Dicas

É IMPORTANTE LIMPAR O AR-CONDICIONADO?

É IMPORTANTE LIMPAR O AR-CONDICIONADO?

25 de maio de 2017 0 3 min de leitura

É IMPORTANTE LIMPAR O AR-CONDICIONADO?

 

É muito importante sempre manter o seu ar-condicionado higienizado e alguns cuidados devem ser tomados com o seu aparelho. Apesar do conforto que ele proporciona no frio ou no calor, se não houver uma manutenção constante o aparelho pode se tornar um meio de propagação de doenças pelo ar.

Para melhorar a qualidade do ar e aumentar a durabilidade do equipamento, é necessária a limpeza preventiva periódica. O acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do condicionador de ar cria um ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias e também prejudica o funcionamento do aparelho, gerando ruídos, falhas e aumento do consumo de energia.
A limpeza do painel e do filtro do aparelho deve ser feita mensalmente. Caso o ambiente seja muito empoeirado ou tiver um grande fluxo de pessoas, recomenda-se que se faça semanalmente. Alguns modelos contam com sistema de alerta de limpeza, o que facilita a vida dos mais esquecidos.

Como deve ser feita a limpeza do painel e do filtro do aparelho de ar-condicionado?

1- Antes de tudo, desligue o ar-condicionado e retire o plugue da tomada.

2- Se você tiver um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna (abaixo de 48º C). Espere secar e vá para o filtro, o próximo item da limpeza do ar-condicionado.

3- Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, você pode usar ainda água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel para a limpeza do ar condicionado ser finalizada.

4- O procedimento de limpeza do ar-condicionado de parede (ou janela) não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.

5- Para a limpeza ser completa, não podemos nos esquecer das partes internas, como os trocadores de calor. Nesse caso, é necessário recorrer a um profissional a cada 6 meses em média. Aqui na Leveros você encontra esse serviço!

6- Nunca use produtos químicos ou jogue água diretamente sobre o painel. Não se esqueça de também de ler as instruções de limpeza presentes no manual de instruções, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais sobre como limpar o ar condicionado.

Na hora da compra, observe atentamente os recursos do condicionador de ar, já que muitos oferecem filtros bem eficientes para o seu cômodo. Alguns modelos têm filtro que eliminam fungos, bactérias e outros filtros de pelos de animais, ideal para quem tem gatos ou cachorros em casa.

Gostou das dicas? Então fique ligado e acompanhe todas as novidades do nosso BLOG!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários