Bem-Estar

Ar-condicionado com cheiro ruim: como identificar e resolver o problema

Ar-condicionado com cheiro ruim: como identificar e resolver o problema

01 de setembro de 2020 0 5 min de leitura

Ar-condicionado com cheiro ruim: como identificar e resolver o problema

Ar-condicionado com cheiro ruim?

São vários os motivos que podem ser a causa de um ar-condicionado com cheiro ruim. Os odores fazem com que o aparelho perca um fator crucial para o seu uso, que é justamente o de deixar o ambiente agradável.

Para você resolver o problema, a Leveros preparou este conteúdo. Vamos trazer as possíveis causas e mostrar o que fazer quando surgir o cheiro ruim no ar-condicionado. Veja.

O que pode ser a causa do cheiro ruim?

São vários os motivos que fazem com que um ar-condicionado apresente um cheiro ruim. Além disso, cada uma dessas causas pode provocar diferentes odores, o que dificulta o diagnóstico apenas pelo olfato. Confira abaixo os principais problemas.

Mofo no ambiente

O mofo é causado pela umidade acentuada de um ambiente, sendo prejudicial à saúde. Portanto, se o local onde o ar-condicionado está instalado é uma parede ou um móvel, o aparelho espalhará mau cheiro. Nesse caso, o uso do equipamento potencializa o cheiro no ambiente ao projetar vento.

Drenagem defeituosa

A mangueira de drenagem suja ou mal instalada também provoca um cheiro ruim saindo do ar-condicionado. Para resolver o problema, é indicado retirar a mangueira e higienizar sua parte interna, usando água quente e água sanitária. Outra opção é utilizar alvejantes e desinfetantes para eliminar a possível presença de fungos e bactérias na peça.

Ao final do processo, enxágue a mangueira com água até que o cheiro dos produtos usados também desapareçam. Após, deixe a peça secar bem e coloque-a novamente no seu lugar. Observe se todo o procedimento foi feito corretamente antes de ligar novamente o equipamento.

Cheiro de queimado

O cheiro de queimado é um dos piores problemas no ar-condicionado, já que ele pode ser provocado por falhas e panes elétricas, sendo sinal de sobrecarga ou problemas na instalação.

Assim como em qualquer aparelho eletrônico, o cheiro de queimado acende um sinal de alerta. Nesse caso, desligue imediatamente o equipamento e chame a assistência técnica, já que apenas um técnico especializado poderá te ajudar.

Falta de limpeza

A falta de limpeza de ar-condicionado é um problema que pode acarretar muitos outros, inclusive o cheiro ruim. Não realizar o procedimento na frequência certa pode provocar mofo no filtro, acúmulo de sujeiras e odores e proliferação de doenças. 

Verifique no manual de instruções do seu ar-condicionado a frequência de limpeza que o equipamento precisa ter e siga essa recomendação, dessa forma, você evita que seu aparelho apresente cheiro ruim.

Mau uso de produtos químicos

Muitas vezes, as pessoas usam produtos de higienização inadequados, tanto para limpar o ar-condicionado como para disfarçar o cheiro ruim que ele vem apresentando, o que pode piorar a situação. Se esse é o seu caso, chame uma empresa que realizará a limpeza profissional no seu equipamento.

Substituição do filtro

Observe no seu manual o período de duração do filtro de ar. Muitas vezes, aquele cheiro ruim quando liga o ar-condicionado é causado pela falta de limpeza ou troca da peça, já que ela sofre por desgaste do tempo e de uso.

O cheiro ruim pode causar problemas de saúde?

Em casos como mofos ou excesso de umidade, o cheiro ruim pode, sim, causar problemas à saúde de quem frequenta o ambiente constantemente. Entre os riscos estão ressecamento da pele, reações alérgicas, agravamento da asma, irritação nos olhos e pulmões e sangramento do nariz.

Além disso, problemas mais sérios, como cheiro de queimado, podem causar até mesmo explosões, enquanto odores mais fortes podem ser oriundos de compostos químicos nocivos à saúde humana, consequência de uma aplicação incorreta de produto no ar-condicionado.

Como resolver o problema de um ar-condicionado com cheiro ruim?

Existem, basicamente, três maneiras de resolver o problema de um ar-condicionado com cheiro ruim:

Reinstalação

Em caso de aparelho que foi instalado recentemente, mas que já apresenta mau cheiro, o recomendado é solicitar à empresa responsável uma nova visita, para que haja uma reinstalação, esta pode ser a resolução do problema.

Verificação externa

Se no seu aparelho o dreno é externo, uma recomendação é verificar se o mau cheiro pode ser um fator relacionado com o equipamento, como urina ou fezes de algum animal.

Limpeza e manutenção periódica

Se o seu aparelho tem mais de dois anos, e não tem a frequência de limpeza ideal — aquela indicada no manual de instruções —, a saída é contratar um serviço de limpeza que higienize completamente seu ar-condicionado.

Faça a limpeza e manutenção periódica do seu ar-condicionado com a Leveros

Na Leveros, seu problema de ar-condicionado com cheiro ruim acabou! Com o serviço de limpeza e manutenção periódica, você tem manutenção corretiva, limpeza mecanizada e uso de pastilha bactericida para o seu equipamento voltar a cheirar como novo.

Clique aqui e confira nossas condições de pagamento e leve o melhor para sua família agora mesmo. Realizamos o agendamento do serviço em até três dias úteis, com o conforto e a segurança que você merece.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários