Dicas

Qual modo do ar-condicionado gasta menos energia?

Qual modo do ar-condicionado gasta menos energia?

06 de dezembro de 2023 0 7 min de leitura

Qual modo do ar-condicionado gasta menos energia?

Deseja saber qual modo do ar-condicionado gasta menos energia? Desvendar as opções mais eficientes em termos de energia é essencial para não ter o seu orçamento mensal comprometido.

Continue lendo este artigo da Leveros e acompanhe um guia completo sobre qual é o modo ou a função de ar-condicionado que garante mais economia durante o uso. 

 

Modo de operação do ar-condicionado e economia de energia

Primeiramente, é importante conhecer quais os principais modos do ar-condicionado:

Modo Resfriar ou Cooling

O resfriamento do ar-condicionado é o modo mais popular. Ele mantém o compressor funcionando para comprimir e expandir o fluido refrigerante dissipado enquanto extrai o calor que está no interior do ambiente.

Consumo de energia do ar-condicionado no Modo Refrigeração 

Em geral, o consumo de energia durante o processo de resfriamento costuma ser maior, pois o aparelho precisa trabalhar mais para retirar o calor do ambiente, principalmente quando o usuário deseja atingir uma temperatura muito baixa. 

Pense na operação intensiva que o compressor do aparelho precisaria exercer para climatizar um ambiente cuja temperatura é de 30 °C e o usuário deseja mantê-lo a 15 °C. Esse é um dos principais motivos para não deixar o ar-condicionado na temperatura mais gelada

Para poupar energia, o ideal é diminuir as temperaturas gradativamente, buscando um intervalo de diferença menor entre a temperatura lá fora e a que você deseja alcançar no seu ambiente. 

Saiba mais sobre qual a temperatura ideal do ar-condicionado

Considere também que a eficiência do modelo de ar-condicionado, a vedação das portas ou janelas e as condições climáticas influenciam diretamente o consumo de energia no modo resfriar.

 

Modo Ventilar ou Fan

O modo ventilação, como o próprio nome indica, é perfeito para situações em que você não deseja diminuir a temperatura interior e opta por uma circulação de ar em temperatura amena. Em alguns modelos, pode ser chamado de Fan Only ou Fan Mode, que significa ventilador em inglês.

Em resumo, nesse modo, o ar-condicionado apenas circula o ar pelo ambiente, sem fazer as trocas de calor típicas do modo de refrigeração. Esse modo é indicado para quando a temperatura já está agradável, mas você deseja sentir uma brisa agradável.  

Consumo de energia do ar-condicionado no Modo Ventilação 

Em comparação com outras funções, o ar-condicionado no modo ventilador gasta menos energia. É considerada uma opção mais eficiente, principalmente em dias mais frescos. Uma dica extra é ligar o ar-condicionado no modo resfriamento por alguns minutos e alterar para o modo ventilação após alcançar a temperatura desejada. 

 

Modo Aquecer ou Heat

O modo Heat  no ar-condicionado está disponível exclusivamente em modelos de ar-condicionado tipo quente/frio. Essas versões possuem um ciclo reverso para liberar ar quente no ambiente. 

Consumo de energia do ar-condicionado no Modo Aquecimento 

Nesse caso, o consumo de energia também pode ser elevado, pois, assim como a produção de ar frio requer mais esforço do compressor, o mesmo ocorre no ciclo reverso. Ou seja, em poucas palavras, o aparelho atua com um funcionamento intensivo para aquecer o ambiente.

Além disso, a questão do isolamento do cômodo, tempo de uso e a eficiência energética específica de cada modelo são fatores que impactam diretamente o consumo de energia no modo de aquecimento.

 

Modo Automático ou Auto

O modo automático do ar-condicionado possibilita que o aparelho ajuste automaticamente as configurações com base na temperatura ambiente.

Isso é feito por meio de sensores internos que captam a temperatura do ambiente e encontram a configuração mais adequada para evitar o funcionamento desnecessário do compressor. Porém, a eficiência desse modo pode variar conforme a precisão do sensor e das condições ambientais. 

Consumo de energia do ar-condicionado no Modo Auto  

Na operação AUTO, o sistema do ar-condicionado seleciona um modo de funcionamento adequado e automaticamente faz definições a intervalos regulares para alcançar a temperatura definida pelo usuário. 

Então, isso faz com que o consumo de energia apresente variações, visto que as adaptações são mais dinâmicas. Em suma, ar-condicionado no modo automático pode gastar menos, mas é considerado intermediário entre o modo resfriamento e ventilação. 

 

Modo Desumidificar 

Útil em regiões úmidas, o modo de desumidificação remove o excesso de umidade do ar sem afetar muito a temperatura. Esse modo foi projetado para melhorar o conforto e evitar repercussões negativas causadas pela umidade em excesso. 

Nesse modo, o ar-condicionado retira a umidade do ar, condensando-a e drenando o excesso. Embora não afete significativamente a temperatura, a remoção da umidade pode criar uma sensação mais agradável, mesmo em climas moderados. 

Consumo de energia do ar-condicionado no Modo Dry 

O consumo de energia no modo desumidificar é considerado moderado, considerando que nesse caso o sistema não opera a plena capacidade de resfriamento, já que o objetivo é retirar o excesso de umidade no local. Por isso, a função dry no ar-condicionado não gasta muita energia, mas é considerado uma escolha mais eficiente em casos onde a principal preocupação é a umidade. 

 

Modo Economia de Energia

O modo Eco é uma opção presente em muitos modelos desenvolvidos por diversas marcas. Seu objetivo é otimizar o desempenho do ar-condicionado para economizar o máximo de energia ao consumir o mínimo de recursos possível. 

Geralmente, esse modo inclui ajustes automáticos na temperatura, na velocidade do ventilador e em outras configurações para maximizar a eficiência energética. Portanto, o ar-condicionado em 24 ou 25 graus gasta menos energia

Consumo de energia do ar-condicionado no Modo Eco 

Ao priorizar a economia de energia, o modo Eco é indicado para reduzir o consumo total sem comprometer o conforto térmico, sendo visto como o modo do ar-condicionado que menos consome energia

Esse argumento é válido se considerarmos que é comprovado que a temperatura na faixa dos 23 °C é considerada a temperatura ideal para o ar-condicionado economizar energia e garantir conforto térmico. No entanto, essa eficácia depende da tecnologia específica de cada fabricante, bem como das condições ambientais.

 

Dicas gerais para economizar energia usando ar-condicionado 

  • escolha do ar-condicionado ideal: escolha entre modelos com classificações energéticas mais altas e determine a quantidade de BTUs ideal para o seu espaço.
  • manutenção preventiva: limpeza e troca de filtros aumentam a eficiência do ar-condicionado, contrate um especialista para verificar vazamentos e outros possíveis problemas.
  • uso consciente: evite temperaturas extremas e sempre desligue o ar quando não estiver usando.
  • isolamento térmico: considere que esse fator é crucial para melhorar a eficiência energética, além de reduzir a carga sobre o ar-condicionado.
  • temporizadores: os timers permitem a programação para ligar/desligar o ar-condicionado em um tempo predeterminado. 

Saiba mais sobre como economizar energia usando o ar-condicionado

Por fim, definir qual modo do ar-condicionado gasta menos e energia depende dos seus objetivos e hábitos, bem como do modelo que você escolher. Dê preferência aos condicionadores de ar inverter para obter ainda mais eficiência e economia e leia mais sobre como calcular quanto gasta um ar-condicionado.  

São muitas opções de marcas conceituadas que desenvolvem soluções para todos os tipos de espaços e orçamentos, encontre o ar-condicionado mais econômico na Leveros

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários