Dicas

Dia da pizza: Conheça sua história!

Dia da pizza: Conheça sua história!

08 de julho de 2022 0 5 min de leitura

Dia da pizza: Conheça sua história!

Saiba mais sobre o dia da pizza

Neste domingo, dia 10/07, é comemorado o dia da Pizza, além de ser uma das comidas mais populares aqui no Brasil, é uma paixão mundial, onde quer que você vá, irá encontrar uma pizza para comer, seja ela feita no forno tradicional ou a gás e até mesmo na frigideira.

História da pizza

Quando falamos a palavra pizza já remetemos nossa lembrança à Itália, por conta das massas e molhos tradicionais na região, mas se te contarmos que as primeiras pizzas não surgiram lá, você acredita?

Pois é… As primeiras pizzas surgiram no Egito, sabemos que pode parecer estranho, mas é a verdade! Mas eram totalmente diferentes da forma que comemos hoje, elas se transformaram com o passar do tempo e as pessoas cada vez mais estão buscando ingredientes mais frescos.

Antigamente, no antigo Egito, as pizzas se familiarizaram com o “pão de Abrahão” ou “piscea” e com o passar do tempo, foram incorporadas opções com a base mais grossa, conhecida como pizza pan.

Pizza no Brasil

Os primeiros brasileiros a consumirem o tal prato tão famoso foram os paulistanos, em 1910, pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino, que abriu a Cantina Santa Genoveva, na região do Brás. Essa foi a pizzaria mais antiga do Brasil, mas não existe mais.

Aos poucos a pizza foi ganhando popularidade e passou a ser criada em outros estados brasileiros. E como tudo no Brasil é inovador quando falamos de pratos, nós criamos sabores inusitados, como pizza de hot dog ou churrasco.

Há boatos que as melhores pizzas são feitas aqui, você concorda com isso!?

Pizzaria mais antiga do mundo

A pizzaria mais antiga no mundo já tem 200 anos e dizem que continua uma delícia! Ela está localizada em Nápoles, na Itália. A casa foi fundada em 1738, antes mesmo da Itália ser um país unificado, ou seja, pertencia ao Reino de Nápoles.

A pizzaria se mantém tradicional, com mesinhas e fachadas simples, só são servidos dois sabores: margherita ou marinara.

No Brasil, uma das pizzarias mais antigas do Brasil que ainda está aberta, fica em São Paulo. A pizzaria Speranza foi a primeira da cidade a servir a margherita.

Foi fundada em 1958 no Brooklin, mudou-se em 1961 para a região do Bixiga, onde permanece sua matriz.

Quais são os sabores tradicionais da pizza?

Quando falamos de sabores mais tradicionais de pizza, isso está ligado a região, pois cada país tem sua tradição. Apesar disso, listamos os sabores mais conhecidos:

  1.  Calabresa: Pizza simples, mas que conquistou fãs em todo o mundo. Os ingredientes normalmente são linguiças calabresa, molho de tomate e queijo mussarela.
  2. Portuguesa: Ovos, cebola, azeitona, ervilha, queijo e presunto dão sabor a segunda pizza mais pedida entre os, brasileiros.
  3. Marguerita: O sabor mais comum na Itália que leva apenas molho, muçarela, tomate e manjericão. É uma ótima opção para os vegetarianos.
  4. Frango com catupiry: A queridinha, todo mundo ama, proteína com o creme de catupiry e queijo para completar.
  5. Muçarela: O básico que funciona, ela é simplesmente perfeita, leva apenas molho de tomate e queijo, os paulistanos amam.

Confira receitas de pizza fáceis para preparar no fim de semana

Pizza de frigideira

Ingredientes:

2 ovos;
1 colher de sopa azeite;
1 colher de sopa leite;
4 colheres de sopa farinha de arroz ou tapioca, ou aveia;
1 colher de chá fermento em pó;
Recheie como preferir!

Preparo:

Misture os ovos e ingredientes líquidos. Acrescente a farinha e o fermento. Misture mais até uniformizar a massa. Aqueça seu fogão ou cooktop, unte uma frigideira grande com óleo ou manteiga, despeje a massa.

Quando dourar de um lado, vire do outro. Espalhe o molho de tomate, coloque o frango, a mussarela e demais ingredientes que preferir. Espere a mussarela derreter e sirva!

Pizza na fritadeira sem óleo

Ingredientes:

1/3 de xícara de chá de água morna;
1/4 de xícara de chá de azeite ou óleo;
2 colheres de chá de sal;
2 colheres de sopa de açúcar;
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco ou 2 tabletes de fermento fresco;
4 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 ovo numa xícara de 240 ml e complete-a com leite;

Recheie como preferir!

Preparo:

Sugestão: Deguste essa deliciosa massa com um bom vinho tinto!

vinho tinto 080722

Fica a dica: Se você adora comer pizza acompanhado de vinho ou cerveja, conheça as opções de adega e cervejeira disponíveis na Leveros, assim suas bebidas estarão sempre na temperatura perfeita!

Clique aqui e confira nossa seleção completa de eletrodomésticos!

Gostou das dicas? Então leia também:

5 eletrodomésticos para montar sua cozinha americana

4 dicas para fazer a limpeza do purificador de água

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários