Dicas

Veja quais são os tipos de ar-condicionado existentes e suas vantagens

Veja quais são os tipos de ar-condicionado existentes e suas vantagens

05 de junho de 2020 0 5 min de leitura

Veja quais são os tipos de ar-condicionado existentes e suas vantagens

Conheça os tipos de ar-condicionado existentes

Existem muitos tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado nacional, permitindo a escolha de maneira mais assertiva, mas também pode acabar confundindo as pessoas na hora de definir seu modelo ideal.

Por terem características distintas, cada modelo apresenta vantagens e diferenciais que podem pesar na sua decisão. Por isso, a Leveros preparou este conteúdo.

Neste artigo, você vai ver tudo o que precisa saber antes de levar um para a sua casa.

Quais as diferenças entre ar-condicionado convencional e inverter?

  • Operação

A maior diferença entre os dois modelos é a sua operação. No modelo convencional, há uma maior oscilação de temperatura no ambiente enquanto o aparelho faz o processo de climatização.

O funcionamento do seu compressor acontece ligando o aparelho quando a temperatura aumenta e desligando quando a temperatura diminui mais do que o necessário.

Isso não acontece no modelo inverter, que possuem um funcionamento contínuo, que diminui e aumenta sua potência de maneira mais controlada, gerando uma economia de até 40% de energia.

  • Manutenção e preço

O preço do ar-condicionado está relacionado à tecnologia que o aparelho possui, o modelo inverter é o mais caro. Em compensação, por apresentar um bom consumo energético, a compra pode valer a pena no futuro e ser um bom investimento.

  • Velocidade e ruído

Um ar-condicionado inverter consegue alcançar a temperatura esperada em menos tempo quando comparado a um convencional. Isso acontece porque o gás responsável por refrigerar o ambiente circula com maior pressão no primeiro modelo.

Como o aparelho não desliga nos modelos inverter, ele também gera menos ruído. A regulagem de ar desses modelos é mais suave, enquanto nos modelos convencionais, ao ligar e desligar o ar-condicionado para regular a temperatura, mais ruídos são causados.

Quais os modelos de ar-condicionado?

A climatização é feita em ambientes diversos, causando a necessidade de modelos que se adequem a cada cenário. Vale lembrar que quase todos os modelos possuem versões convencionais e inverter. Veja abaixo os modelos e as vantagens de cada um deles.

Janela

ar-condicionado janela

Compacto, o ar-condicionado de janela não tem um compressor externo, ou seja, apresenta as duas partes (interna e externa) no mesmo aparelho. Além disso, tem fácil instalação, vantajoso para locais que já tenham a estrutura preparada para receber um.

É possível encontrar modelos mecânicos, com botão de liga/desliga giratório, ou digitais, com controle remoto, display digital e até timer.

Split

ar-condicionado split

O modelo que se diferencia do aparelho janela é o split, que serve como base para a maioria dos outros ares-condicionados. Ele é dividido em duas partes: a unidade condensadora e a evaporadora.

A primeira unidade é responsável por expelir o ar quente retirado do ambiente, por isso ela fica na parte externa do aparelho. Já a evaporadora é a parte interna, ou seja, a que faz a refrigeração dos ambientes.

Multi split

ar-condicionado multi split

Tem esse nome por comportar, em uma mesma unidade externa, até seis unidades internas, possibilitando a climatização de vários ambientes de maneira simultânea e independente.

Portanto, o multi split é ideal para casas, escritórios e ambientes que precisam ser divididos, além de locais que não possam comportar muitas unidades externas por conta de espaço ou outros fatores.

Piso teto

ar-condicionado piso teto

Recomendado para ambientes amplos e com o pé-direito alto, o piso teto é um exemplo de ar-condicionado comercial. Ele recebe esse nome porque pode ser instalado tanto no piso como no teto dos ambientes.

Como característica principal, destaca-se por seu altíssimo desempenho de refrigeração. Ele também pode ser usado em residências, mas apenas em ambientes espaçosos.

Cassete

ar-condicionado cassete

Com quatro saídas de ar, uma para cada lado, o split cassete é instalado nos tetos dos locais, mais precisamente nos forros dos ambientes, o que faz com que ele não seja notado. Tem como vantagem a distribuição do ar de maneira mais equilibrada do que outros modelos.

Duto

ar-condicionado duto

Ideal para grandes ambientes, o modelo de duto é, por exemplo, o ar-condicionado central de shoppings, grandes lojas e galpões, em que a refrigeração precisa ser feita de forma potente e sem ficar à mostra.

Portátil

ar portátil

Versátil, o ar-condicionado portátil pode ser levado para ambientes distintos, o que é uma grande vantagem para quem busca mobilidade e comodidade em ambientes diversos, sem precisar instalar um aparelho em cada local.

Para funcionar perfeitamente, basta ter um local em que sua tubulação desmontável possa expelir o ar quente do ambiente, podendo ser uma janela ou outra abertura. Além disso, ele não precisa de instalação.

Seu ar-condicionado está na Leveros

Aqui você encontra o ar-condicionado que procura com com preços baixos e facilidade de pagamento. Oferecemos também o serviço de instalação para todo o Brasil. Acesse nosso site!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários