Você sabe quanto tempo dura o gás do ar-condicionado?
Uma das perguntas mais comuns quando falamos de climatização é: quanto tempo dura o gás do ar-condicionado? Também conhecido como fluido refrigerante, esse é um componente vital no processo de refrigeração da máquina.
Sem ele, não se condensa a água dentro do aparelho e o resfriamento do ar não acontece. Portanto, se o fluido chegar ao fim, o equipamento até pode ser ligado, mas não vai funcionar de fato. Vejamos agora quanto tempo o gás pode durar e quando ele deve ser resposto.
O que faz o gás do ar-condicionado?
O gás do ar-condicionado é o nome dado à substância que permite a condensação da água, ou seja, a passagem do estado gasoso ao líquido. O próprio fluido refrigerante, outro nome desse produto, sofre uma mudança de estado físico para que isso aconteça.
Esse fluido é originalmente armazenado no estado gasoso, mas é transformado em líquido e volta a ser um gás novamente enquanto o trabalho é realizado. Isso ocorre por causa das trocas de calor que ele faz dentro da máquina.
Não há um único tipo de gás, mas os mais comuns são o R-22, o R-410A e o R-407C. Todos são responsáveis pela transformação do ar quente em ar frio no dispositivo, mas a vantagem de um em relação ao outro é que o R-410A e o R-407C são mais ecológicos por não agredirem a camada de ozônio.
Saber qual é o gás do ar-condicionado é interessante, pois permite determinar a eficácia e o consumo de energia do aparelho. O R407-C é mais econômico que os demais no uso de energia elétrica.
Qual é a duração do gás?
No momento da instalação do ar-condicionado, o equipamento já vem com a quantidade correta de gás para funcionamento contínuo. Ou seja, sob condições normais, o fluido refrigerante não deveria acabar.
Portanto, se está se perguntando “quando o gás do ar-condicionado acaba?”, saiba que a resposta deveria ser “nunca”. Como o fluido passa do estado gasoso para o líquido e depois retorna como gás, não há consumo da substância, que deveria ser conservada.
Se o dispositivo liga, mas não refrigera o ar, então provavelmente ocorreu algo que reduziu quanto tempo dura o gás do ar-condicionado. Ele “acabou”, mas como isso aconteceu? Provavelmente, há algum ponto por onde o fluido começou a vazar até que ele se esgotasse.
Caso tenha identificado que isso aconteceu, é melhor chamar um especialista para conferir o problema. Para ajudar, a Leveros disponibiliza profissionais especializados que podem realizar a manutenção necessária na máquina.
Como notar se há vazamento?
Sabendo quanto tempo dura o gás do ar-condicionado, a próxima pergunta que muitos devem estar se fazendo é: como posso perceber que há algo de errado com meu dispositivo?
Para identificar o vazamento, solicite a ajuda de um profissional. Ele saberá localizar o problema ‒ se está no aparelho ou na tubulação que liga condensadora e evaporadora, no caso dos splits ‒ e propor a solução.
Problemas durante a instalação podem ser uma fonte de vazamento de gás do ar-condicionado. Nesse caso, a maneira mais fácil de notar o erro é durante uma manutenção periódica do equipamento, que se recomenda fazer a cada 6 meses.
Outro motivo para o aparelho não refrigerar como deveria é a quantidade de gás vindo de fábrica ser inferior à necessária. Isso é incomum, mas pode acontecer, e o contato com o fabricante é a melhor maneira de resolver o problema.
É preciso recolher o gás do ar-condicionado durante reparos?
Agora que já abordamos como saber se o gás do ar-condicionado está baixo, vale a pena mencionar o que se deve fazer antes de qualquer manutenção do equipamento para garantir que não haja novos vazamentos: é preciso recolher o fluido refrigerante durante manutenção, reparos ou deslocamentos da máquina.
Por ser algo complexo, recomenda-se o auxílio de um especialista, pois ele terá as ferramentas e o conhecimento do processo. Primeiramente, o profissional vai reter o gás dentro do dispositivo e depois armazená-lo em uma recolhedora de gás.
Ajuda profissional para lidar com o fluido
Para saber quanto tempo dura o gás do ar-condicionado e mais detalhes sobre a identificação de vazamento e a reposição de fluido refrigerante, consulte os serviços em nosso site. A Leveros tem especialistas disponíveis em todo o Brasil para garantir o bom funcionamento e uma longa vida útil do seu ar-condicionado.
Você tem acesso a mais informações, termos e condições de serviços olhando as seções específicas sobre eles em nosso site. Faça uma avaliação profissional sobre seu ar-condicionado e garanta a eficiência e o conforto na refrigeração de seu ambiente.
Quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs?
07 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado inverter vs. ar-condicionado convencional: qual escolher?
04 de outubro de 2024 | 0 | 4 min de leitura
Descubra as vantagens do ar-condicionado cassete
27 de setembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura