Conheça os motivos para contratar um arquiteto
Antes de falarmos as razões de admitir um arquiteto, é importante que você entenda o que faz esse profissional. Um arquiteto & urbanista desenvolve projetos arquitetônicos e de interiores, realiza técnicas de urbanismos e paisagismos, supervisiona e executa obras, entre outras. Então, confira no nosso post os motivos para contratar um arquiteto!
4 Motivos para contratar um arquiteto
#1 Planejamento:
É nesta fase que tudo começa, o arquiteto entende o que o cliente precisa, e principalmente o valor que ele pretende investir, para que em seguida seja desenvolvido o projeto, desde a parte orçamentária até o cronograma de conclusão da obra.
#2 Segurança:
Em arquitetura a segurança é fundamental, pois é preciso equipamentos de proteção para os trabalhadores durante a obra, ou seja, é primordial uma obra bem planejada, acompanhada e executada. Sendo assim, é de responsabilidade do arquiteto contratar bons profissionais para execução. Ah, não podemos esquecer da segurança no bolso do cliente, evitando os famosos gastos desnecessários.
#3 Economia:
É mito quando falam que arquiteto é um gasto desnecessário, já que esse profissional está focado no seu orçamento e compra apenas de materiais que serão utilizados, evitando assim possíveis desperdícios, e sempre com a relação custo-benefício. Resultando em um projeto inteligente, moderno e funcional.
#4 Conforto:
O projetista imagina todos os cômodos das áreas pensando no maior conforto possível e em sua usabilidade. Podemos citar ainda 4 tipos: higiene (saúde), bem-estar (comodidade), ventilação, espaçamento de móveis (passagem), valorização do imóvel, entre outros.
Mas de fato, qual a importância do arquiteto?
Um arquiteto é fundamental para qualquer obra e construção. Um projeto de qualidade depende dele para um melhor resultado em todos os aspectos, ele tem o poder de resolver questões logísticas e prever muitos problemas que você nem imagina, principalmente durante as etapas de projeto e concepção, antecipando situações desagradáveis, propondo soluções incríveis, minimizando os impactos negativos que possam ocorrer na obra.
Esse profissional é imprescindível para quem pretende construir, decorar, organizar melhor os espaços, posicionar melhor os móveis e melhorar a qualidade espacial, funcional e estética dos espaços. Além de te ajudar nas escolhas dos materiais e fornecedores, economizando com a obra e ocorrendo a valorização imobiliária.
Pense assim, um arquiteto é um investimento! Toda obra tem seu grau de complexidade e o urbanista vai te ajudar com todas as questões da área. Procure alguém que estudou para isso e entenda do assunto para começar a sua tão desejada obra.
Responsabilidades do arquiteto
Quando está na execução de obra o arquiteto passa a ser o responsável técnico, cuja função é gerenciamento de obra, observando quais são as melhores técnicas e estar em contato diário com a obra, além de resolver dúvidas quanto ao projeto tanto para o cliente quanto para os trabalhadores envolvidos.
Pensando assim, o arquiteto é responsável somente pela atividade exercida e pela qual foi contratado, acompanhamento de obra e desenvolvimento do projeto, por isso a importância da sua especificação em contrato e da emissão do Registro de Responsabilidade Técnica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Portanto, o profissional deve responder apenas sobre o que estiver ao alcance de seu conhecimento técnico de formação, ou seja, não sendo coerente a realização de trabalho que envolva questões fora da sua área de atuação, como problemas estruturais que necessitam do conhecimento específico de engenharia. O arquiteto tem sim conhecimento básico em estrutura, porém não é habilitado para resolver esse tipo de problema, neste caso, o responsável seria um engenheiro.
Curtiu o nosso post?
Compartilhe e aproveite para conhecer nossos produtos, a Leveros tem a escolha perfeita para o seu ambiente, comercial ou residencial: www.leveros.com.br
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Ar-condicionado portátil Philco é bom? Conheça tudo sobre esse produto aqui!
25 de outubro de 2024 | 0 | 6 min de leitura