Bem-Estar

Processos de Funcionamento do Ar Condicionado

Processos de Funcionamento do Ar Condicionado

23 de maio de 2013 0 2 min de leitura

Processos de Funcionamento do Ar Condicionado

Todos os consumidores de ar condicionado têm dúvidas de como esse aparelho faz para resfriar ou aquecer o ambiente: como funcionam, quais são os processos que ele faz para poder resfriar ou aquecer um ambiente? Vamos agora, explicar mais sobre o seu funcionamento.

Podemos dizer que os aparelhos de Ar Condicionado tem quase o mesmo princípio de funcionamento das geladeiras, são aparelhos que dependem de um fluido refrigerante para climatizar e que transferem energia térmica de um ambiente para o outro.

Para resfriar o ambiente, o ar condicionado utiliza gás refrigerante, compressor, condensador, evaporador e ventilador. Na primeira etapa do processo, o compressor bombeia o ar quente do interior do ambiente para dentro do equipamento. No condensador, a serpentina que fica do lado externo do ambiente, o gás refrigerante torna-se líquido. Os átomos se movimentam mais no gás do que no líquido e, assim, a energia térmica é cedida para o ambiente externo. Esse líquido vai para o evaporador, a serpentina que fica na parte interna. Lá, ele vai ser evaporado novamente. Ao se transformar em gás, o líquido absorve a energia do ambiente interno, diminuindo assim a temperatura. O vapor d´água, presente no ambiente interno, condensa na serpentina e é drenado para fora. Para aquecer o ambiente, os processos são os mesmo de resfriar, porém de modo inverso, para que o ar saia aquecido.

sistema básico do ar-condicionado

De uma maneira geral, os aparelhos de ar condicionado, a partir do sistema explicado acima, sugam o ar de um ambiente, retirando dele o calor e o devolvem em uma temperatura mais baixa, de acordo com a necessidade do usuário.

Hoje, além da função de resfriamento ou aquecimento, muitos aparelhos de ar condicionado mais modernos também apresentam outras características bastante satisfatórias, como por exemplo, a função higiênica de seus filtros, eliminando do ar diversas impurezas, bactérias e vírus, deixando o ambiente com um ar mais limpo e satisfatório.

Os mais diversos modelos e os melhores preços, você só encontra aqui na Leveros!

Leveros
Sua loja de Ar-Condicionado na internet!

Compartilhe este post ;)