Bem-Estar

Onde instalar o ar-condicionado?

Onde instalar o ar-condicionado?

05 de novembro de 2021 0 3 min de leitura

Onde instalar o ar-condicionado?

Confira nossas dicas de onde instalar o ar-condicionado

Se você está para comprar ou já comprou um ar-condicionado, deve estar se perguntando onde e como instalar corretamente, não é mesmo? Neste artigo, você entenderá qual a maneira e onde instalar o ar-condicionado, os principais locais e os cuidados na hora da instalação. Confira! 

Onde colocar o ar-condicionado no quarto?

Como o quarto é um local de descanso e as pessoas gostam de dormir confortáveis, é um local onde a instalação é mais comum. Atualmente, os modelos são modernos e muitos já vem com a opção “Sono”, que desliga as luzes e deixa o clima mais agradável.

Para manter a performance do aparelho e contribuir com o conforto do quarto, precisamos pensar na instalação do ar-condicionado, se o seu modelo for um Split tradicional, a evaporadora precisa estar a 15 cm do teto, pois assim a entrada de ar no aparelho funcionará corretamente. Pensando nisso, não aponte o ar diretamente para a cama, por exemplo, além de poder gerar algum desconforto com frio, pode causar calor excessivo emitido pela evaporadora.

Além disso, vale lembrar que este cômodo possui muitos tecidos, como roupas e tapetes, e até mesmo aparelhos eletrônicos e lâmpadas. Ou seja, materiais colaboram para aquecer o cômodo. Portanto, leve em conta na hora de dimensionar a potência do equipamento

Instalação correta do ar-condicionado janela

Para o melhor funcionamento, esse ar-condicionado precisa ser  instalado entre 1,5m e 1,8m do chão e, nas laterais, deve ser mantida uma distância mínima de 50 cm. 

Vale ressaltar, sempre utilize os suportes de fixação para manter uma base quando instalado em uma janela. Já em na parede recomendamos que escolha o melhor modo de fixação para o aparelho (caixilho de madeira, caixa de concreto ou diretamente na parede) e não se esqueça de manter uma base de apoio com no mínimo 21 cm de profundidade tanto na instalação em uma janela quanto na parede.

Qual a melhor posição para colocar o ar-condicionado?

Separamos dicas para você verificar a melhor instalação no seu ambiente, seja ele grande ou pequeno:

>  Fluxo de ar deve ser direcionado à maior extensão do ambiente;

>  Centralização do equipamento na parede do ambiente; 

>  Afastar cortinas, móveis, persianas e demais obstáculos do ar condicionado;

> Evitar o direcionamento de ar nas pessoas e equipamentos eletrônicos;

> Instalar o equipamento em local de fácil acesso e levemente inclinado, inferior a 1 cm;

> A unidade externa (condensadora) deve ficar em ambiente aberto.

Cuidados na hora da instalação

  1. Se possível, instale o ar-condicionado nas paredes que possuem maior distância entre si;
  2. Não se esqueça, qualquer ambiente precisa de limpeza e manutenção constantes;
  3.  Se o seu ambiente tem mais de um aparelho, procure instalar os dois de forma que o fluxo de ar não seja cruzado;
  4. Cuidado para não obstruir a passagem do ar, ou seja, não instale  atrás de cortinas ou móveis, ou no meio de divisórias da parede;
  5.  Apesar dos equipamentos de ar-condicionado portáteis dispensarem a instalação, o seu posicionamento pode interferir no rendimento do aparelho. Então, preste atenção em sua posição.

Tomando esses cuidados, você ajuda seu aparelho a funcionar em sua melhor performance. Mas para garantir uma instalação 100% correta procure especialistas no assunto, a Leveros tem uma equipe treinada pronta para te atender.

Aqui na Leveros oferecemos a solução completa para o seu bem-estar, acesse nosso site e confira as melhores ofertas e marcas!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários