Bem-Estar

Como limpar ar-condicionado portátil: veja dicas e ideias

31 de março de 2021 0 4 min de leitura

Como limpar ar-condicionado portátil?

Fazer a retirada dos filtros, escolher produtos adequados para não comprometer nenhuma funcionalidade, observar se há algum problema e montar novamente o aparelho. Esses são alguns desafios de quem deseja saber como limpar ar-condicionado portátil de maneira caseira.

No artigo abaixo, você vai conhecer mais sobre o ar-condicionado portátil e sua limpeza da melhor forma possível. Além disso, vai saber também quando o melhor a se fazer é contratar uma empresa especializada na execução do serviço. Confira.

Quando limpar seu ar-condicionado portátil?

Existem alguns sinais que indicam a necessidade de limpeza de ar-condicionado portátil. Um desses indícios é a velocidade de resfriamento do ambiente. Se o aparelho apresentar uma demora maior do que o normal, é sinal de que o filtro está no seu limite.

Outro indício é o aumento do barulho do motor durante a climatização feita pelo aparelho. Ambos os fatores citados podem causar também um aumento de gasto de energia elétrica. Por isso, se sua conta está vindo acima do esperado, o ar-condicionado pode ser a causa.

Por fim, se a sua família ou seus funcionários estão apresentando problemas de respiração, como sinusite, resfriados e crises alérgicas, pode ser sinal de que o aparelho precisa de uma limpeza.

Qual é o período ideal de limpeza simples de um ar-condicionado portátil?

Existem algumas maneiras distintas que indicam quando um ar-condicionado portátil precisa de limpeza. Uma delas, presente em alguns modelos, é quando o aparelho emite um bip. Outra alternativa é quando a máquina acende uma luz, mas isso é característico de acordo com cada marca ou tipo de equipamento.

Caso não haja nenhuma dessas indicações, o recomendado é fazer uma limpeza de filtro uma vez por mês. Mas deve-se observar se o filtro é lavável ou não — o filtro HEPA, por exemplo, não pode ser lavado —, para que você não comprometa a qualidade dele.

Como limpar o ar-condicionado portátil em casa?

Muitos perguntam como limpar o filtro do ar-condicionado. O primeiro passo é retirar o painel traseiro, para poder encontrar o filtro e notar qual é o seu tipo. Se ele for de telinha, como é a maioria dos modelos, então a peça poderá ser retirada e lavada com água e sabão.

Se o filtro for HEPA, como descrito acima, o recomendado é utilizar o aspirador de pó, mas com muito cuidado para não danificar a peça. Esse tipo de filtro chega a filtrar até 99,9% de impurezas, eliminando bactérias, ácaros e vírus do ar presente no ambiente.

Veja o passo a passo da limpeza

  1. Desconecte o aparelho da tomada, impedindo a chegada de eletricidade;
  2. Com calma, retire o painel traseiro do aparelho;
  3. Retire também o filtro, identificando qual é o modelo;
  4. Se o filtro for de tela, lave-o com água e sabão neutro, retirando o excesso de poeira e descongestionando a peça;
  5. Após a lavagem, deixe-o secar bem, evitando respingos de água para que não provoque uma pane ao ligar o aparelho;
  6. Se o filtro for HEPA, utilize um aspirador de pó para fazer a retirada de poeira e impurezas. Mas tenha cuidado, o material é delicado,
  7. Após os procedimentos, recoloque o filtro e o painel traseiro, deixando-os da mesma maneira que anteriormente.

Quais materiais de limpeza se deve evitar?

Como dito acima, o ideal é utilizar apenas um sabão neutro e água. Evite usar produtos abrasivos como cloro, sapólio e alvejantes. Outro tipo de componente que se deve evitar são os inflamáveis, como combustíveis, removedores e álcool.

Quando fazer uma limpeza completa no seu ar-condicionado portátil?

Se você deseja ter certeza de que seu ar-condicionado portátil está higienizado perfeitamente, o ideal é contratar uma empresa especializada, que fará uma limpeza completa no seu aparelho, limpando todos os componentes e usando produtos e equipamentos específicos para isso.

A frequência da limpeza varia de acordo com o uso que você faz do seu aparelho, além da exposição do equipamento com poeira, poluição e outras impurezas. O ideal é observar o estado de funcionamento e também sua higienização.

Conte com a Leveros na hora de limpar o seu ar-condicionado portátil

Para que seu ar-condicionado tenha a garantia de um serviço de excelente qualidade, conte com a limpeza e manutenção periódica da Leveros. Temos preços imperdíveis e profissionais prontos para resolver o seu problema.

Agora que você sabe como fazer limpeza de ar-condicionado portátil, confira as opções disponíveis do modelo em nosso site. Com mais de 40 anos de história no mercado nacional, seguimos levando o melhor em experiência e qualidade para nossos clientes espalhados pelo Brasil.

Tags

Não existem tags para este post!