Bem-Estar

Ar-condicionado desligando sozinho: o que fazer?

Ar-condicionado desligando sozinho: o que fazer?

05 de outubro de 2020 2 4 min de leitura

Ar-condicionado desligando sozinho: o que fazer?

Ar-condicionado desligando sozinho?

Quando seu aparelho apresenta um defeito, é necessário identificar qual é o problema e em quais circunstâncias ele ocorre. Com um ar-condicionado desligando sozinho, por exemplo, deve-se seguir as mesmas orientações. 

Para você saber mais sobre os motivos que estão provocando esse problema e como resolvê-lo, leia o conteúdo abaixo. Trouxemos algumas hipóteses para você saber exatamente como atuar e lidar com essa situação da melhor maneira possível.

Superaquecimento no condensador

A parte externa do seu ar-condicionado pode ser a causa do problema. Se o seu condensador for instalado em um lugar com pouca ventilação, ele pode superaquecer, o que compromete sua função, consequentemente, desligando o equipamento.

Isso acontece porque o condensador é programado para parar seu funcionamento caso haja superaquecimento. Dessa forma, seu ar-condicionado desliga sozinho quando atinge a temperatura.

Esse problema pode ser evitado na instalação, mas, se você realiza a manutenção periódica no seu aparelho, dificilmente ele apresentará tal disfunção, o que indica que o motivo pode ser outro.

Erro no eeprom

O eeprom é a programação que seu aparelho utiliza para exercer suas funções sem apresentar nenhum problema. Ele é um dos indicadores que deve ser pensado se seu ar-condicionado está desligando sozinho, já que sua desconfiguração pode alterar diversas funções do equipamento.

Por causar conflito entre diversas funções programadas no seu ar-condicionado, o erro deve ser consertado apenas por uma assistência técnica, que informará o código que deve ser configurado. Caso o defeito seja físico, ou seja, na placa, será necessário fazer a troca da peça.

Função timer acionada

Se a função timer estiver acionada, o aparelho desligará automaticamente, seguindo sua programação normal. O que pode acontecer, nesse caso, é você não saber ou não perceber que a função está ligada, o que causa a confusão momentânea.

Por isso, antes de chamar uma assistência, confira se a função está acionada. Para checar, pressione a tecla “timer” até o display do seu controle remoto começar a piscar. Utilize as teclas “+” ou “-” para configurar o horário em que ele deverá desligar, ou pressione a tecla “timer” até que a função seja desativada no painel.

Defeito no controle remoto

Apesar de improvável, o defeito no controle remoto é um dos motivos mais comuns de quem percebe que seu ar-condicionado desliga sozinho e a luz fica piscando. Para saber se esse é o seu problema, o recomendado é deixar o aparelho ligado e retirar as pilhas ou levar a peça para um lugar distante do equipamento.

Se ele não apresentar defeito nenhum ao longo de seu uso sem o controle remoto, o problema pode ser na comunicação entre os dois. Isso significa algum defeito na sua placa receptora ou até mesmo no sensor infravermelho.

Vazamento do fluido refrigerante

Um outro motivo comum que faz com que seu aparelho desligue sozinho é o vazamento do fluido refrigerante, já que o equipamento é programado para não funcionar quando isso acontece. Nesse caso, a recomendação é realizar uma manutenção de ar-condicionado com uma empresa credenciada profissional. 

Uso de transformador

A melhor maneira de instalar um ar-condicionado split ou janela é com o uso de um transformador. O equipamento garante maior segurança, já que estabiliza a energia elétrica em caso de sobrecarga ou curto-circuito.

Mas o que não deve ser feito é usar o transformador para ligar o ar-condicionado, já que esse uso é contraindicado pelos fabricantes. Ou seja, ele não deve ser utilizado para iniciar o trabalho de um aparelho, mas, sim, como suporte.

Se você tem um transformador, e, mesmo assim, seu aparelho está desligando sozinho, o ideal é consultar uma assistência técnica capacitada para analisar e resolver o problema.

Diferença entre aparelhos inverter e convencional

Vale lembrar que um aparelho convencional desliga enquanto funciona, realizando seu ciclo liga/desliga. Isso torna mais difícil identificar problemas de funcionamento a curto prazo.

Se o seu ar-condicionado inverter desliga sozinho, consulte uma assistência técnica especializada. Já se o seu aparelho convencional apresenta o problema, será necessário observar por mais tempo, identificando se ele volta a funcionar normalmente ou não.

Conte com a Leveros para resolver o seu problema

Além de ser uma loja com mais de 40 anos de história, a Leveros também conta com uma assistência técnica profissional, com técnicos especializados espalhados por todo o Brasil. Conte com nossa expertise na hora de resolver seu problema e nunca mais ficar na mão com seu ar-condicionado.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários