Dicas

Ar-condicionado fazendo barulho: veja o que pode ser e como atuar

Ar-condicionado fazendo barulho: veja o que pode ser e como atuar

29 de março de 2021 0 4 min de leitura

Ar-condicionado fazendo barulho: veja o que pode ser e como atuar

Ar-condicionado fazendo barulho?

Um ar-condicionado fazendo barulho pode indicar uma série de problemas, que vão desde alguma peça que esteja com defeito até um sinal de que sua vida útil está chegando ao fim.

Esse barulho pode ser causado por itens como turbinas, tubos, ventiladores, motores, aletas e até mesmo pelo seu compressor. Para você saber mais sobre as possíveis causas e como agir em cada uma delas, acompanhe o artigo abaixo.

Quais peças podem ocasionar um barulho no ar-condicionado?

Para você poder identificar o que está gerando barulho no ar-condicionado, saiba que existem alguns problemas comuns que podem ocorrer:

Grade

Um problema comum nas grades frontais é o acúmulo de poeira ou algo que acaba se prendendo na peça, causando barulho. Verifique a limpeza do filtro e também certifique-se de que o objeto está perfeitamente encaixado.

Filtro

O filtro é um dos problemas mais comuns em quem tem, por exemplo, ar-condicionado fazendo barulho de vento. Isso acontece devido ao bloqueio da passagem de ar, causado por acúmulo de impurezas como poeira. Por sua vez, o aparelho passa a fazer mais força para conseguir climatizar o ambiente. Portanto, a limpeza do filtro é indicada nesses casos.

Peças soltas

Uma situação comum é alguma peça pequena se soltar ao longo do tempo, que pode ser quando o ar-condicionado faz barulho metálico de algo batendo continuamente por dentro. Se for possível identificar de onde o ruído sai, é importante desinstalar parte do aparelho e retirar a peça, mas o mais indicado é chamar um especialista.

Compressor

O ar-condicionado fazendo barulho no compressor não é um bom sinal. A peça, quando danificada, compromete a climatização do aparelho, além de acarretar problemas maiores. Nesse caso, o recomendado também é chamar um especialista, evitando que piores complicações ocorram.

Carenagem

O revestimento do ar-condicionado também pode gerar ruídos devido à sua dilatação. No caso, os filtros sujos impedem a passagem de ar, fazendo com que a pressão e a temperatura aumentem, ocasionando estalos no equipamento.

Motor

Além do desgaste natural da peça, o motor pode sofrer com a falta de lubrificação da peça. Nesse caso, uma manutenção periódica resolve o problema, já que isso é um ponto que normalmente é revisado no serviço.

Fluido refrigerante

Se o ar-condicionado não gela e faz barulho, o problema pode ser um vazamento do fluido refrigerante. A solução para esse problema é realizar a troca do aquecedor de cárter. Além do mais, essa troca deve ser feita apenas por um profissional especializado.

Instalação incorreta

A instalação é um procedimento fundamental na garantia da qualidade e do desempenho do seu ar-condicionado ao longo do tempo. Quando ela é mal feita, são muitas as situações que podem trazer danos ao aparelho.

Para que ela não seja feita da maneira errada e por pessoas que não são profissionais, a Leveros oferece também um serviço de instalação de ar-condicionado, com técnicos capacitados espalhados pelo Brasil. 

Nosso serviço é autorizado pelas grandes marcas do mercado, o que garante a qualidade e a excelência do procedimento. Consulte nossos valores e leve o melhor para a sua casa ou empresa.

Quando chamar um especialista?

Como você viu acima, existem algumas situações em que chamar um especialista é a melhor opção, afinal de contas, um ar-condicionado com barulho pode ter diversas causas.

Mesmo se você tiver o costume de limpar o filtro e fazer algumas manutenções no seu aparelho, o ideal é contratar um serviço de manutenção periódica a cada seis meses. Dessa forma, o ar-condicionado terá o máximo desempenho por mais tempo.

O que fazer para evitar o surgimento de barulhos

Na maioria dos casos, o surgimento de barulhos está atrelado à falta de manutenção periódica, tanto a profissional como a caseira, de limpeza, por exemplo. O primeiro passo, portanto, para evitar esse incômodo é observar os sinais do seu aparelho. 

Muitas vezes, ele vai, aos poucos, aumentando o barulho ou dando outros sinais de que as coisas não vão tão bem. Se essa observação for feita, os problemas podem ser evitados.

Além da observação, os outros dois pontos principais para evitar que seu aparelho desenvolva um barulho além do normal são: realizar a limpeza dos filtros e fazer a manutenção periódica indicada pelo fabricante.

Barulho no ar-condicionado? Chama a Leveros!

Na Leveros, você tem serviços como limpeza e manutenção periódica do seu aparelho, além de contar com suporte dos nossos técnicos até mesmo na instalação. Temos mais de 40 anos de experiência em climatização, resolvendo os problemas dos nossos clientes com excelência e ótimo atendimento.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!