Bem-Estar

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

05 de julho de 2021 2 4 min de leitura

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Como limpar o filtro do ar-condicionado

Apesar de ser um passo muitas vezes esquecido pela maior parte das pessoas, a higienização do ar-condicionado é fundamental para seu bom funcionamento – além de manter o ar do ambiente sempre limpo e puro, cuidar da limpeza do aparelho também prolonga sua vida útil e ajuda na economia de energia. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvida de como limpar o filtro do ar-condicionado e também a periodicidade ideal.

Por isso, preparamos uma matéria especial para você tirar todas suas dúvidas sobre a limpeza do ar-condicionado e já começar a correta higienização do seu aparelho antes dos dias quentes da Primavera e do Verão retornarem. Confira!

Para que serve o filtro de ar do ar-condicionado?

Antes de tudo, é importante lembrarmos que o papel do filtro do ar-condicionado é o de limpar o ar que sai do aparelho, filtrando partículas de poeira, ácaros e bactérias, deixando-o mais puro. Quando sujo, o filtro não consegue cumprir sua função e, consequentemente, o ar expelido fica “poluído”, prejudicando a saúde daqueles que estão no ambiente.

Mais do que isso, ele também influencia no consumo de energia, já que um ar-condicionado com filtro sujo impede o perfeito fluxo de ar e exige mais eletricidade para “empurrá-lo” para fora. Isso, além de sobrecarregar o aparelho, superaquece os sistemas de aquecimento e resfriamento, ocasionando no desligamento automático do ar-condicionado – se esse problema não for diagnosticado logo, seu ar-condicionado pode acabar estragando.

Por esses e outros motivos, a limpeza do seu aparelho é indispensável! Aqui, iremos te ensinar como fazer a higienização superficial do filtro, mas recomendamos que a cada 6 meses você contrate a limpeza profissional de um técnico, que irá limpar todo o seu aparelho, garantindo muitos anos de vida útil a mais para ele. 

Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Para higienizar o filtro, você não precisa de produtos mirabolantes para limpeza de ar-condicionado, muito pelo contrário. Os únicos itens que você irá utilizar são: um pano seco e água morna. É super simples e em apenas 5 passos você consegue lavar o filtro do aparelho:

1 – Desligue seu ar-condicionado da tomada;

2 – Remova o painel frontal;

3 – Localize o filtro e lave-o com água morna (atenção: é importante jogar o líquido no sentido contrário ao da entrada de ar);

4 – Deixe o filtro secar completamente antes de reinstalá-lo;

5 – Coloque o filtro de volta no aparelho e recoloque o painel frontal.

IMPORTANTE: Filtros de carvão ou HEPA não podem ser lavados com água! Nesses casos, utilize um aspirador de pó para a higienização.

Quando limpar o filtro do ar-condicionado?

Essa higienização simples, em que é realizada a lavagem do filtro do ar-condicionado, pode ser realizada uma vez por mês. Mas fique de olho no desempenho do seu aparelho: se sentir que ele não está com a mesma potência de sempre, vale dar uma olhadinha no filtro para verificar se ele está sujo!

Já a limpeza profissional, com um técnico qualificado, que citamos acima, é recomendada a cada 6 meses. Nessa visita, ele irá cuidar da higienização de todo o aparelho e irá avaliá-lo para indicar se há a necessidade de troca da serpentina, cano do dreno ou outra peça. Isso irá garantir a maior durabilidade do seu ar-condicionado.

Contrate sua limpeza de ar-condicionado profissional na Leveros!

Procurando por profissionais qualificados para realizar a higienização profissional do seu ar-condicionado? Então contrate a Limpeza e Manutenção Preventiva da Leveros! Nossos parceiros são credenciados com os principais fabricantes do mercado e utilizam máquina de limpeza para lavar seu ar-condicionado, garantindo mais higiene e agilidade no serviço. Acesse nossa página e confira já!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários