Dicas

Quais são os tipos de gás para ar-condicionado

Quais são os tipos de gás para ar-condicionado

03 de novembro de 2021 0 4 min de leitura

Quais são os tipos de gás para ar-condicionado

 Quais são os tipos de gás para ar-condicionado

Quer conhecer mais sobre os principais tipos de gás para ar-condicionado que existem nos modelos disponíveis do mercado? As características variam entre as funções ecológicas, a eficiência energética e o custo-benefício.

Durante a compra de um ar-condicionado, é imprescindível que você dê atenção ao gás responsável por refrigerar o ar, pois ele vai auxiliar na segurança do uso e no próprio consumo energético do equipamento. Por isso, confira um pouco mais sobre os tipos de gás para ar-condicionado abaixo.

Como o gás atua

Antes de conhecer sobre os tipos de gás, vamos entender melhor como ele funciona dentro do equipamento e por que é tão importante. O gás para ar-condicionado nada mais faz do que absorver o calor do ambiente, refrigerando e liberando o ar para a saída da condensadora do aparelho.

É um processo fundamental de transformação, que muda o estado físico do ar e a sensação do ambiente. Sabendo disso, com o tempo, os profissionais aprimoraram essa função, tornando-a mais ecológica.

O impacto causado no ambiente é tão estudado que os gases mais antigos são os que mais prejudicam a camada de ozônio, enquanto os mais novos têm pouquíssimo efeito nesse sentido.

Outro nome conhecido do gás de ar-condicionado é “gás refrigerante”, justamente por atuar nessa transformação física do ar. No fim das contas, ele age nas diferentes etapas da refrigeração, com a possibilidade de ser líquido ou gasoso.

Os principais tipos de gás para ar-condicionado

O mercado possui vários tipos de gás para ar-condicionado. Porém, os mais usados tanto no setor residencial quanto comercial são o R-22, R-410a e o R-470c. Continuando abaixo, vamos compreender cada uma dessas siglas.

Vamos começar pelo gás R-410a, o mais ecológico dos três. Ele é um gás não inflamável e possui baixa toxicidade, bons elementos na segurança do seu equipamento. Por conta do menor impacto no meio ambiente, ele ainda gera economia de energia.

Não há uma regra na escolha do fabricante para o uso do gás. Entretanto, por exemplo, se você procura por um modelo hi-wall com tecnologia inverter, saiba que ele geralmente usa o tipo de gás R-410a.

O gás R-22

Já se for o caso de um aparelho instalado na janela, o tipo mais usado costuma ser o gás R-22. Além do modelo janela, ele é empregado em todos os hi-wall de algumas marcas, com exceção do inverter que citamos.

Ele é um dos tipos de gás para ar-condicionado menos comuns justamente pela capacidade de poluir o meio ambiente. A composição à base de cloro prejudica a saúde do consumidor e dos familiares dele. Por isso, há um alerta com prazo de retirada dos produtos: até 2040, esse gás não será mais utilizado.

O gás R-470c

O R-22 será substituído pelo gás R-470c, o próximo da nossa lista. Esse tipo é uma mistura de três tipos diferentes de fluido refrigerante que não degrada a camada de ozônio. Por esse motivo, ele foi escolhido para a substituição em aparelhos de alta e média temperatura.

Outra vantagem dele é não ser inflamável e possuir baixa toxicidade. O tipo de aparelho que mais se utiliza o R-470c é o ar-condicionado residencial e aparelhos comerciais com bomba de calor.

O gás R-32

Outro tipo de gás para ar-condicionado possível de utilizar é o R-32, um tipo 100% puro, utilizado em ar-condicionados pequenos. Além da eficiência energética um pouco maior que a do R-410a ou R-22, ele possui baixa inflamabilidade e baixa toxicidade.

Ele está sendo testado na Europa, mas logo pode se tornar uma realidade brasileira. O potencial de aquecimento global é o mais baixo do mercado, além da já citada alta eficiência e a maior capacidade de refrigeração.

A escolha do melhor gás é na Leveros

Já tendo consciência dos efeitos que a maioria dos tipos de gás de ar-condicionado provoca no ambiente e como eles funcionam, agora é com você. A Leveros possui uma variedade de aparelhos com diferentes modelos de gás. Durante a sua compra, atente-se às especificidades desse elemento, compare e estude mais um pouco.

Na aba de cada produto, temos as características do aparelho, incluindo o gás para ar-condicionado usado. Por exemplo, se você está pensando em adquirir um modelo portátil da marca Gree, logo vai saber também que ele usa o R410-A.

Se você se interessa por quanto tempo dura um gás de ar-condicionado, leia o nosso artigo sobre esse tema para ter mais informações. Nele, você também encontra dados essenciais sobre a manutenção desse elemento.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários