Bem-Estar

Produtividade no trabalho x temperatura ambiente

Produtividade no trabalho x temperatura ambiente

02 de fevereiro de 2022 0 4 min de leitura

Produtividade no trabalho x temperatura ambiente

Produtividade no trabalho x temperatura ambiente, entenda qual o impacto.

Uma temperatura ambiente agradável é imprescindível. Uma sala muito fria ou muito quente não ajuda de maneira nenhuma a garantir maior produtividade no trabalho. O ideal é sempre adotar medidas para proporcionar o conforto térmico adequado, respeitando as exigências dos órgãos regulamentadores.

A temperatura pode impactar sim, a produtividade e a saúde de um colaborador

A temperatura é fator de risco e um cuidado que os trabalhadores precisam se atentar, pois, ela pode impactar diretamente em sua saúde, como afetar o sistema respiratório e a pele. Além disso, quando a temperatura está muito alta, as pessoas se cansam mais facilmente. Já a temperatura muito baixa, pode afetar a imunidade e aumentar as chances de contrair gripes e resfriados.

Veja algumas doenças mais comuns quando falamos do fator temperatura:

1. Desidratação e desmaios;
2. Hipotermia e calafrios;
3. Problemas respiratórios, como falta de ar;
4. Infarto e derrame.

Ou seja, temperaturas muito baixas ou altas desaceleram o desempenho no ambiente de trabalho e prejudicam o bem-estar do colaborador. Como nós somos especialistas em climatização de ambiente, recomendamos que você adquira um ar-condicionado que tenha as funções de quente e frio, assim a temperatura ambiente ficará amena em todas as estações.

O ar-condicionado quente e frio é uma ótima opção para lugares que possuem uma variação de temperatura constante e até mesmo escritórios. Com esse modelo é possível refrescar o ambiente e também aquecer, fazendo com que o aparelho se adeque a diversas temperaturas e assim, você também preserva a saúde do seu colaborador. Incrível, né!?

O que recomendam as autoridades sobre a temperatura ambiente em relação ao trabalho?

A Norma Regulamentadora 17, do Ministério do Trabalho estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, com isso o ideal é que o índice de temperatura efetiva seja entre 20 e 23 graus.

Já a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomenda por meio da Resolução n.º 9 que nas condições internas para verão, deverá variar de 23 °C a 26 °C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21 °C e 23 °C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26 °C a 27 °C, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28 °C. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20 °C a 22 °C.

Agradar todo mundo nem sempre é possível. Entretanto, o conforto térmico é essencial para a execução das tarefas do dia-a-dia.

Aproveite, confira aqui 5 dicas para melhorar a produtividade no trabalho:

1. Olhe sua caixa de entrada três vezes ao dia: quando chegar pela manhã, após o almoço e ao final do expediente;
2. Organize-se em relação ao seu WhatsApp: combine com o seu time de enviar por esse aplicativo apenas o que for urgente, assim você evita se distrair com as demais notificações ou até mesmo uma ligação pode ser mais útil do que uma mensagem;
3. Seja objetivo nas reuniões: muitas vezes perdemos tempo, discutindo assuntos em mensagens que poderiam ser resolvidos em uma simples reunião de 15 minutos, ou seja, ser claro e objetivo sobre as demandas que você precisa facilitará muito;
4. Organize seu calendário: escreva em um caderno ou utilize ferramentas como o Asana e/ou o Trello para te ajudar a entregar suas demandas diárias e semanais;
5. Foco: Defina blocos de foco pleno, sabemos que se concentrar é algo muito difícil atualmente, utilize as técnicas como de pomodoro, sendo 25 minutos de foco extremo e 5 de distração.

Agora que você já sabe qual a temperatura ideal para ajudar na sua produtividade no trabalho, não deixe de conhecer nossas soluções em climatização, acesse nosso site!

Leia também: Você sabe qual é a temperatura ideal do ar-condicionado? Aqui!

Compartilhe este post 😉

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários