Ar-Condicionado gasta muita energia? Confira 5 dicas para te ajudar a economizar
Uma preocupação quase unânime entre os que estão à procura de um ar-condicionado é o possível aumento na conta de energia, isso porque muito se fala sobre o consumo de eletricidade dos aparelhos.
Mas você sabia que o consumo de energia de um ar-condicionado é bem semelhante com o de um chuveiro elétrico? Pois é! Mas é claro que para climatizar bem o ambiente, você acaba deixando seu aparelho ligado por muito mais tempo que uma ducha, o que reflete na conta de eletricidade.
Mas afinal, o ar-condicionado gasta muita energia? Saiba que essa pergunta depende de muitos fatores e nós iremos apresentar alguns deles para você abaixo.
1- Capacidade correta do aparelho
Para que não haja consumo de energia desnecessária, é primordial que o aparelho escolhido para climatização seja adequado às necessidades do ambiente. Isso significa que a quantidade de BTUs do aparelho necessita ser precisa, nem maior, nem menor do que o recomendado.
O ar-condicionado e seu consumo de energia estão relacionados diretamente à sua potência. Ou seja, se você comprar um aparelho de 12.000 BTUs ele será mais econômico do que um de 18.000 BTUs. Contudo, o que realmente importa nesse caso, é escolher o aparelho ideal para o espaço que pretende climatizar.
O dimensionamento é fundamental para que você não gaste mais dinheiro comprando um aparelho maior do que precisa. Além disso, evita que você economize adquirindo um equipamento que consiga climatizar o ambiente corretamente, que desgasta o aparelho e não performa como o esperado.
Se estiver em dúvida sobre a capacidade ideal para seu cômodo, confira nossa calculadora de BTUS para achar qual o aparelho ideal de acordo com a área do seu ambiente, quantidade de pessoas, e alguns outros fatores que interferem no desempenho do aparelho 🙂
2- Tecnologia
Se você está buscando um ar-condicionado que gasta menos energia, opte pelos mais modernos, que contam com a tecnologia Inverter. Com ela, você economiza até 60% de energia em comparação aos modelos convencionais, já que o compressor funciona constantemente, sem o “liga e desliga” dos aparelhos com a tecnologia convencional. É ou não é uma bela economia?
3- Funções do ar-condicionado
Verifique quais são as funções oferecidas pelo seu aparelho. Como a função sleep, por exemplo, onde você consegue reduzir em até 70% o consumo de energia no período da noite, já que o ar-condicionado não terá a necessidade de funcionar em sua máxima potência. Confira o manual do fabricante!
4- Limpeza e Manutenção
Além de ter seu tempo de vida útil reduzido, um ar-condicionado sujo consome muito mais energia. Por isso, é muito importante que seja feita uma limpeza profissional, que contemple os filtros, saídas de ar etc, no seu aparelho.
Quando a peça está limpa, ela permite a saída de ar sem nenhum possível entupimento, além de proporcionar um ar com mais qualidade no ambiente. Essa higienização é recomendada pelo menos a cada 6 meses.
5- Mantenha portas e janelas fechadas
Outra dica para diminuir o consumo de energia é manter as portas e janelas do local bem fechadas, evitando a troca de ar frio do local por ar quente do ambiente externo. Fazer isso também diminui os desgastes que o equipamento terá ao longo do tempo, diminuindo a possibilidade de problemas no futuro.
Por isso, aqui o raciocínio é simples: quanto mais calor no ambiente, mais o seu ar-condicionado irá consumir energia para resfriá-lo. Por isso, é fundamental que portas e janelas estejam sempre bem fechados!
Como calcular se o ar-condicionado gasta muita energia?
Para saber o se seu ar-condicionado gasta muita energia é necessário considerar alguns fatores: o tempo que ele ficará ligado por dia determinará quanto um ar-condicionado consome por mês.
Ao ter essa informação média, confira o consumo de energia em kW/h por mês no manual do aparelho ou na tabela de eficiência energética da Procel, aquele adesivo presente nos eletrodomésticos. Por último, saiba o valor da energia em reais cobrado pela empresa de energia elétrica do seu município.
Com todas essas informações você já pode calcular quanto um ar-condicionado consome por mês. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais clara e correta sobre o impacto que o aparelho tem na sua conta de energia elétrica.
Agora que você já sabe como economizar na conta de energia sem abrir mão do seu bem-estar, confira no Site Leveros as melhores ofertas em aparelhos de ar-condicionado para sua casa ou escritório!
A Leveros tem mais de 40 anos de experiência no setor de climatização, levando qualidade e satisfação para todos os clientes. Consulte nossos preços e condições de pagamento e leve o melhor para a sua família ou empresa.
Quanto gasta um ar-condicionado de 12.000 BTUs?
07 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado inverter vs. ar-condicionado convencional: qual escolher?
04 de outubro de 2024 | 0 | 4 min de leitura
Descubra as vantagens do ar-condicionado cassete
27 de setembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura