: saiba como calcular

Calcular a capacidade de ar-condicionado necessária para seu ambiente é uma das etapas mais importantes ao escolher um aparelho de refrigeração. Com isso, você consegue determinar o equipamento certo para sua necessidade no momento.

Optar por um dispositivo com a capacidade de refrigeração ideal também é importante para garantir que o local será climatizado com eficiência. Caso não haja a quantidade de BTUs necessárias, a geração de ar frio pode ser insuficiente para preencher todo o espaço.

Assim, percebe-se a relevância de selecionar um ar-condicionado que tenha a potência adequada para dar conta do recado. Neste artigo, mostramos como você pode fazer isso e o que é essa capacidade de ar-condicionado.

Sobre a capacidade de ar-condicionado

Em um país tropical de clima mais quente como o Brasil, a procura por um ar-condicionado é naturalmente maior que em outras partes do mundo. Isso é evidente devido à necessidade de resfriar o ar para ter temperaturas mais confortáveis.

Porém, não basta simplesmente escolher qualquer dispositivo: deve-se considerar categorias, funções e tecnologias de cada modelo. Porém, acima de tudo, é preciso optar por aquele com a potência ideal para sua casa ou seu estabelecimento comercial.

Isto é, você precisa conferir a capacidade de ar-condicionado por metro quadrado de cada máquina e comparar com o ambiente que deseja refrigerar. Caso ela não seja suficiente, não será possível perceber a mudança de temperatura no cômodo em que o dispositivo estiver, pois o ar frio será insuficiente.

Como calcular a capacidade de ar-condicionado?

Para fazer o cálculo de capacidade de ar-condicionado, algumas características do local a ser refrigerado precisam ser consideradas. A principal delas é a área do espaço em metros quadrados: são necessários 600 BTUs de potência da máquina para cada m². 

Portanto, um espaço de 20 m² precisa de um equipamento de, no mínimo, 12.000 BTUs para refrigerá-lo, por exemplo. Porém, deve-se levar em conta que alguns fatores como a quantidade de pessoas que transitam no local, o número de eletrônicos, portas e janelas, e a incidência solar podem mudar o valor final.

Em média, acrescenta-se 600 BTUs na hora de calcular capacidade de ar-condicionado para cada uma dessas unidades e mais 800 se o lugar recebe muita luz do Sol diretamente.

Como usar a calculadora de BTUs

Para ajudar a fazer essa conta e saber o melhor dispositivo para seu ambiente, a Leveros disponibiliza uma calculadora de BTUs. Com ela, você insere os dados correspondentes ao cômodo que será refrigerado e recebe a indicação do melhor ar-condicionado para isso.

Ela estabelece uma estimativa da potência que a máquina deve ter para fazer a climatização com eficiência. Para usá-la, é simples: basta preencher os campos do simulador com os respectivos dados necessários.

Essa é uma maneira mais automática de medir capacidade de ar-condicionado em relação a um local. Inclusive, é possível inserir mais de um espaço no cálculo e receber uma estimativa para cada ambiente, além de ver opções de aparelhos disponíveis para compra em nosso site.

O que são BTUs?

A sigla BTU vem do termo British Thermal Unit, que vem do inglês e significa ‘unidade térmica britânica’. Ela recebe essa nomenclatura por ter sido cunhada no Reino Unido e servir para medir energia térmica.

Quando falamos de capacidade de ar-condicionado em BTUs, o que queremos dizer é a quantidade de BTUs que o aparelho consegue retirar de um local em uma hora. Por exemplo, um dispositivo de 10.000 BTUs é capaz de absorver calor do ambiente equivalente a essa quantidade dentro de uma hora.

No caso de equipamentos de ciclo reverso, também conhecidos como quente e frio, o número de BTUs também corresponde ao aquecimento que pode ser provocado no espaço.

Escolha o ar-condicionado certo para seu espaço

A importância de escolher a capacidade de ar-condicionado por m² correta para seu local não está só em ter BTUs suficientes para realizar a refrigeração, mas também pode ser observada quando o erro está no excesso. 

Nesse caso, um aparelho com número exagerado de BTUs em um pequeno ambiente pode resfriar rápido demais e reiniciar o ciclo de trabalho muitas vezes para manter a temperatura desejada. Esse processo pode diminuir a vida útil dele ou exigir uma manutenção mais constante.

Por isso, sempre tenha certeza de que está selecionando o ar-condicionado mais indicado para seu espaço. Aqui na Leveros, você consegue saber o melhor aparelho para seu ambiente com a nossa calculadora e já adquirir uma das opções de nossa loja.

Temos uma vasta quantidade de categorias, marcas e modelos para todo tipo de espaço e necessidade. Também oferecemos serviços de instalação, limpeza e manutenção de ar-condicionado para lhe dar uma solução completa. Peça já o seu novo aparelho e tenha facilidade na hora de pagar com as opções de parcelamento.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários