Tecnologia

Ar-Condicionado Split: saiba tudo sobre esse modelo!

Ar-Condicionado Split: saiba tudo sobre esse modelo!

17 de outubro de 2022 0 6 min de leitura

Ar-Condicionado Split: saiba tudo sobre esse modelo!

O split é um tipo de ar-condicionado muito popular, não apenas pelo visual moderno e sofisticado, mas também por sua versatilidade e desempenho na climatização de espaços domésticos e comerciais. Contudo, existem diferentes modelos dentro da categoria dos splits. Neste artigo, você descobre como reconhecer as diferenças entre cada um deles! 

Para ficar por dentro de tudo que os climatizadores Split podem proporcionar aos ambientes e seus respectivos usuários, continue lendo para entender seus diferenciais e ainda encontre dicas de como escolher seu ar-condicionado Split.

Afinal, o que é ar-condicionado Split?

É chamado de split o aparelho de ar-condicionado que, ao contrário dos modelos convencionais, tem funcionamento dividido em duas partes distintas, onde uma unidade é instalada no interior do imóvel, enquanto a outra está do lado de fora.

Divisão do ar-condicionado Split:

Condensadora unidade externa que faz trocas de calor para resfriar e criar uma corrente de ar climatizado;
Evaporadora unidade interna que distribui a corrente de ar climatizado para dentro do ambiente.

A ideia de manter os dois componentes separados visa potencializar o desempenho do aparelho e garantir mais comodidade, mas dentro dessa definição, existem diferentes tipos de Split à venda no mercado. A seguir, você vai conhecer mais sobre cada um deles.  

Vantagens do ar-condicionado Split

Esse tipo de climatizador é ideal para quem busca por conforto térmico, por isso, é muito requisitado e traz benefícios para o local onde atua. Confira alguns dos principais diferenciais desses aparelhos:

  • design sofisticado e discreto: traços minimalistas com visual moderno que se encaixa em qualquer tipo de ambiente, sem conflitar com a decoração ou disposição dos móveis;
  • funções modernas que garantem economia: possui componentes inteligentes para adaptar seu funcionamento e atuar com menos intensidade em determinadas situações, fazendo com que gaste menos energia;
  • filtragem de ar eficiente: conta com diferentes versões de filtros para captar partículas nocivas e imperceptíveis, garantindo ar puro e saudável que evita os principais problemas alérgicos e respiratórios;
  • mais silencioso que uma biblioteca: componentes que funcionam com o mínimo de ruído, alguns modelos fazem menos de 19 decibéis.
  • praticidade e versatilidade na instalação: diferentes versões para atender a diversos contextos, residenciais ou corporativos.

Quais são os modelos Splits? 

A família de ares-condicionados Split é composta por equipamentos que se diferenciam no porte, na estrutura e, principalmente, pelo tipo de instalação que demandam, como apresentado abaixo.

Split Hi-Wall

É chamado assim porque precisa ser instalado nos pontos altos da parede, ou seja, a unidade interna fica posicionada estrategicamente no alto. Com potências que variam entre 9.000 a 30.000 BTUs, o ar-condicionado Split Hi-Wall (HW) é indicado para residências e ambientes comerciais, como clínicas e escritórios. 

Split Cassete

Essa versão é praticamente imperceptível entre a decoração, já que fica embutida no teto, entre o forro. A unidade interna do ar-condicionado Split Cassete pode ter capacidade entre 17.000 e 55.000 BTUs, contando com 4 saídas de ar em direções opostas para direcionar correntes uniformes. Esse tipo de aparelho é ideal para ambientes amplos, como escritórios, galerias, escolas e demais locais de grande circulação. 

Multi Split 

Utiliza 1 unidade externa, mas pode operar com 2 ou mais unidades internas. Isso quer dizer que apenas uma condensadora é necessária para climatizar até 6 ambientes de forma independente e simultânea. Com capacidades que vão de 14.000 a 48.000 BTUs, o ar-condicionado Multi-Split é capaz de distribuir essa potência para cada unidade interna, de acordo com o que ela precisa naquele momento. 

Split Piso Teto

Aqui o nome do modelo indica onde pode ser instalado, então, esse tipo de Split é instalado na vertical, posicionado rente ao piso, ou horizontalmente, próximo ao teto do cômodo. O ar-condicionado Split Piso Teto costuma ser muito potente, apresentando capacidades entre 23.000 a 80.000 BTUs, por isso, atende a diversos tipos de ambientes comerciais.

Split Inverter

Esse é o queridinho do momento e não é à toa, afinal, ele promete garantir até 70% de economia na conta de energia elétrica, se for comparado a modelos tradicionais! O ar-condicionado Inverter é diferente dos demais porque apresenta componentes mais tecnológicos e inteligentes para funcionar sem sobrecargas, com ótimo desempenho, enquanto ajuda a economizar. 

O compressor Inverter apresenta um funcionamento diferente e, de forma contínua, faz giros em baixa frequência que preservam a integridade do aparelho, enquanto poupa energia e mantém a temperatura estável com precisão. O ar-condicionado inverter apresenta diferentes capacidades de refrigeração, por isso, pode atender a necessidades domésticas ou empresariais, a depender da versão escolhida. 

Como escolher ar-condicionado Split 

É comum pensar que quanto mais potente for o ar-condicionado, melhor. Na verdade, o mais sensato a se fazer é optar por aquele que realmente é compatível com a necessidade do ambiente, senão, ao invés de vantagens, pode consumir muito mais energia que o necessário.

Por isso, a Leveros preparou algumas dicas valiosas para te ajudar a comprar um ar-condicionado Split. 

Defina o local de instalação

O Split conta com duas unidades, então, deve ter espaço para cada uma delas. Para não arriscar, vale a pena contar com a expertise de um técnico credenciado e capacitado para realizar a instalação do ar-condicionado e orientar quanto à disposição dos equipamentos. 

Calcule a quantidade certa de BTUs

Para cada metro quadrado, pessoa, eletroeletrônico, ou janela no ambiente, é somado uma quantia de BTUs. Para facilitar isso, a Leveros disponibiliza simuladores e basta fazer o cálculo de BTUs preenchendo com os dados do ambiente em que deseja incluir o aparelho.  

Decida entre ar-condicionado Inverter ou convencional

Na hora de escolher, compare o modelo normal com o do tipo Inverter, que além da economia de energia, atua com mais eficiência, permitindo atingir a temperatura desejada mais rapidamente e com mais precisão. É verdade que costuma ter um valor mais elevado que a versão tradicional, entretanto, as marcas prometem que a economia gerada pode recuperar o investimento.  

Split quente/frio ou só frio

Existem modelos de ar-condicionado que oferecem ciclos frios, ou seja, funcionam somente resfriando o ambiente. Então, se deseja aquecer o cômodo e usar o aparelho durante o ano todo, o Split quente/frio é mais interessante, pois atua com os dois tipos de ciclo e garante temperaturas agradáveis independente da estação.

Seu novo ar-condicionado split está na Leveros! 

Encontre muitas opções de climatização e refrigeração das marcas mais famosas e conceituadas do mercado. Conte com os profissionais treinados e credenciados da Leveros para auxiliar e atuar com experiência, preservando a garantia e durabilidade do seu novo aparelho.  

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários