Dicas

Saiba o que significa o FAN no ar-condicionado

Saiba o que significa o FAN no ar-condicionado

05 de janeiro de 2022 0 4 min de leitura

Saiba o que significa o FAN no ar-condicionado

O que significa o FAN no ar-condicionado?

Algumas teclas do controle remoto de um ar-condicionado possuem termos em inglês que designam objetivos diferentes ao apertá-los. Uma delas é a “FAN”, sigla que pode ser bastante útil em alguns momentos. Quer saber o que significa o FAN no ar-condicionado e para que serve? Fique com a gente neste conteúdo e saiba mais. 

Traduzindo e compreendendo

Em inglês, “FAN” nada mais é que “ventilador”, o que já dá uma ideia da função da sigla no controle remoto. É exatamente isso o que significa FAN no ar-condicionado: ventilação. Essa tecla inicia o processo de ventilar, e não mais esquentar ou refrigerar o local. Assim, o aparelho apenas solta o vento, sem climatizar o ambiente.

Como encontrar o FAN e como usá-la

Para acionar o modo FAN no ar-condicionado, também não tem muito segredo. Primeiramente, no controle remoto, aperte no botão “modo” e espere aparecer um sinal de FAN ou o símbolo de um ventilador no visor.

Quando a sigla ou a imagem for sinalizada, você já pode controlar o volume do vento nos botões com as setas para cima e para baixo bem onde está a função FAN no controle do ar-condicionado.

Semelhante ao normal, há também o Fan Speed no ar-condicionado, que vai controlar o volume do ar quando o aparelho estiver no modo Cool, ou seja, frio. Dessa forma, você decide quanto ar frio deve sair do aparelho durante o modo de resfriamento.

Quando usar a função FAN?

Mesmo sabendo o que significa FAN no ar-condicionado, uma dúvida permanece: quando usá-la? Afinal, o condicionador de ar tradicionalmente serve para esquentar ou refrigerar o local, mas e o FAN?

Bom, sabe aquela hora em que você já resfriou o ambiente e precisa fazer o ar circular mais um pouco? A ventilação do aparelho deve ser acionada bem nesse momento, como já explicamos acima na questão do Fan Speed no ar-condicionado.

Porém, é bastante recomendável deixar as janelas do seu escritório, da sua sala ou do seu quarto bem abertas para ajudar na ventilação. Assim, tudo que o modo Fan  do ar-condicionado pode oferecer será bastante aproveitado

O ar condicionado Fan Coil  

Existem alguns aparelhos que funcionam justamente a partir da ventilação, é o caso do ar-condicionado Fan Coil. Esse modelo é ideal para instalar em locais com maior fluxo de pessoas, bem amplos e abertos, como grandes escritórios, shoppings, edifícios, locais de eventos, hospitais, entre outros.

Dentro do Fan Coil, temos três elementos: a serpentina de cobre ou alumínio, o ventilador e um sistema de filtros. Ele funciona da seguinte forma: em primeiro lugar, a água gelada ― e não um gás refrigerante ― passa pela serpentina. Então, o ventilador, com motor e correias, capta e direciona o ar para o sistema de filtros e, em seguida, a serpentina, onde acontece a refrigeração no ambiente externo, também já filtrado.

Outras possíveis funções

Você aprendeu o que significa FAN no ar-condicionado, mas sabe o que fazem as outras funções do controle remoto, como Auto, Dry e Heat? Conheça um pouco mais sobre cada uma abaixo.

Auto

A função Auto vem da palavra “automático” e é responsável por deixar o ar-condicionado em um modo nem tão quente, nem tão frio, sem nenhum tipo de especificação. Acionando essa função, você faz o aparelho reconhecer o ambiente e estabelecer uma temperatura padrão, em torno de 23ºC.

Heat

Do termo Heat, vem a tradução para o português: “quente”. Você deve usá-la em ambientes e épocas mais frias, para o ar esquentar um pouco mais o clima do local. Se o seu controle remoto não apresentar essa tecla, você deve buscá-la pelo botão Modo.

Dry

A função Dry quer dizer “desumidificar” e é ideal para momentos de umidade elevada. Ela também pode ser acionada pela tecla Modo, com a imagem de uma “gota” ou do termo “Dry”.

Aproveite todas as funções do seu ar-condicionado com a Leveros!

Agora que sabe o que significa FAN no ar-condicionado, você já pode navegar pelas seções da Leveros e adquirir o seu produto sem complicações. Encontre essa função em diversos tipos de ar-condicionado, como o modelo split, por exemplo.

Se você ainda tiver dúvidas sobre as funções do ar-condicionado, experimente também contratar o nosso serviço de instalação. Nossos especialistas, com certeza, saberão informar e explicar direitinho, além, é claro, de deixar o aparelho pronto para o uso.

Além da venda de ar-condicionado e do serviço de instalação, na Leveros, temos a calculadora de BTUs, responsável por lhe mostrar a potência ideal do seu aparelho. Conheça nossos modelos de pagamento e melhore, agora mesmo, o conforto do clima do seu cantinho preferido.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários