Como garantir um bom atendimento ao cliente?
Manter e fidelizar seus clientes é algo essencial para o seu negócio, por mais que algumas pessoas ainda não acreditem que um bom atendimento faz a diferença, a prestação desse serviço é algo primordial para que a empresa se desenvolva. Então, confira as principais dicas e os passos mais importantes para realizar um bom atendimento ao cliente neste post!
Trate o cliente como gostaria de ser tratado, principalmente quando você está no papel de consumidor, essa é a primeira premissa que se pode ter quando falamos do tema. Apesar de parecer óbvio e simples esse pensamento, quando colocado em prática, é extremamente efetivo para que você alcance a excelência no atendimento ao consumidor.
Por exemplo, quando você entra numa loja ou em um estabelecimento comercial, e o atendente/vendedor está no celular distraído e não te dá atenção, é agradável essa sensação? Ou até mesmo quando você não é notado e nem perguntam o que deseja, como você se sentiria?
Certamente, não é algo gentil. Então, haja como você gostaria de ser tratado e evite posturas como essas.
O que é atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente refere-se à prática de oferecer para as pessoas uma experiência positiva e útil antes, durante e depois de comprar algo. Também pode ser um departamento dentro de uma empresa que se concentra nesses processos de atendimento, seja presencialmente, por telefone e até mesmo de forma digital.
Geralmente, quando falamos do atendimento ao consumidor, nos referimos ao processo de obter ajuda relacionada a uma compra ou prestação de serviço, além de desenvolver novas técnicas de interação com o público, solucionando problemas e proporcionando uma experiência assertiva.
A importância do bom atendimento ao cliente
O bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Pensando nisso, as empresas são feitas de pessoas, mas principalmente de clientes. Então, atender bem o consumidor é um dos pilares mais relevantes no meio empresarial. Afinal, o grande propósito de uma empresa é criar clientes e solucionar problemas.
Atualmente, as pessoas possuem fácil acesso às informações do seu produto, dos concorrentes, preços e promoções do mundo inteiro por meio da internet. A figura do vendedor/atendente se tornou um suporte para que os clientes tenham vivências incríveis com os produtos ou serviço prestado.
Ou seja, não pode mais existir um atendimento despreparado! Um cliente não deve saber mais sobre o próprio vendedor. Com o mercado aquecido e competitivo, esse tipo de empresa deixará de existir naturalmente, pois possivelmente será engolido por pequenas e grandes empresas que possuem um excelente atendimento.
O atendimento é a primeira impressão que sua empresa deixa para o novo consumidor e ele fidelizará os clientes na carteira existente. Pode acreditar: é fácil perder um cliente por um mau atendimento. Por isso, o atendimento ao cliente se torna tão importante!
Todas as empresas possuem falhas, rupturas no estoque, enganos, etc… mas se ela atender bem o cliente insatisfeito isso provavelmente será convertido em algo positivo, pois o cliente vê a boa intenção da empresa em resolver o seu problema.
Por essas razões, o serviço de atendimento é uma ferramenta fundamental. Ele pode trazer novos clientes, fidelizar e convertê-los em vendas…
Confira as dicas de como melhorar o atendimento ao cliente:
1. Atendimento Personalizado
Não tenha falas robóticas ou decoradas, trate cada atendimento como se fosse único, ouvindo e prestando atenção em cada detalhe do cliente, principalmente se for a resolução de um problema.
Portanto, humanize o seu atendimento e dê ao cliente a sensação que ele esteja simplesmente conversando com uma pessoa, e não um robô, tente adaptar uma linguagem. Assim, você ficará mais confortável, sem tensão, e mais receptivo.
2. Venda consultiva
Foque na venda consultiva, ela traz mais sucesso nas vendas por meio do atendimento ao cliente, porque a maioria das empresas adotam uma postura de venda ativa ou venda passiva.
Essa prática foca no interesse do cliente, seus desejos ou dores. É uma técnica utilizada para promover a aproximação entre vendedor e cliente. Assim, quando atender alguém focado no que a pessoa realmente necessita, ele perceberá a diferença no atendimento, de forma mais confiável e gentil, estabelecendo uma relação de cumplicidade.
3. Escute o cliente
Acima de tudo, preste atenção e mostre interesse no que o cliente almeja, seja empático e coloque-se no lugar do cliente sempre que tiver algo para solucionar.
Além disso, após um atendimento, peça um feedback, ele mais do que ninguém pode te dizer onde melhorar e te ajudará no caminho da excelência.
4. Conheça seu cliente
Após iniciar um atendimento, faça todas as perguntas possíveis ou consulte os dados do consumidor, pois assim você conseguirá realizar um atendimento personalizado e efetivo. Quanto mais se sabe sobre um cliente, mais fácil se torna oferecer o que ele precisa e, dessa maneira, se comunicará de maneira adequada.
Também foque no diálogo, sendo ágil e eficiente, assim solucionará o problema do cliente no menor tempo possível e com maior exatidão, gerando satisfação.
Satisfação do cliente no Reclame Aqui
90% das pessoas que entram no site Reclame Aqui, vão para pesquisar a reputação das empresas antes de realizar uma compra ou tomar alguma decisão, ou seja, só 10% fazem uma reclamação.
Então, a primeira coisa que uma empresa deve ter é um procedimento para tratar uma crise quando ela acontece, pois como não podemos prevê-la, o ideal é que tenha os fluxo de atendimento bem esclarecidos e desenhados, além das comunicações que devem ser feitas.
Como uma crise é algo muito variável, que pode piorar ou melhorar de uma hora para outra, é de extrema importância você ter o mínimo estruturado, para conseguir tratar esse tipo de situação e também é fundamental reconhecer o erro, pois assim, você reconquistará a confiança do seu consumidor.
Portanto, ao atender uma reclamação, se relacione com o seu cliente de forma consultiva, estude e mapeie os pontos de melhoria, apresente para o cliente e reconheça o erro. Assim, o cliente voltará a acreditar na sua marca.
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