Dicas

4 dicas para fazer a limpeza do purificador de água

4 dicas para fazer a limpeza do purificador de água

22 de junho de 2022 0 5 min de leitura

4 dicas para fazer a limpeza do purificador de água

Cada vez mais pessoas têm buscado pelo filtro purificador de água Leveros para usufruir de mais qualidade de vida. Contudo, para que o equipamento exerça bem sua função, é importante manter sua higienização em dia e praticar alguns passos para ter a certeza de estar consumindo uma água livre de impurezas. 

Para te ajudar nisso, a Leveros preparou este conteúdo exclusivo com algumas dicas para limpeza correta do purificador de água, além de ensinar como trocar o filtro para garantir mais saúde para toda a família. Boa leitura!  

Por que é importante ter um purificador de água?

Nada melhor que ter acesso a água pura para garantir mais saúde no conforto do seu lar, não é mesmo? Beber água é uma das atividades mais essenciais do corpo, afinal, a recomendação de ingestão de no mínimo 2L de água por dia é o que garante um metabolismo saudável. 

As células do corpo necessitam de água para garantir o bom funcionamento dos órgãos e essa prática regula todo seu funcionamento. Além disso, a água é encarregada de transportar oxigênio, ajudar na absorção de nutrientes e minerais, como também auxiliar na desintoxicação do corpo

Os purificadores de água facilitam esse processo e garantem que a água seja adequada para o consumo e proporcione inúmeros benefícios. Em resumo, contar com um purificador de água é ideal para:  

  • evitar bactérias e germes prejudiciais;
  • reter impurezas microscópicas;
  • evitar gosto ruim na água;
  • eliminar o cloro;
  • reduzir riscos de doenças por contaminação.

De quanto em quanto tempo devo limpar o purificador de água? 

Se tratando da parte externa do equipamento, a limpeza do purificador de água deve ser realizada sempre que necessário. Não há fórmula para definir essa periodicidade, tudo depende do ambiente em que ele está. Para não esquecer, basta incluir essa tarefa durante a limpeza da casa. Assim, sempre estará limpo e pronto para uso! 

Já a parte interna, exige troca do filtro pelo menos a cada 6 meses, para garantir o bom funcionamento do equipamento. Neste caso, fique atento a data da última troca para ficar em dia e não correr o risco de perder os benefícios da purificação. 

Dicas de limpeza de purificador de água

A higiene deve sempre estar em primeiro lugar para garantir água pura e livre de microorganismos nocivos! Confira abaixo quatro dicas essenciais para colocar em prática durante a higienização do purificador de água:

Limpeza externa 

Para manter o purificador de água limpo e bem cuidado, não tem mistério, é como se fosse mais um utensílio do ambiente que precisa ser limpo.

Para começar, tire o purificador da tomada, isso evita qualquer possibilidade de acidente. Com o produto desligado, utilize um pano úmido para passar por toda a sua extensão, removendo poeiras e outras partículas.

Utilize microfibra ou outra opção de tecido suave para evitar arranhões e opte por detergente neutro e materiais de limpeza de baixa abrasividade. 

Limpeza interna

Já o processo de limpeza na parte de dentro, exige que o purificador de água seja desmontado com cuidado. Por isso, pode ser necessário contar com profissionais qualificados e competentes para realização desse procedimento. 

Por ser uma prática delicada, é recomendável que uma assistência técnica realize a limpeza interna completa, pois assim são capazes de acessar e higienizar corretamente as partes em contato com a água, como reservatórios e torneiras.

Troca de acessórios

As torneiras, mangueiras e outros componentes do purificador de água devem ser trocados. Isso ocorre porque, com o tempo, elas podem acumular sujeira que afeta a qualidade da água

Abrir mão dessas trocas acarretará em entupimentos e redução na eficiência do aparelho que pode apresentar obstrução em algumas partes. Por isso, fique de olho nas instruções contidas no manual do purificador de água. 

Chame um especialista 

Contar com mão de obra qualificada é definitivamente o jeito mais prático e rápido de lidar com os processos de manutenção dos purificadores de água. Um profissional especializado tem capacitação específica para executar essa tarefa com agilidade, eficiência e conhecimento para ir direto onde precisa. 

Como trocar o filtro (vela) do purificador de água?

A troca de refil para purificador é o que garante a qualidade da água. As instruções para troca podem variar de acordo com cada modelo e geralmente funciona assim:

  • feche o registro de água: assim, evita vazamentos e qualquer possibilidade de jato de água;
  • Tire da tomada: retire o cabo elétrico da tomada do purificador e certifique-se de que não tenha contato com a rede elétrica para não correr o risco de levar choque;
  • Desacople a mangueira do purificador: aproveite esta oportunidade para higienizar também toda a superfície do aparelho;
  • Retire o refil usado: basta girar a vela para destravar; 
  • Instale o novo refil: após retirar da embalagem o novo refil de vela, basta inserir no local marcado e girar para fixá-lo bem. 
  • Encaixe os componentes e ligue na tomada: coloque novamente a mangueira no aparelho, encaixe as outras peças e pronto, já pode ligar! 
  • Abra o registro de água e deixe aberto: deixe sair por alguns minutos, isso garante que qualquer sujeira seja eliminada. Geralmente, o ideal é liberar cerca de 5 litros de água antes de iniciar seu consumo.   

Purificador de água é na Leveros! 

São mais de 40 anos em equipamentos que tornam a rotina mais saudável e agradável, por isso, conte conosco e confira todas as opções de purificador de água disponíveis no catálogo.

O site da Leveros oferece variedade em modelos e marcas de purificador de água, refil e outros equipamentos para atender a diferentes necessidades. Encontre aquele que mais se encaixa a sua rotina! 

Curtiu saber dessas dicas? Encontre mais conteúdos no blog Leveros e conheça mais sobre os purificadores de água, descubra outras novidades e compare opções de ventilação, climatização e refrigeração. 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários