Bem-Estar

Ar-condicionado não esquenta: veja as principais causas

Ar-condicionado não esquenta: veja as principais causas

28 de agosto de 2020 0 4 min de leitura

Ar-condicionado não esquenta: veja as principais causas

Ar-condicionado não esquenta? Saiba mais!

Se o seu ar-condicionado não esquenta como antes, saiba que existe diversos motivos que podem estar provocando essa falha de rendimento. Mas como identificar e resolver o problema? Para te ajudar com essa pergunta, a Leveros preparou este conteúdo especial, com as principais causas possíveis e quando chamar um especialista para resolver o caso. Acompanhe.

Quais são os principais motivos?

Listamos os principais motivos que fazem com que um ar-condicionado quente e frio não esquente.

Vazamento de gás

O menor vazamento de gás já causa diminuição do rendimento de um ar-condicionado, fazendo com que ele não opere normalmente. Isso ocorre porque o gás não circula devidamente, atrapalhando também o resfriamento. Portanto, se o seu aparelho não estiver funcionando bem das duas maneiras, a causa pode ser essa.

Válvula reversora

Localizada na unidade externa de um ar-condicionado quente e frio, a válvula reversora possui uma tubulação central e três laterais, que saem por um outro lado. Caso haja mais de uma saída liberando ar quente, é sinal de vazamento interno, que pode ser causado por defeito da peça ou má instalação.

Compressor

Uma das peças mais importantes do aparelho, o compressor também pode ser o motivo da disfunção. Se o seu ar-condicionado não aquece nem esfria, o problema pode estar no compressor. Para que ele seja arrumado, deve-se chamar uma assistência técnica especializada em climatização.

Obstruções

Uma possibilidade mais simples é que o defeito seja causado por uma obstrução. Para conferir se é esse o problema, observe a unidade condensadora e a evaporadora. Nesse caso, o acúmulo de sujeira ou até mesmo a entrada de objetos no aparelho pode ser a causa.

Filtro sujo

A causa de um ar-condicionado que não esquenta pode ser mais simples do que se imagina: filtro sujo. Fazer a limpeza periódica do equipamento é muito importante para evitar esse tipo de problema. 

Falhas elétricas

Muitos problemas no ar-condicionado são causados por falhas elétricas. Problemas na rede elétrica, como curtos-circuitos, comprometem o funcionamento do aparelho. Além disso, pequenas falhas em seu sistema também podem ocorrer ao longo dos anos de uso.

Má instalação

A instalação incorreta também é um problema recorrente de quem solicita serviços de ar-condicionado nas assistências técnicas. E o problema pode acarretar muitos dos erros que um aparelho demonstra. Por isso, a instalação deve ser feita por serviços credenciados e profissionais.

Falta de manutenção

A manutenção de ar-condicionado deve acontecer a cada seis meses para que seu desempenho não seja comprometido. E a falta dela pode ser um dos motivos para que o seu aparelho não esteja aquecendo, já que o desgaste pode ser acentuado sem a visita de um profissional.

O que fazer?

Confira alguns passos que você pode fazer para identificar ou solucionar o problema.

Verificar a limpeza

Você sabe quando foi a última vez que limpou o seu aparelho? Ou até mesmo que contratou um serviço de limpeza profissional? Verificar o estado do seu aparelho é fundamental para imaginar qual o tipo de problema está acontecendo com seu ar-condicionado.

Checar a potência

Mesmo no caso de um ar-condicionado inverter quente e frio, que é mais moderno que o convencional, há a possibilidade de o aparelho não ter a potência certa para o ambiente onde está instalado. Se esse for o problema, a solução será adquirir um novo modelo.

Desligar da tomada

Apesar de parecer simples, os aparelhos elétricos precisam de um descanso. Experimente retirar o equipamento da tomada por uma hora, ligando-o na sequência. 

Conferir o clima

A seleção de temperatura deve sempre acompanhar o clima externo. O aparelho consegue atingir picos de até 32ºC, mas a temperatura do lado de fora deve estar entre 17ºC e 24ºC. Com variações muito discrepantes no clima externo e interno, o aparelho não vai desempenhar o máximo que poderia.

Contrate a limpeza e manutenção preventiva Leveros

A melhor solução para um ar-condicionado que não esquenta é chamar a limpeza e manutenção preventiva Leveros. Com o serviço, seu aparelho vai ter o mesmo desempenho de quando estava novinho em folha, com o cuidado que só a gente pode oferecer.

Na Leveros, você tem a segurança e a credibilidade de quem atua no mercado de climatização há mais de 40 anos. Confira nossas condições de pagamento e contrate agora nosso serviço.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários