Bem-Estar

Qual é o melhor ar condicionado para quarto?

09 de abril de 2021 0 4 min de leitura

Qual é o melhor ar-condicionado para quarto?

Eis uma pergunta que quase todos nós fazemos: qual é o melhor ar-condicionado para quarto? Ela surge na nossa cabeça principalmente naqueles dias de muito calor, quando um ar geladinho cairia bem.

Porém, a resposta dessa pergunta não é simples e nem exata: não existe uma única versão que seja melhor nessa situação. Tudo vai depender do cômodo e da sua necessidade de refrigeração.

Ainda assim, nós da Leveros te ajudaremos a encontrar um ar-condicionado para quarto que cumprirá bem seu papel. Então, venha conhecer mais sobre alguns modelos e descobrir qual é o melhor ar-condicionado para quarto no seu caso.

A potência necessária

A primeira coisa a se analisar antes de definir qual é o melhor ar-condicionado para quarto é a necessidade de refrigeração. Ela varia, principalmente, de acordo com o tamanho do ambiente.

Por isso, é calculada a potência em BTUs necessária para que o ar-condicionado no quarto realize a refrigeração eficientemente. Para isso, é considerada uma proporção de 600 BTUs a cada m² de área.

Outros fatores, como quantidade de pessoas vivendo no dormitório, de eletrônicos e de aberturas no espaço (portas e janelas), também precisam ser observados. Um cômodo de 30 m², por exemplo, precisaria de um aparelho com 18.000 BTUs de potência para refrigerá-lo.

Contudo, como outros itens influenciam a estimativa, recomendamos usar nossa calculadora de BTUs para ter certeza sobre esse dado. Nela, você insere as informações sobre o ambiente e recebe imediatamente uma simulação sobre a máquina mais indicada.

Diferentes modelos para o quarto

Após definir a potência necessária de seu ar-condicionado ideal para quarto, é hora de escolher o modelo. Aqui, estamos falando sobre as diferenças entre o ar-condicionado de janela, o split e outros.

Chama-se “de janela” o aparelho colocado em um vão na parede parecido com uma janela. Esse ar-condicionado realiza todo o trabalho de refrigeração e distribuição de ar em uma peça só. Ele é indicado para espaços que já possuem um local pré-determinado para a instalação da máquina no dormitório.

Entretanto, se esse não for seu caso, uma boa opção é o ar-condicionado split. Nessa categoria, a máquina é dividida em duas unidades: externa (condensadora) e interna (evaporadora). Com isso, torna-se mais fácil a instalação da parte que fica no cômodo, que apenas distribui o ar gelado.

Já a parte externa, que refrigera o ar, pode ser colocada na área de serviço e conectada à interna pela tubulação. No modelo multisplit, é possível até ter um ar-condicionado dividido para dois quartos se forem colocadas duas evaporadoras, uma em cada ambiente, conectadas à mesma condensadora.

Possíveis funções do aparelho

Além do modelo, deve-se pensar também nas funções e nas tecnologias desejadas no ar-condicionado. Esse fator é tão importante quanto os demais, pois ele pode diferenciar muito um aparelho de refrigeração do outro.

Esse é o caso, por exemplo, do ar-condicionado quente e frio. Um equipamento com essa função é capaz de tanto aquecer quanto resfriar o ar, sendo mais versátil. Com ele, você não precisa adquirir um aquecedor para esquentar seu quarto em noites mais frias.

Outra possibilidade para ter um quarto com ar-condicionado é procurar por um modelo com filtro antibactericida. Versões com essa função garantem uma melhor limpeza do ar distribuído, além da eliminação de bactérias, que ajuda principalmente pessoas com problemas respiratórios.

Também é possível ter um ar-condicionado com painel backlight. Nesse caso, as luzes por trás do painel podem ser desligadas, o que o torna mais discreto tanto em relação à decoração do espaço quanto ao sono à noite.

O ‘melhor’ é aquele que se encaixa ao seu ambiente

Reforçando o que dissemos antes, não há como saber qual é o melhor ar-condicionado para quarto. Tudo vai depender de você conhecer o seu ambiente, o que quer em uma máquina e buscar pela solução mais adequada ao seu perfil.

O melhor ar-condicionado para quarto é aquele que você escolhe após levar esses pontos em consideração. Então, se o seu dormitório tem um vão perfeito na parede, talvez seja interessante instalar um aparelho de janela, por exemplo.

Agora, se a sua preocupação é com o barulho, você pode optar por um split. Esse tipo de ar-condicionado emite bem menos ruído no espaço, pois a unidade condensadora, que faz mais barulho, fica do lado de fora.

Já se a versatilidade ou a qualidade do ar são suas preocupações, procure um aparelho que supra essa necessidade. A variedade de ares-condicionados para quarto é grande, atende a diferentes perfis, e a Leveros tem um catálogo pronto para te ajudar nessa escolha. Sinta-se à vontade para conhecer nossos produtos.

Tags

Não existem tags para este post!