Bem-Estar

Ar-condicionado faz mal à saúde? Veja mitos e verdades

Ar-condicionado faz mal à saúde? Veja mitos e verdades

16 de junho de 2020 0 4 min de leitura

Ar-condicionado faz mal à saúde? Veja mitos e verdades

Ar-condicionado faz mal à saúde? Saiba mais!

Uma das perguntas mais comuns quando o assunto é climatização é se ar-condicionado faz mal à saúde. O aparelho, que tem a função de refrescar o ambiente, traz com ele mitos e verdades sobre como atua no corpo humano.

Perguntas sobre a circulação e limpeza do ar-condicionado são as mais comuns, mas também existem questões sobre a umidade do ambiente e proliferação de doenças. Para resolver essas questões e deixar seu espaço climatizado e saudável, preparamos este conteúdo. Confira!

Como funciona o ar-condicionado

Antes mesmo de falarmos sobre os mitos e verdades do ar-condicionado, é importante sabermos sobre seu funcionamento. O aparelho é responsável por resfriar o ambiente em uma troca de calor. Ele retira o ar quente do local, substituindo pelo ar frio que o próprio equipamento produz.

Dividido em duas partes, a parte interna é a evaporadora, responsável por fazer o resfriamento, enquanto a parte externa é a condensadora, responsável por expelir esse ar quente.

Nesse processo, ele também filtra o ambiente de impurezas, o que melhora a qualidade do ar. Ao fazer essa troca, o aparelho retira parte da umidade do local, deixando-o mais seco.

Umidade do ar

Um dos principais pontos para quem se pergunta se ar-condicionado faz mal à saúde é a umidade do ar do ambiente em que ele se encontra. A falta de umidade pode trazer problemas respiratórios aos frequentadores do ambiente, enquanto o excesso faz com que bactérias e fungos, como mofo e bolor, possam se proliferar.

Se a umidade da sua casa ou empresa estiver acima de 65%, o ar-condicionado pode te ajudar. Existem modelos em que é possível alterar o nível de umidade que o aparelho retira do ambiente.

Já se o seu ambiente está muito seco, a recomendação é, ao desligar o ar-condicionado, deixar as portas e janelas abertas para o que o ar circule e tenha a umidade do lado externo de volta.

Outra dica é colocar um recipiente com água ou um umidificador no local, para que a perda de umidade não seja grande com a atuação do ar-condicionado. Dessa forma, você poderá, por exemplo, dormir com ar-condicionado ligado.

Proliferação de doenças

A ideia de que o ar-condicionado faz mal para gripe e outras doenças também faz parte do imaginário do brasileiro. A qualidade do ar que é inalada por quem frequenta o ambiente faz toda a diferença para quem está com problemas respiratórios. O fato é que isso não pode ser ligado diretamente ao ar-condicionado.

O motivo da maioria desses questionamentos, portanto, é que o ar-condicionado faz mal para sinusite, gripe e outras doenças apenas quando está sem a devida manutenção.

O ar seco, por exemplo, prejudica as vias aéreas dos humanos, mas um ar-condicionado que esteja com a limpeza e manutenção em dia, de acordo com recomendação de seu fabricante, não trará danos aos frequentadores de um ambiente.

Alérgicos

O mesmo exemplo pode ser dado para pessoas alérgicas à poeira, por exemplo. Um cuidado que deve ser tomado é com o choque térmico, causado ao ficar por muito tempo em uma temperatura e sair do ambiente para outro local com clima completamente diferente do anterior.

O corpo humano tem um mecanismo chamado reflexo colinérgico, em que crises de espirros, tosse e congestão nasal ocorrem ao sair de um local quente e entrar em outro resfriado. E isso pode ser mais grave em pessoas que têm problemas respiratórios, como rinite ou bronquite.

Dormir com ar-condicionado ligado

Outra pergunta muito comum é se dormir com o ar-condicionado faz mal para a saúde. Não há motivos para se preocupar sobre esse assunto. Ao ter um ar-condicionado limpo e com a manutenção em dia, a única medida a ser tomada é colocar um recipiente com água ou um umidificador no ambiente.

Assim, mesmo se você tiver um problema respiratório, ele não afetará a sua saúde. Pelo contrário: seu filtro limpa impurezas do ar, trazendo ainda mais qualidade para suas vias aéreas. Ou seja, o ar-condicionado é bom para quem deseja ter mais qualidade no ar de um ambiente.

Faça a limpeza do seu ar-condicionado com a Leveros

Se você pensava que o ar-condicionado faz mal, agora já sabe que ele pode ser muito benéfico para a sua saúde, principalmente quando é bem-cuidado. Na Leveros oferecemos o serviço de limpeza do seu aparelho por um preço justo e com profissionais credenciados.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários