Dicas

Comprar ar-condicionado usado é uma boa?

Comprar ar-condicionado usado é uma boa?

14 de agosto de 2020 0 4 min de leitura

Comprar ar-condicionado usado é uma boa?

Ar-condicionado usado

Muitas pessoas compram ar-condicionado usado como alternativa aos modelos novos, por diversos motivos. O principal é o financeiro: aparelhos usados são mais baratos, o que pesa no bolso dos que optam por essa solução.

Mas comprar ar-condicionado usado é uma boa solução? Se você está pensando nessa opção, o texto abaixo vai te ajudar. Separamos os prós e contras para você fazer a melhor escolha para a sua residência ou empresa. Confira.

Vantagens de comprar um ar-condicionado usado

O preço de ar-condicionado usado é a única vantagem que uma pessoa tem ao comprar o equipamento. Geralmente, um modelo seminovo pode ter até 80% do valor de um novo, representando uma pequena diferença no valor final

Assim como em modelos que precisam ser instalados, comprar um ar-condicionado portátil usado também tem o valor como única vantagem, considerando que ele não precisa de instalação de maneira geral.

Desvantagens ao comprar um ar-condicionado usado

Se a vantagem é basicamente uma, as desvantagens são muitas. Afinal de contas, muitas das características de uso de um aparelho usado são informadas pelo vendedor, que, além de não ser especialista na área, tem o interesse da venda como prioridade. Acompanhe algumas possíveis desvantagens:

Nota fiscal

A compra de um ar-condicionado usado não acompanha uma nota fiscal que comprove a propriedade do aparelho para o seu novo dono. Nem mesmo revendedores especializados podem prover o documento. Isso significa que caso alguém acusasse roubo do equipamento, você não teria como provar a posse.

Desgaste de uso

A manutenção está entre as maiores preocupações de quem compra um ar-condicionado. Como o modelo não é novo, não é possível saber seu real estado sem, pelo menos, uma avaliação profissional. Dessa forma, alguns problemas, como manchas, ruídos, ferrugem e panes elétricas, poderão acontecer.

Consumo de energia

Adquirir um ar-condicionado usado implica ter um aparelho que pode não cumprir suas especificações em relação ao gasto de energia elétrica. Muitos modelos têm a classificação A no Selo Procel, mas o desgaste natural do tempo pode comprometer a eficiência do equipamento.

Reposição de peças

A possível obsolescência de um ar-condicionado barato usado pode causar a ausência de peças de reposição em caso de problemas técnicos futuros. Afinal de contas, quanto mais antigo for o aparelho, menor as chances de uma assistência técnica ter todas as peças. 

Ausência de garantias

Quando se compra um ar-condicionado novo, você tem garantia da loja e da empresa, o que não existe em muitos casos de compras de modelos usados. A ausência de garantias, portanto, pode sair bem cara em caso de defeitos posteriores à compra.

Instalação prejudicada

Por ser um produto que já foi instalado, o ar-condicionado usado pode apresentar defeitos provenientes dos processos de retirada e reinstalação. Além disso, dificilmente se tem a confirmação que a retirada foi feita por profissionais capacitados.

Risco de adquirir produtos irregulares

A venda de ar-condicionado usado pode ser feita por pessoas que não são seus verdadeiros donos. Nesse caso, é possível que o aparelho seja fruto de crimes como roubo ou furto. Se descoberto, o comprador poderá responder por crime de receptação.

Perda de outras garantias

Além da garantia de fábrica ou da loja, quem compra um ar-condicionado usado pode não contar com a proteção de órgãos de defesa do consumidor, ou solicitar troca do aparelho, em caso de defeitos ou desistência da compra, por exemplo.

Ar-condicionado usado ou novo: qual opção é melhor?

Comprar um ar-condicionado usado pode ser tentador pela economia financeira feita no ato da aquisição, mas, a longo prazo, pode se tornar uma grande dor de cabeça. Com tantas desvantagens que podem ocorrer, somado a pouca diferença de preços entre os dois tipos, a melhor opção é comprar aparelhos novos.

Confira nossos modelos de ares-condicionados

Aqui na Leveros você  grande variedade de ares-condicionados novos, com garantia de fábrica, ótimas condições de pagamento e ofertas constantes. Temos mais de 40 anos de experiência no segmento, resolvendo os problemas dos nossos clientes quando o assunto é climatização e refrigeração. Conte conosco. Confira nosso site,

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários