Bem-Estar

Problema no ar-condicionado: veja quais são as causas mais comuns

Problema no ar-condicionado: veja quais são as causas mais comuns

05 de outubro de 2020 0 5 min de leitura

Problema no ar-condicionado: veja quais são as causas mais comuns

Problema no ar-condicionado, o que fazer?

São vários os motivos que podem causar um problema no ar-condicionado, e a lógica de identificação é muito parecida com a de qualquer eletrodoméstico: quanto mais rápido ele for reconhecido, maiores são as chances de que seu conserto seja bem-sucedido.

Como um ar-condicionado é um aparelho complexo e com muitas peças, é importante estar atento aos sinais que ele demonstra durante seu uso. Para você conseguir identificar de maneira mais prática os sintomas e o que pode ser cada problema, acompanhe o conteúdo abaixo.

Como identificar defeitos no ar-condicionado

Para evitar um desgaste ainda maior, saber como identificar problemas no ar-condicionado é fundamental. Existem alguns passos e pontos que podem ser observados no seu aparelho para que você saiba se está tudo bem com ele ou não.

Os sinais mais claros são quando o ar-condicionado não está resfriando o ambiente, ou nem ao menos está ligando. Se o seu problema for uma dessas duas situações, são muitas as possibilidades que podem estar acontecendo.

Outros sinais comuns são: aumento de gasto de energia elétrica, aparelho que começa a pingar ou apresenta algum tipo de vazamento, e também o mau cheiro no ambiente ao ligar o equipamento.

Uma dica é prestar atenção nas saídas de ar do aparelho e nos ruídos que ele apresenta, tanto ao ligar como também no decorrer de seu funcionamento. Caso surjam barulhos diferentes do comum ou haja alguma obstrução constante do ar, é sinal de que algum problema está acontecendo.

Quais são os problemas de ar-condicionado mais comuns

Veja abaixo situações comuns de problemas com ar-condicionado:

  • Filtro

O filtro de ar é uma das peças mais importantes de um ar-condicionado. Quando está limpo, ele faz a purificação do ar que sai do aparelho, o que evita problemas de saúde causados por uma qualidade ruim do ar. Além disso, o filtro sujo pode causar odores desconfortáveis no ambiente. 

Portanto, se a passagem de ar estiver obstruída ou com mau cheiro, a causa pode ser o filtro sujo ou até mesmo entupido. A recomendação é a troca e limpeza do filtro de ar com frequência, evitando que esse tipo de situação aconteça.

  • Termostato

Responsável por controlar funções que incluem o desligamento automático do aparelho, a peça é fundamental para que o equipamento funcione sem desperdiçar energia. 

Por atuar como um medidor de energia, fatores como alta incidência de luz solar, lâmpadas que irradiam calor e janelas abertas provocam erro na leitura da peça que, por sua vez, pode causar problemas no compressor do aparelho. A recomendação, portanto, é diminuir a interferência por esses motivos, diminuindo o desgaste do termostato.

  • Ar-condicionado não liga

Um dos problemas comuns em ar-condicionado é quando ele não liga de forma alguma ou liga de maneira inconstante. Nesse caso, é necessário conferir a parte elétrica do equipamento, que pode ter tido alguma pane ou desgaste sério.

Dentre as recomendações, a primeira é conferir a temperatura do termostato. Se estiver tudo certo, o próximo passo é conferir a rede elétrica do local em que ele está instalado, já que pode haver algum problema de interligação externa ou fiação solta.

  • Compressor e ventilador

Defeitos no compressor e ventilador podem ser sentidos quando há ausência de ventilação ou inconstância nesse processo do aparelho. Além disso, a parte elétrica pode estar comprometida, o que prejudica essas duas peças, causando até uma perda das mesmas.

Um ponto que pode parecer um ar-condicionado split com defeito, mas precisa ser conferido, é o tempo de religação do aparelho. Ao desligar o equipamento, a recomendação é que ele não seja religado imediatamente, já que seu compressor precisa de pelo menos três minutos para poder funcionar normalmente.

  • Vazamento

Existem dois tipos de vazamento em um aparelho: de água ou de fluído refrigerante. No primeiro caso, o equipamento ficará pingando, isso pode ser causado por dreno entupido ou até mesmo má instalação. 

Já no segundo caso, o ar-condicionado terá seu desempenho reduzido drasticamente, já que o fluído é parte fundamental no trabalho que o aparelho performa no ambiente. Em ambos os casos é necessário identificar em que ponto está ocorrendo o vazamento para poder agir de forma correta.

  • Odores estranhos

O mau cheiro no ambiente acontece quando o filtro do aparelho está sujo, o que também pode provocar uma queda na qualidade do ar que é projetado no ambiente. Apenas a troca ou limpeza do filtro de ar resolverá o problema.

O que fazer ao identificar um problema?

A recomendação é contatar uma assistência técnica que cuidará do seu problema. A identificação do defeito é importante para que você saiba orientar o profissional responsável pelo serviço, além de não ser enganado por pessoas mal intencionadas.

Na Leveros você conta com nosso serviço de limpeza e manutenção periódica, que cuida do seu ar-condicionado, com a segurança e credibilidade de uma empresa que tem mais de 40 anos de expertise no mercado nacional. Confira nossos preços e condições de pagamento facilitadas.

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários