Curiosidades

A história do primeiro aparelho de ar-condicionado

A história do primeiro aparelho de ar-condicionado

20 de fevereiro de 2015 0 3 min de leitura

A história do primeiro aparelho de ar-condicionado

A primeira unidade moderna de ar condicionado foi inventada em 1902 por Willis Carrier, em Buffalo, nos EUA. Carrier, depois de se formar em engenharia mecânica na Universidade Cornell, foi trabalhar para uma empresa de metalúrgica, onde iniciou suas experiências com o condicionamento de ar, como forma de resolver um problema prático para uma empresa gráfica de Nova Iorque. A gráfica estava com problemas com o seu trabalho durante o verão, pois a umidade excessiva do ar era absorvida pelo papel, e acabava deixando as imagens borradas e escuras demais. Carrier teorizou que poderia retirar a umidade da gráfica pelo resfriamento do ar. Com base nisso, ele projetou e construiu o primeiro aparelho de ar condicionado, que iria iniciar a sua operação no dia 17 de julho de 1902. Projetado para melhorar o controle do processo de produção na gráfica, a invenção de Carrier controlava, não apenas a temperatura, mas também a umidade. Os baixos níveis de calor e umidade destinavam-se a manter constantes as dimensões do papel e do alinhamento da tinta.

Nem é preciso dizer que a invenção foi uma revolução para toda a indústria gráfica e se espalhou rapidamente por todo o país. A indústria têxtil foi o primeiro grande mercado para os condicionadores de ar. Ao contrário da indústria gráfica, o principal problema a ser solucionado nesse segmento era a falta de umidade, que dificultava a tecelagem das fibras do algodão. O sistema projetado por Carrier controlou a umidade das fábricas e impulsionou o crescimento de todo o setor. O benefício da invenção também se difundiu e foi importante para outras indústrias, como as de fabricação de papel, as de fabricação de produtos farmacêuticos e de grande utilidade para ajudar a indústria cinematográfica, pois, nas temporadas de verão as salas eram muitos quentes e ficavam vazias – algumas fechadas -, devido ao clima muito quente.

Mais tarde, a tecnologia de Carrier foi aplicada para aumentar a produtividade nos postos de trabalho e a crescente procura daquela tecnologia levou à criação da empresa Carrier Air Conditioning Company of America.

A tarde, a tecnologia de Carrier foi aplicada para aumentar a produtividade nos postos de trabalho e a crescente procura daquela tecnologia levou à criação da empresa Carrier Air Conditioning Company of America.

Os modelos de aparelhos de condicionadores de ar residenciais começaram a ser produzidos em massa nos meados de 1950, ano em que Willis Carrier faleceu. Na década seguinte, estes produtos já não eram mais novidade, daí iniciou-se um mercado com grande desenvolvimento tecnológico e novidades em produtos, até os dias de hoje.

 

 

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários