Bem-Estar

O ar-condicionado evita o mofo?

O ar-condicionado evita o mofo?

04 de fevereiro de 2022 0 5 min de leitura

O ar-condicionado evita o mofo?

O ar-condicionado evita o mofo?

O ar-condicionado evita o mofo? No início, essa possibilidade pode soar estranha. Porém, hoje em dia, diversos aparelhos de ar-condicionado possuem funções extras além da refrigeração comum.

É comum a presença do mofo em ambientes mais escuros, com pouca ventilação, onde as portas permanecem fechadas por bastante tempo ou em regiões com maior ocorrência de chuvas. Em algum momento, isso pode virar um incômodo para a saúde e algumas medidas se tornam necessárias para melhorar o clima do local.

Foi pensando nisso que a Leveros preparou um artigo para explicar como o ar-condicionado pode colaborar para adequar o nível de umidade de um local, sem provocar alergias nem danos na estrutura física da residência.

Ficou curioso para saber como o ar-condicionado evita o mofo? Fique com a gente nesse artigo e saiba mais sobre esse processo. No final, você estará pronto para escolher um modelo de ar-condicionado, transformar o clima do ambiente e a sua saúde!

Controle da umidade relativa do ar

Um fator importante na proliferação do mofo, um fungo microscópico, é a alta umidade relativa do ar. Isso vale para os ambientes mais quentes e úmidos, em que temos a sensação de que estão mais quentes do que normalmente são.

É aí que o condicionador de ar entra, controlando a umidade relativa do ar por meio das funções de climatização e refrigeração. Essa é uma das formas como o ar-condicionado evita o mofo. A partir desse movimento, o aparelho consegue retirar a umidade do ar.

Há ainda alguns aparelhos com filtros específicos que combatem diretamente vírus, ácaros, fungos e bactérias, organismos presentes no ambiente em momentos de alta umidade do ar.

Aliás, mantendo a limpeza e a troca de filtros do seu ar-condicionado em dia, você também consegue deixar a umidade relativa do ar em até 60%. Os aparelhos necessitam de cuidados desse tipo a cada 6 meses.

Função Desumidificar

Em mais um dos benefícios do ar-condicionado no combate à umidade, há uma função específica que ajuda bastante a atingir nosso objetivo e está presente em grande parte dos modelos do mercado: desumidificar.

Você pode ativar a função desumidificar no seu aparelho por meio do controle remoto. Procure pela opção “modo” e, dentro dela, geralmente você tem quatro possibilidades: aquecer, ventilar, resfriar e, por último, desumidificar. Dependendo do aparelho, pode haver até mais.

Aperte o botão quando aparecer o símbolo de gota no visor do controle remoto, deixe o ar-condicionado ligado e, a partir daí, você não precisa fazer mais nada: ele vai trabalhar para identificar a umidade do ar e deixá-la em um nível adequado ao ambiente. Assim, o ar-condicionado evita o mofo sem maiores esforços.

O processo de desumidificação

Com a função desumidificar ativada, o ar-condicionado consegue captar a umidade em forma de vapor d’água, condensá-la nas unidades de resfriamento e retirá-la do ambiente.

Vale mencionar que o produto possui sensores que identificam quando o ambiente já têm a umidade adequada, desligando automaticamente a função de desumidificação e, depois, ativando-a quando há uma alteração no local. Tal processo ajuda o ambiente a não ficar seco demais.

O índice ideal de umidade deve ficar na faixa de 40% e 60%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Assim, com um desumidificador, você consegue alcançar um ambiente agradável e saudável sempre. Contudo, lembre-se sempre de deixar a umidade nos níveis recomendados.

Quando usar a Função Desumidificar?

Os momentos ideais para usar a função desumidificar você já sabe: quando o nível de umidade estiver muito alto. Então, como identificar as condições para a ativação desse modo?

Para isso, atente-se às mudanças do clima, mesmo em regiões mais secas. Em algumas estações em que tendem a ocorrer longos períodos de chuva, o clima da residência pode ficar úmido.

Geralmente, muito calor, muita chuva e pouca ventilação é a receita para usar o modo Desumidificar. Porém, nem sempre o espaço que você deseja vai se adequar à refrigeração do ar-condicionado.

A Leveros possui uma calculadora de BTUs que ajuda você a verificar a potência ideal do seu ar-condicionado. Assim, você pode escolher o modelo perfeito para desumidificar o ambiente que deseja e deixar o seu cômodo muito mais confortável.

Compre um ar-condicionado com desumidificação na Leveros!

Agora que já sabe como um ar-condicionado evita o mofo, você pode comprar o melhor produto para ajudar na limpeza de um quarto mofado, por exemplo. Explore o catálogo diverso da Leveros, escolha entre diferentes modelos e marcas, e leve o seu preferido.

Para saber se o ar-condicionado é bom para as suas necessidades, não se esqueça de checar nossa calculadora de BTUs, ler especificações do aparelho e o manual do produto.

Experimente chamar um dos nossos profissionais de instalação para o ar-condicionado funcionar com segurança, ficando pronto para as funções de refrigeração e desumidificação. Temos garantia de até 6 meses, confira o orçamento em nosso site!

Comprando com a Leveros, você ainda tem a opção de contratar nosso serviço de limpeza e manutenção. Nossos profissionais estão preparados para garantir a qualidade do seu ambiente e prevenir danos ao aparelho. Conheça nossos modelos de pagamento, deixe o seu ar mais confortável e saudável!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários