Dicas

5 dicas sobre como evitar mofo e umidade em casa

5 dicas sobre como evitar mofo e umidade em casa

28 de junho de 2023 0 6 min de leitura

5 dicas sobre como evitar mofo e umidade em casa

A prevenção contra o mofo e a umidade se torna prioridade na busca por um ambiente doméstico saudável e agradável.  A umidade excessiva causa o mofo, que afeta a estética e a integridade da casa, além de trazer impactos negativos à saúde. Com algumas medidas preventivas e cuidados de limpeza, é possível controlar o mofo.

A seguir, saiba mais sobre a gravidade desse problema e confira 5 dicas de como evitar mofo e umidade em casa, garantindo um lar confortável e protegido. Aproveite a leitura! 

O que é mofo?

Mofo é um termo utilizado para descrever o crescimento de fungos em superfícies, especialmente em lugares úmidos, escuros e pouco ventilados. Os fungos que causam o mofo são microorganismos que se desenvolvem em lugares com excesso de umidade.

O mofo é reconhecido pela sua aparência de manchas verdes, pretas ou cinzas, e pelo odor característico. A prevenção do mofo envolve a manutenção de ambientes secos e bem ventilados, com a eliminação de fontes de umidade e a limpeza regular de superfícies suscetíveis ao crescimento de fungos, removendo o mofo assim que ele for detectado. 

Mofo e umidade em excesso: riscos à saúde

Com alta capacidade de reprodução, o mofo pode surgir em diversos espaços e objetos da casa, até mesmo na parte de dentro das paredes e tetos, ainda mais quando estão próximos de tubulações com vazamentos de água ou localizados em cidades muito úmidas.

Depois que o mofo aparece, não é viável acabar completamente com ele. A estratégia mais eficaz é controlar a umidade antes que o mofo se torne uma maior complicação.

Além dos desafios da precaução, do mau cheiro e do aspecto desagradável, o mofo também pode desenvolver alérgenos com o potencial de afetar a saúde de quem frequenta o local, causando doenças respiratórias e inflamações de pele em pessoas alérgicas.

5 dicas para se prevenir da umidade e do mofo

Em grande quantidade, a umidade pode causar danos estruturais nas casas e promover o crescimento de fungos prejudiciais ao organismo. Para minimizar o transtorno, confira 5 dicas sobre como tirar umidade do ambiente e prevenir mofo e manter os locais protegidos.

Descubra as fontes dos problemas

Identifique os pontos sensíveis à umidade em sua residência. Realize uma avaliação minuciosa, identificando as regiões mais ou menos preocupantes. 

Dê atenção a manchas de mofo nas paredes ou teto e verifique as partes afetadas por infiltrações constantes. Independente da situação, você precisa tratar do problema imediatamente para deter o aparecimento de novos focos e reduzir os que já existem. 

Embora isso possa gerar gastos, o mofo tende a aumentar ao longo do tempo, então, depois, o prejuízo será ainda maior.

Geralmente, é possível identificar borrões escuros nos cantos e nas extremidades dos ambientes internos. Na área externa, a umidade costuma se manifestar com o crescimento de musgos, pequenas plantas que crescem acopladas e absorvem a água.  

Deixe a casa sempre seca

O crescimento do mofo não ocorre sem a presença de umidade. Por isso, crie uma frequência para secar as zonas mais úmidas da sua residência. 

É fundamental estar sempre vigilante, deixando tudo seco para eliminar acúmulos de água durante o dia a dia.

Veja algumas orientações para diminuir a umidade:

  • seque o chão e as paredes do banheiro após o banho, principalmente, em casos de banho quente, abra a porta assim que puder para liberar todo o vapor;
  • estique a toalha usada em um local com boa circulação de ar, não a deixe embrulhada em cima da cama, do sofá, ou molhada dentro banheiro;
  • não deixe peças de roupa molhadas na máquina de lavar ou no tanque, pois o mofo pode se proliferar com rapidez e manchar as vestimentas;
  • não guarde roupas úmidas ou qualquer outro objeto que não esteja completamente seco em armários, use sachês de café, arroz, ou bicarbonato nas gavetas e prateleiras dos guarda-roupas para auxiliar na absorção da umidade;
  • estenda as roupas e tapetes lavados ao ar livre ou em locais bem ventilados.

Use materiais resistentes a mofo e umidade

Na rotina diária, em reformas, ou em construções, priorize o uso de materiais anti mofo. As tintas com propriedade de resistir à umidade, por exemplo, demonstram uma eficácia notável, sendo ainda mais indicadas para espaços úmidos, como banheiros e cozinhas.

Os demais itens incluem produtos de limpeza feitos para combater o mofo, uma estratégia que contribui para ambientes livres de incômodos relacionados.

Compre um medidor de umidade do ar

Mantenha o controle sobre os níveis de umidade no interior da sua residência com um medidor de umidade do ar. 

A aferição da umidade pode ser realizada por meio de um equipamento compacto e acessível, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. 

Conforme indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o intervalo ideal da umidade do ar para o bem-estar humano está entre 40% e 70%.

Invista em ventilação

Você também consegue manter a umidade sob controle por meio de uma ventilação adequada. Certifique-se de que a água não se concentre nos cômodos, deixe as portas e janelas abertas, principalmente se você morar em uma região de clima úmido. 

A ventilação pode ser a chave para combater a umidade, com a entrada de ar fresco pelas janelas ou a partir da instalação de aparelhos de ventilação para aumentar o fluxo de ar,  reduzir a umidade e controlar o desenvolvimento de mofo. 

O ar-condicionado é um ótimo aliado para o tratamento dessa questão. Ele é capaz de extrair a umidade do ar, está equipado com filtros que combatem o mofo e possui a função de desumidificação.

Vale ressaltar que, com os hábitos corretos de limpeza, manutenção e troca regular dos filtros, o ar-condicionado ligado ajuda a controlar o mofo e umidade.

Evite a umidade e o mofo com um ar-condicionado da Leveros! Encontre aqui modelos com recursos inovadores para te deixar longe do mofo e melhorar a sua qualidade de vida 

Continue a leitura com o conteúdo completo sobre usar o ar-condicionado para evitar mofo.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários