Quando chegam os dias mais quentes, com os termômetros batendo temperaturas acima de 28 °C, uma coisa é certa: o melhor amigo de todo mundo vira o ar-condicionado. Afinal, esse é o item perfeito para não passar calor e não sofrer com suas consequências.
Se ainda não tem esse equipamento e está pensando em adicioná-lo em sua casa ou escritório, para fazer a escolha adequada que atenda às suas necessidades, é ideal aprender sobre seu funcionamento e seus componentes.
Vem saber mais a respeito desse aparelho e tirar suas dúvidas, boa leitura!
A criação do ar-condicionado
A história do primeiro ar-condicionado começa em 1902 quando Willis Carrier, um engenheiro elétrico especializado em sistemas de calefação, criou um projeto para o controle de umidade de uma tipografia.
Resumidamente, podemos dizer que o ar-condicionado surgiu a partir da necessidade de uma indústria gráfica de Nova Iorque de manter o ar seco, já que as folhas usadas na impressão estavam absorvendo a umidade do ar e as imagens ficando borradas.
Carrier teorizou que poderia tirar a umidade do ar, a partir do seu resfriamento. E assim, surgiu o primeiro ar-condicionado da história, que controlava não apenas a temperatura, mas também a umidade do ar no ambiente.
Vendo que a sua criação tinha um alto potencial e era eficiente ao atender as necessidades climáticas de um ambiente, Willis e mais 6 sócios se juntaram para a fundação, a Carrier Air Conditioning Company of America – que hoje, com uma joint venture, é conhecida como Midea Carrier.
Com o passar do tempo, o item foi sendo aperfeiçoado, chegando ao uso doméstico a partir de 1940. Desde então, esse segmento conta com opções de diversos tamanhos, muitas funcionalidades e diferentes tecnologias, como a Inverter.
Como funciona o ar-condicionado e quais seus componentes?
De forma simplificada, o ar-condicionado tem quase o mesmo princípio de funcionamento de uma geladeira, que depende de um fluido refrigerante para climatizar e transferir energia térmica.
No caso do climatizador, ele possui uma série de componentes que em conjunto têm capacidade de sugar o ar de um recinto, retirando o calor, e o devolve com temperatura mais amena. Já no ar-condicionado quente e frio, os processos são iguais, porém de modo inverso, já que o ar deve ser aquecido e não resfriado.
Para uma explicação mais detalhada sobre essa troca entre o calor e a umidade, conheça mais sobre os componentes de um ar-condicionado:
Fluído refrigerante
Chamado de fluido ou gás refrigerante, esse item altera o estado físico do ar, absorvendo a alta temperatura e a resfriando, para que o sistema do ar-condicionado consiga trabalhar plenamente e levar mais conforto térmico a um ambiente.
Desde o desenvolvimento do primeiro ar-condicionado até hoje, um dos grandes desafios das marcas é tornar esse componente ecologicamente correto, já que ele impacta diretamente a camada de ozônio do planeta e contribui para o efeito estufa. As opções mais inteligentes para esse gás são o R-32 e o R-410A.
Compressor
O compressor é um dos itens mais importantes para o ar-condicionado, ao ser ele que aumenta a pressão e temperatura, dando início a condensação. Ele é responsável por diminuir o volume do gás refrigerante, encaminhando tudo isso para o condensador.
Condensador
Com o processo de refrigeração acontecendo, o condensador joga para fora todo o ar quente absorvido. Nesse processo, o fluido de refrigeração fica líquido sendo direcionado para o evaporador.
Evaporador
Na última etapa do funcionamento, esse líquido refrigerante chega até as serpentinas, que se transforma novamente em ar tendo sido soprado para o espaço onde está instalado. Assim, o ambiente perde seu ar quente e ganha um ar frio, deixando o clima mais fresco.
Importância de um bom dimensionamento
Um dos fatores primordiais para o bom funcionamento do ar-condicionado e efetividade no resfriamento do ambiente é a quantidade correta de BTUs.
Os BTUs são a unidade de medida da potência do aparelho, por isso, existem tantos modelos de condicionadores de ar já que cada um suporta uma potência específica em seus componentes.
Para conseguir refrigerar um ambiente de maneira plena, é ideal ser feito o cálculo de dimensionamento, que considera não somente o tamanho da área de instalação e uso do equipamento, mas também o número de pessoas, exposição ao sol, número de janelas, etc.
Para facilitar todo esse processo e saber qual o ar-condicionado ideal para o que precisa, utilize o simulador de climatização da Leveros!
Tipos de ar-condicionado
Quer um ar-condicionado para a sua casa, quarto, sala de estar? Um aparelho para pequenos, médios e grandes espaços? Ou até escritórios, áreas comerciais, lojas?
Saiba que para todas essas necessidades, existe uma opção perfeita à sua disposição. Não apenas em potência, para cada local existe um tipo de ar-condicionado ideal!
Confira alguns tipos que conseguem atender essas demandas:
- • janela ou parede: acoplado na condensadora, é comercializado por um valor acessível e tem uma instalação mais simples;
- • split: com funcionamento silencioso, é popular por ter alta economia de energia e conta com uma unidade evaporadora e uma unidade condensadora instaladas interna e externamente;
- • multi splits: com as qualidades do tipo split, esse modelo consegue conectar uma única condensadora a mais evaporadoras, facilitando a climatização de mais de um cômodo de forma independente;
- • cassete: indicado para quem precisa de uma potência superior e uma aparência discreta, é instalado no teto, levando o ar refrigerado a área em sua completude;
- • piso-teto: podendo ser colocado no teto ou no piso de um local, é o mais adequado para grandes espaços;
- • portátil: voltado para quem quer mais flexibilidade e simplicidade, ele não necessita de instalação, mas pode ter um desempenho inferior quando comparado aos tipos mais tradicionais.
Ar-condicionado e atendimento de qualidade é na Leveros!
Na Leveros, você encontra diversos aparelhos das melhores marcas do mercado para climatizar a sua casa ou escritório.
O melhor de tudo isso é a possibilidade de contratação do serviço de instalação do seu ar-condicionado com a Leveros, contando com a confiança de quem está no mercado há mais de 40 anos.
Escolha no site da Leveros para viver com mais qualidade de vida!
Confira aqui os melhores modelos e marcas de ar-condicionado
22 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura
Dicas para escolher o melhor local de instalação para o seu ar-condicionado
01 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura