Tecnologia

Como saber se o ar-condicionado é quente e frio?

Como saber se o ar-condicionado é quente e frio?

14 de junho de 2023 0 5 min de leitura

Como saber se o ar-condicionado é quente e frio?

O ar-condicionado tornou-se uma peça central para proporcionar um ambiente agradável. Com os avanços tecnológicos, atualmente existe um aparelho com a capacidade de aquecer e resfriar o ar, representando uma solução para garantir o conforto térmico em todas as estações do ano.

Leia o artigo a seguir, sobre como saber se o ar-condicionado é quente e frio. Explore os conceitos por trás desse recurso para identificar e utilizar as funcionalidades da melhor forma, sem se preocupar com as frequentes mudanças de temperatura. Boa leitura!

Conheça o ar-condicionado quente e frio 

O ar-condicionado quente e frio une duas utilidades em um dispositivo, ao atuar como aquecedor ou como refrigerador. Adequado para regiões com o inverno e o verão bem definidos, é capaz de atender às variações de temperatura ao longo das estações. 

No processo de funcionamento do ar-condicionado convencional, o sistema de refrigeração realiza a troca de calor do ambiente interno para o externo. 

No quente e frio, acontece o ciclo reverso, quando o sistema de aquecimento assume o controle, invertendo o movimento do mecanismo para gerar calor e elevar a temperatura interna.

A estrutura do aparelho com ciclo reverso é a mesma de um ar-condicionado só frio. Mas, internamente, a versão quente e frio conta com a possibilidade de inverter o ciclo do ar. 

Com essa inovação, as peças do ar-condicionado revertem a direção do fluxo de calor para o local onde o equipamento está instalado, aquecendo o ar do lado de dentro.

O aquecimento funciona a partir de um gás refrigerante que, inicialmente, está em estado líquido e em baixa temperatura. Em seguida, ele é conduzido até o compressor de ar, onde sua temperatura é elevada. 

Assim, o gás se transforma em um fluido quente, direcionado para a serpentina da evaporadora, liberando o calor para o espaço interno. 

Benefícios do ar-condicionado quente e frio 

O ar-condicionado que possui a capacidade tanto de aquecer quanto de resfriar o ar dos ambientes consegue potencializar o bem-estar em sua casa. Ele é versátil e eficiente, reduzindo os custos financeiros ao combinar duas atividades em um só produto.

Confira as vantagens de ter um ar-condicionado quente e frio:

  • versatilidade: ao invés de ter que comprar dois aparelhos diferentes, um para aquecer, e outro para esfriar, você tem as duas funções em apenas uma compra, com um equipamento que te ajuda a economizar dinheiro em eletrodomésticos;
  • economia de espaço: esse modelo ocupa menos espaço em comparação à instalação de sistemas separados de aquecimento e de refrigeração;
  • custo benefício: tende a ser um investimento vantajoso a longo prazo, eliminando a possibilidade de ter que adquirir mais uma fonte de climatização posteriormente;
  • adaptação às mudanças climáticas: se ajusta facilmente às constantes mudanças de temperatura durante o ano, conferindo o conforto térmico em qualquer estação.

Como escolher o melhor ar-condicionado quente e frio?

O melhor ar-condicionado é aquele que se adapta precisamente às demandas específicas de um lugar. 

Além da área do ambiente, é fundamental considerar o fluxo de pessoas, o nível de exposição solar, a quantidade de janelas e eletrônicos, o tipo de iluminação artificial, entre outros aspectos que podem influenciar na climatização.

A fim de determinar a potência para climatizar perfeitamente um determinado ambiente, simule as características do seu cômodo com a calculadora de BTUs ou busque a assistência de um profissional qualificado para ter uma abordagem mais detalhada.

Descubra se o seu ar-condicionado é quente e frio

Os ares-condicionados com ciclo reverso são configurados de fábrica para operar nas modalidades de resfriamento ou de aquecimento. Ou seja, não tem como transformar um aparelho em quente e frio, é preciso comprar um que já venha com a dupla função. 

A responsabilidade de alternar entre os modos quente e frio é do usuário. Geralmente, a mudança é feita de forma bem simples e prática, por meio de um controle remoto.

Para saber se um ar-condicionado é quente e frio, procure o botão designado para mudar do aquecimento para a refrigeração no controle. 

A identificação costuma ser escrita ou desenhada no botão e assinalada no visor e varia conforme a marca, podendo ser rotulado como ‘Modo’, ‘Mode’, ‘Função’ ou ‘Heat’, por meio de um ícone de sol, que representa o aquecimento, ou por um floco de neve, para se referir à refrigeração.

Se você não achar os botões indicados no controle remoto, tiver dúvidas sobre os rótulos ou não conseguir ativar cada uma das aplicações, a recomendação é consultar o manual de instruções do produto fornecido pelo fabricante. 

No manual, você encontra a ficha técnica do ar-condicionado e informações detalhadas sobre a finalidade de cada botão, incluindo a orientação para alterar os ciclos e configurar a temperatura ideal.

Caso você queira mudar diretamente de um modo para o outro, lembre-se de ajustar a temperatura conforme a sua preferência. Os botões utilizados para aumentar e diminuir a temperatura são os mesmos tanto no processo de aquecer quanto no de resfriar. 

Outra dica importante, é a de não fazer uma transição abrupta do modo de resfriamento para o de aquecimento, e vice-versa. 

Se o dispositivo estiver configurado para o resfriamento, por exemplo, desligue o ar-condicionado e espere alguns minutos para ligá-lo novamente e fazer a troca para o aquecimento. É um cuidado que evita possíveis problemas de desempenho e garante o uso correto do equipamento, mantendo a vida útil em dia.

Ainda não tem um ar-condicionado quente e frio? Aproveite para adquirir o seu novo ar-condicionado na Leveros e desfrutar das vantagens oferecidas com economia e eficiência.

Continue no blog para saber também como colocar o ar-condicionado no quente.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários